quarta-feira, 31 de março de 2010

Selinho

 Olá Pessoal,


Estou muito feliz, pois ganhei este selinho do blog da Tia Áurea. O endereço é este: 

http://tiaurea.blogspot.com/ 

Meu blog de exelencia: Este é um blog que retrada um pouco do imenso mundo da educação, visa auxiliar estudantes e professores com ideias, textos e artigos. Sua essencia consiste em enfocar um pouco de todos os aspectos envolvidos no ato de ensinar e aprender. É um blog simples, porém objetivo em suas mensagens.

Ofereço as minhas dos blogs:

http://adrianacantinhoespecial.blogspot.com/

http://jacirinha.blogspot.com/

http://vandaberger.blogspot.com/

http://educacaoinfantil1.blogspot.com/

http://officinadasideias.blogspot.com/

http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/

http://matecarneiro.blogspot.com/








terça-feira, 16 de março de 2010

COMPETENCIAS DE LINGUAGEM ORAL PARA O 4° E 5° ANO


- Ouvir com atenção;
- Contar fatos do cotidiano considerando a temporalidade e causalidade;
- Respeitar as diferentes formas de falar de outras pessoas;
- Declamar poemas;
-Falar trava-línguas e parlendas;
- Cantar em conjunto, as canções propostas;
- Respeitar as idéias ou opiniões de outras pessoas;
- Manifestar suas idéias, sentimentos, experiências ou opiniões;
- Resumir oralmente histórias ouvidas ou lidas;
- Inferir significação do tom de voz em situação de comunicação mediada pela escuta de rádio;
- Inferir o significado de expressão facial e gestos numa situação comunicativa;
- Formular e responder perguntas em intercâmbios orais;
- Inferir em intercâmbios orais, sem desviar do assunto tratado;
- Descrever um cenário conforme consta em gravuras, textos lidos ou ouvidos;
- Reconta historias lidas com entonação de voz adequada à situação;
- Comunicar-se com os outros se preocupando em fazer-se entender;
- Debater as idéias ou opiniões de um texto;
- Cooperar com os intercâmbios comunicativos;
- Compartilhar preferências sobre leituras realizadas;
- Entrevistar pessoas;
- Responder perguntas em situação de entrevistado;
- Comparar duas entrevistas realizadas;
- Negociar acordos em situações comunicativas;
- Defender suas idéias com argumentação;
- Modificar suas idéias quando for o caso;
- Criticar conteúdos tratados em textos lidos.  

sábado, 13 de março de 2010

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO PARA O 4º E 5° ANO


- Completar palavras com silabas faltantes simples, na inicial, intermediaria ou final;
- Completar palavras com silabas compostas por encontro consonantal;
 - Completar palavras cuja lacuna corresponda á silaba composta por dígrafos;
- Escrever corretamente palavras de uso freqüente, que contenham irregularidades ortográficas ( a/z/ç; g/j; x/ch; h inicial);
- Grafar listas de palavras iniciadas pelo mesmo radical e pelo mesmo prefixo;
- Organizar listas de palavras com a mesma terminação;
- Inferir regras sobre as regularidades ortográficas na escrita de palavras;
- Inferir regras de acentuação gráfica;
- Completar cruzadinhas de palavras a partir de informações dadas;
- localizar palavras no dicionário a partir da ordem alfabética;
- Escrever controlando a segmentação de palavras em frases;
- Escrever textos considerando a divisão em frases;
- Empregar letra maiúscula em nome próprios, no inicio de frases e em títulos;
- Segmentar o texto utilizando parágrafos;
- Segmentar o texto utilizando pontuação no final de frases (ponto final, exclamação e interrogação);
- Utilizar o travessão e dois pontos para marcar os turnos de dialogo na produção de texto;
- Escrever texto, considerando o leitor;
- Escrever texto preocupando-se com a legibilidade;
- Escrever textos considerando a sua finalidade;
- Escrever textos narrativos com encadeamento de fatos na seqüência cronológica;
- Produzir textos estabelecendo relação de causa- conseqüência;
- Substituir nomes por pronomes na escrita de frases de sua produção textual;
- Escrever textos com emprego de pontuação em substituição ao emprego excessivo de e, ai, dal, então;
- Empregar a vírgula nas listas e enumeração dos textos;
- Caracterizar personagens na escrita de textos, nos aspectos físicos e psicológicos;
- Empregar adjetivos na produção de texto, adequando ao contexto;
- Empregar advérbios na produção de textos, adequando ao contexto;
- Concordar artigo e pronomes com os nomes a que se referem, em suas produções textuais;
- Produzir textos narrativos mantendo o tempo verbal;
- Empregar corretamente na escrita de textos, a concordância verbal e nominal;
- Resolver dúvida de ortografia através de consulta ao dicionário;
- Compor texto a partir de um trecho dado;
- Compor texto a partir e um pergunta;
- Resumir textos ouvidos ou lidos, preservando as ideias principais do autor;
- Expressar por escrito e de forma original, suas opiniões e sentimentos em relação a um tema;
- Relatar fatos ou expressar opiniões de forma concisa ( com o menor numero de frases ou palavras);
- Escrever textos empregando conectivos que assinalem causalidade;
- Argumentar por escrito, a favor ou contra uma idéia ou fato;
- Revisar o próprio texto.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pratica de Leitura para o 4° e 5° ano.


 COMPETÊNCIAS  DE PRATICA DE LEITURA
- Selecionar textos ou livros para ler em função de seus objetivos pessoais
- Consultar no material disponibilizado, a informação desejada_ Localizar afirmação explicita em texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de quadrinhos, de propaganda.
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir de um contexto _ Inferir uma afirmação implícita em um texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de quadrinhos, de propaganda.
- Antecipar o conteúdo da leitura de um texto, a partir da tipologia apresentada
- Confirmar ou retificar suposições de sentido, feitas nas antecipações
- Estabelecer relação de continuidade em histórias em quadrinhos
- Identificar uma relação direta de causa-efeito em um texto
- Identificar começo, meio e fim de uma história lida
- Identificar personagens de texto narrativo
- Descrever personagens quanto ás suas características físicas e psicológicas, de acordo com o texto
- Distinguir fala do narrador e fala do personagem em textos narrativos
- Reconhecer em um texto, a relação de causa-consequência em ações de personagens
- Identificar o tema de texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de quadrinhos, de propaganda.
- Identificar a idéia central em um texto
- Resolver duvida de leitura consultando o dicionário
- Resolver duvida de leitura continuando a ler em busca de esclarecimentos
- Empregar na leitura, informações contidas no glossário ou em notas de rodapé
- Distinguir na comparação de textos do mesmo gênero, as características apresentadas em cada um deles
- Distinguir na comparação de textos de diferentes gêneros, as características gráficas  apresentadas em cada um deles
- Distinguir na comparação de texto de diferentes gêneros, a organização de idéias apresentadas em cada um deles
- Reconhecer no texto, o sentido decorrente do emprego intencional e repetido de termos, palavras ou expressões
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do emprego de linguagem coloquial em texto narrativo
- Atender informações explícitas em texto instrucional
- Escolher dentre as alternativas, frases resumo de um texto
- Ler em voz alta com fluência
- Ler para a classe de forma clara
- Ler para a classe atendendo à pontuação
- Ler em voz alta com entonação adequada