terça-feira, 24 de setembro de 2013

TEXTO PARA DRAMATIZAÇÃO DE DONA BARATINHA























TRILHA DOS BICHOS "DONA BARATINHA"



ATIVIDADES DONA BARATINHA























ATIVIDADE DIAGNOSTICA PARA O 3º ANO









ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA 2

1. Faça a correspondência entre cada frase e o seu tipo.


Frases


Tipos de frase       
  A  
Que livro é esse que tens aí?    
            

Imperativo  
  B
É uma peça de teatro.


Exclamativo
  C
Estou curioso!


Interrogativo
  D
Mostra-me o livro.

  B  
Declarativo

2. Leia a seguinte lista de palavras.
Coloca as palavras por ordem alfabética, numerando-as.

teatro

 cena

 palco

 atores

 público

 fila

 bilhete

 lugar

 sala


3. Leia os vários significados da palavra cena, tal como aparecem num dicionário.
Repara como cada significado tem um número diferente.

cenas. f. 1 palco; 2 divisão de um ato de peça teatral;
3 acontecimento; 4 escândalo; discussão.

Nas frases abaixo, a palavra cena tem significados diferentes.

a) Escolhe o mais adequado e escreve o seu número no tex:%5Cbigcirc&fontSize=9.

tex:%5Cbigcirc&fontSize=9Nesta prova, apresenta-se a primeira cena de uma peça de teatro.

tex:%5Cbigcirc&fontSize=9 - Os atores ficam nervosos antes de entrarem em cena.

tex:%5Cbigcirc&fontSize=9 - Quando as pessoas não se entendem, fazem logo uma grande cena.

b) Segue o exemplo e completa o quadro. Escreve o verbo que pertence à família de palavras de cada um dos nomes.

NOME      
VERBO        
sonho
sonhar
peso

susto

inveja

fala


4. Leia as palavras do quadro seguinte. Vais formar os seus antônimos.
Começa por assinalar com o prefixo que tens de acrescentar a cada palavra, para escreveres o seu antônimo. Segue o exemplo.



PREFIXOS


  palavras  

  in 
des

  antônimos 
visível
  tex:%5Crightarrow&fontSize=12  
X

   tex:%5Crightarrow&fontSize=12   
invisível
fazer
  tex:%5Crightarrow&fontSize=12


   tex:%5Crightarrow&fontSize=12 

calçar
  tex:%5Crightarrow&fontSize=12 


   tex:%5Crightarrow&fontSize=12 

feliz
  tex:%5Crightarrow&fontSize=12 


   tex:%5Crightarrow&fontSize=12 

ligar
  tex:%5Crightarrow&fontSize=12 


   tex:%5Crightarrow&fontSize=12 


5. Leia a frase.
Naquela noite, a Ana e o anão conversaram perto da janela.
Escreve o pronome pessoal que substitui as palavras sublinhadas na frase.
Naquela noite, __________________ conversaram perto da janela.

6. Preenche os espaços em branco com as formas do Pretérito Perfeito dos verbos indicados entre parênteses.

Fazer teatro é bem divertido!

Na nossa escola, fizemos um cantinho dedicado ao teatro.
Cada um de nós (trazer) ______________ alguma coisa. O João
(pedir) ______________ ao avô um chapéu antigo. A Maria
(conseguir) ____________ um vestido de noiva. A Sara e a Marta
(arranjar) ____________ várias malas e casacos das amigas da mãe.
A professora (oferecer) ____________ brincos, colares e pinturas.
Na biblioteca, escolhemos as peças que vamos representar. São
sempre um sucesso!

7. Preenche os espaços em branco com a forma verbal correcta.

pode-se 

Gostava que o anão Martim ____________ ir connosco ao
teatro.


pudesse 

   
esconde-se 

Ele ____________ sempre que ouve vozes de pessoas.


escondesse 


8. Leia a frase que se segue.
Reescreve essa frase, substituindo três vezes o «e» pelo sinal de pontuação adequado.

A Ana leva os livros e os cadernos e o estojo e a régua e o lanche na mochila.

9. Lê os vários significados da palavra prova, tal como aparecem num dicionário.

prova n. f. 1 ato de provar a verdade; 2 o que comprova, comprovativo;
3 teste de avaliação; 4 competição desportiva; 5 ato de provar um alimento.

Nas frases abaixo, a palavra prova tem vários significados. Escolhe o mais adequado a cada frase e escreve o seu número no tex:%5Cbigcirc&fontSize=9.

tex:%5Cbigcirc&fontSize=9
Quando se acusa alguém, deve apresentar-se uma prova.
tex:%5Cbigcirc&fontSize=9-
Fomos a uma prova de queijos durante a visita de estudo.
tex:%5Cbigcirc&fontSize=9-
prova de aferição correu-me bem.
tex:%5Cbigcirc&fontSize=9-
O João ganhou a prova de atletismo.

Tens aqui uma receita com as instruções que deves seguir para escreveres um bom texto.

10. Leia a receita primeiro. Depois preenche os espaços em branco com as formas adequadas dos verbos indicados entre parênteses.

Receita
Para escrever um bom texto

  Recorda os textos que conheces. Escolhe algumas ideias divertidas, mistura-as com muita imaginação e deixa-as de molho durante uns minutos...
(Pensar) __________ naquilo que vais escrever.
(Organizar) __________ um plano para explicares tudo muito bem e evitares repetições.
(Escrever) __________ o texto na tua folha e (usar) __________ as palavras de que mais gostares.
À medida que o texto vai crescendo, (dividir) __________ as ideias em parágrafos.
Por fim, (dar) __________ um título ao teu texto e (ler) __________ tudo com muita atenção para veres se

o texto ficou mesmo delicioso!