domingo, 3 de novembro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: VIVIANA A RAINHA DO PIJAMA

Português
- Contar a história por antecipação , com entonação e indagando as informações que poderão estar na continuação da história;
-Explorar a capa indagando a história pelo título , identificar autor , editora, título e ilustrador;
-Assunto do texto;
-Interpretação do texto;
-Ordem alfabética ( usando os nomes dos bichos);
-Gênero do substantivo ( nomes dos bichos e seus pares );
-Ortografia- som nasal representado pelas letras M, N e o ~ ( explorando os nomes dos bichos);
-Uso das letras G/J e U/L  para representar o mesmo som Identificando essas características nos nomes dos bichos.A seguir fazer a síntese com outras palavras e atividades variadas;
-Explorar os convites do texto , dando destaque os endereços( envelope ) e identificar as partes que compõem um convite;
-Produzir outros convites para outros animais que também poderiam ter ido a festa do pijama;
-Rimas, nº de sílabas, sons iniciais e mediais através de pequenos trechos do texto.

Matemática

-Pesquisa com a turma sobre as festas regionais de sua cidade e que conhecem. Anotar o nome das festas e das preferências de cada aluno ;
-Montar gráficos e tabelas com atividades de interpretação explorando a adição, subtração e multiplicação;
- Situações-problemas com dados da pesquisa;
-Calendário -datas festivas, feriados, dias  de aula, nº de dias no mês
-Números ordinais ( ordem dos animais que aparecem na historia ).

Ciências

-Habitat dos animais;
-classificação dos animais;
Ficha técnica dos animais ;
-Pesquisa para preencher a ficha técnica no laboratório de informatica ou biblioteca;
-Montar paineis com o resultado da pesquisa ;
-Montar a cadeia alimentar dos bichos da ficha.

História/ geografia


-Identificar no mapa mundi a localização dos lugares onde vive cada animal da história.


ATIVIDADES


EIXOS: ORALIDADE/LEITURA/ESCRITA/ ANÁLISE LINGUÍSTICA. 

Iniciar o trabalho com o gênero textual CONVITE.

Pedir que os alunos tragam de casa, convites variados, para montarmos um painel na sala. 

CONVITES DE ANIVERSÁRIOS   
CONVITES DE CASAMENTO         
CONVITES DE OUTRAS FESTAS            

A partir dai  trabalhar o CONVITE e as suas partes:                               

Vocativo        
Convidado 
Motivo do convite      
Quem convidou.       

Distribuir alguns convites faltando alguns elementos textuais para serem completados com os elementos que faltam.           

PRODUÇÃO DE TEXTO:   
Confeccionar um convite convidando um amigo para irem ao cinema do Shopping assistir MEU MALVADO FAVORITO 2 no sábado as 14:00 horas. 
           

PRODUÇÃO INDIVIDUAL – CONFECÇÃO DE UM CONVITE PARA UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO.    

Após esse inicio, partimos para a história da VIVIANA A RAINHA DO PIJAMA, pois já havíamos elencado todos os passos das características textuais – Textos epistolares – Convites.        

EIXO ORALIDADE:  
ANTECIPAÇÃO DA LEITURA: Na roda da conversa perguntar aos alunos: 
Quem gosta de ouvir histórias?        
E de ler histórias?      
Qual o último livro lido?        
Em seguida lançar uma adivinha:    

O QUE É O QUE É?            
UMA PEÇA DE ROUPA, COM 6 LETRAS, SENDO 3 CONSOANTES E TRÊS VOGAIS QUE SE LIDA   DE TRÁS PARA FRENTE É AMAJIP E SE USA À NOITE? 

R: PIJAMA    

Em seguida mostrar a personagem da história e perguntar quem conhece essa história e quem é essa personagem            

A partir dai instigar as crianças para que: Comentem o nome da personagem. 
O que eles acham que esta história conta? 
Porque a menina esta vestindo um pijama?           
Ainda escondendo o nome da história mostrar a capa do livro onde esta escrito: 

“ELA TEM O PIJAMA MAIS FANTÁSTICO QUE JÁ SE VIU...” 


Perguntar: 
É ESSE O TÍTULO DA HISTÓRIA?            
QUEM É O AUTOR?            
SE VOCÊ FOSSE O AUTOR DESTE LIVRO, QUE TÍTULO DARIA A ELE?   
Depois desses questionamentos mostrar a capa e a contracapa chamando atenção ao titulo do livro, o nome do autor   

Conversar sobre as informações que aparecem na capa e na contracapa. 
Listar essas informações no Flip-Chart.            
Chamar a atenção para as imagens dos animais? 
O que será que elas querem dizer?
 E este envelope?
 O que será que ele quer dizer? 
Será que faz parte do livro? 

Chamar a atenção também para o nome do autor do Livro 
– Será que ele é brasileiro? Alguém já ouviu falar dele? 
– Ler para eles resumidamente a biografia do autor e dizer que ele também tem outras obras escritas para criança. 

Falar também sobre o tradutor, já que a obra original foi escrita em inglês. 
Depois de tanto suspense, ler a historia para as crianças, dando ênfase as cartas que Viviana escreveu e as respostas que ela recebeu.     

Após a leitura fazer a Interpretação:            
O que a Viviana decidiu fazer?        
Para ir a festa que a Viviana queria dar que roupa o convidado precisará estar usando? 
Você já foi a alguma festa do Pijama. 
O que acha disso? Justifique. 
Quem ela convidou para a festa?
 E você quem convidaria? 
Os convidados de Viviana moravam perto da casa dela? 
Como ela fez para convidá-los? 
Para que os convites chegassem aos destinatários o que Viviana precisou fazer? 
Viviana mora em um país chamado Inglaterra, que fica muito longe, na Europa. 
Que meios de transporte usaríamos para chegar lá?   

Em seguida trabalhar a localização dos animais no Mapa mundi, de acordo com a localização  dos endereços escritos nas cartas enviadas pela Viviana. 


MURAL DA SALA COM O TRABALHO DO 3º ANO         

Em seguida montar uma ficha técnica de alguns animais da história, contendo: 

NOME: 
ORIGEM: 
PESO: 
COMPRIMENTO: 
ALIMENTAÇÃO: 
FILHOTES: 
LONGEVIDADE: 

Deixar sem montar a ficha técnica de dois animais: Macaco (espécie Chimpanzé) e Urso Pardo para que os alunos fizessem uma pesquisa usando o laboratório de informática.        

A partir da história, no eixo da Escrita e Análise Linguística sistematizar: 
Uso do dicionário para procurar o significado de:   
Irado 
Chocante
Bárbara

Escrita de frases com uma das palavras procuradas 

Escrever palavras que terminem como:     
JACARÉ - LEÃO - BRASIL - RAINHA       

Escreva o nome de alguns substantivos Próprios e Comuns que fazem parte da história 

SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS  SUBSTANTIVOS COMUNS 

Escreva o endereço de Viviana. E o seu endereço? 
Você mora na mesma cidade de Viviana? No mesmo País? 

Viviana mora em um país chamado INGLATERRA. Você sabe onde fica? 
Que tal fazermos uma pesquisa sobre esse país e escrevermos um TEXTO COLETIVO. 





















Referências:

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...