TERESA
VALDEVINO FERREIRA
ÁREAS
Língua
Portuguesa
Matemática
Geografia
Artes
ANO
2°
UNIDADE
2ª
TEMPO
10
aulas (50 minutos cada)
MINHA CASA, MEU CANTINHO!
OBJETIVOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Conhecer,
utilizar e valorizar os modos de produção e circulação da escrita na sociedade
Identificar a finalidade e funções da leitura,
em função reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto;
Respeitar a diversidade das formas de expressão
oral manifesta por colegas, professores e funcionários da escola, bem como por
pessoas da comunidade extra-escola;
Realizar com pertinência tarefas cujo
desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão;
Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
Dominar convenções gráficas;
Compreender e valorizar o uso da escrita com
diferentes funções, em diferentes gêneros;
Escrever segundo o princípio alfabético e as
regras ortográficas.
CONTEÚDOS
DE LÍNGUA PORTUGUESA
LITERATURA
Compreensão de ações, valores, procedimentos e
instrumentos que constituem o mundo letrado.
|
Integração e participação ativa na cultura
escrita pela ampliação de convivência e do conhecimento da língua escrita.
|
LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO
Identificação:
do gênero; finalidade; do suporte;
ORALIDADE
Planejamento da fala considerando o objetivo de
quem fala, expectativa e disposições de quem ouve, ambiente em que a fala
acontecerá;
Ouvir com
atenção e compreensão
PRODUÇÃO DE TEXTO
Reconhecimento sobre a finalidade/função de textos de diferentes
gêneros;
Domínio das regularidades e irregularidades
ortográficas.
ANÁLISE E SISTEMATIZAÇÃO
LINGUÍSTICA (GRAMÁTICA)
Emprego da letra maiúscula nos nomes próprios e inicio
de frase;
Utilização de regras ortográficas básicas de
escrita e de regras de pontuação (interrogação, exclamação, ponto final);
Organização
do próprio texto de acordo com as convenções de escrita (parágrafo, margem,
título, noções básicas de pontuação).
OBJETIVOS DE MATEMÁTICA
Resolver
situações-problema que envolva diferentes significados das operações de adição,
subtração, multiplicação e divisão com números naturais, por meio de
estratégias não convencionais ou convencionais de cálculo;
Descrever
a localização e a movimentação de pessoas e objetos no espaço;
Ler
e interpretar tabelas e gráficos
CONTEÚDOS
DE MATEMÁTICA
NÚMEROS E OPERAÇÕES
Utilização
das regras do Sistema de Numeração Decimal para interpretar, comparar e ordenar
quantidades por meio de seus registros nesse sistema;
ESPAÇO
E FORMA
Interpretação
e representação da posição de um objeto a partir da análise de malhas, planas
ou mapas;
TRATAMENTO
DA INFORMAÇÃO
Coleta
e organização de dados em tabelas e gráficos.
OBJETIVOS
DE GEOGRAFIA
Reconhecer
diferentes tipos de moradia humana;
Valorizar
a importância da moradia;
CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA
Meio
ambiente e sustentabilidade;
Organização
do Espaço Geográfico;
Representação
simbólica.
OBJETIVOS
DE ARTES
Proporcionar
ao educando a compreensão da arte como um fato histórico contextualizado nas
diversas culturas, buscando e organizando informações sobre a mesma.
CONTEÚDOS
DE ARTES
O ser humano como produtor de arte;
Esculturas bidimensionais e tridimensionais
RECURSOS DIDÁTICOS
ü O
livro: Os três porquinhos e a Casinha do Tatu
ü Filme:
Os três porquinhos
ü Fotos, gravuras;
ü Televisão;
ü Lápis, pincéis, giz, etc.;
ü Cartolinas, papel 40, etc.;
ü Jornais, revistas;
ü Pesquisa de campo;
ü Exercícios
variados;
ü Tintas
guache, canudos;
ü Palitos
de picolé, fósforos, etc.
ü Caixas
de vários tamanhos
ü Aulas passeios, etc.
ESTRUTURA DO PROJETO
1ª Etapa
Levante
os conhecimentos prévios dos alunos sobre moradias, com indagações:
ü Qual a função da casa onde moramos?
ü De que ela é feita?
ü Existem outros tipos de casa? Quais?
ü Todos os seres humanos têm casa? Etc.
Exiba do filme Os três porquinhos, seguido de
conversa sobre as casas que apareceram no filme e seus materiais de construção.
Proponha
a produção de desenho sobre a história do filme com elaboração de frase sobre a
importância da moradia, e em seguida, exponha no mural da sala de aula.
Realize uma leitura deleite do livro a casinha do
Tatu
2ª
Etapa
Exiba fotos de casas de vários formatos
e materiais de construção distintos no centro da sala, para que as crianças observem
e digam sobre o que elas pensam quando veem essas gravuras, alimente a
discussão para que os alunos exponham o máximo de informações possíveis.
ü O
que aparece nas fotos?
ü De
que são feitas?
ü Porque
tantas diferenças entre elas?
ü Vocês
já viram casas assim?
Escreva em cartaz as informações
que as crianças ditarem e exponha juntamente com as gravuras em sala.
Entregue uma lista com
materiais de construção com erros ortográficos e peça que transcrevam com ortografia
correta cada item da lista.
3ª
Etapa
Leia os textos informativos:
As habitações em outras épocas e Tipos de moradia.
Realize
uma pesquisa de observação do entorno da escola para que os alunos visualizem
os tipos de moradias existentes, e preencham o quadro da atividade abaixo:
As casas que cercam
minha escola
Moradia
|
|
Casa
|
Prédio
|
Material
de construção
|
Barro
|
Madeira
|
Gelo
|
Tijolo
|
Tamanho
|
Pequena
|
Grande
|
Telhado
|
Brasilite
|
Laje
|
Telha de barro
|
Portas
|
Madeira
|
Alumínio
|
Janelas
|
Madeira
|
Alumínio
|
Cores
|
Azul
|
Vermelho
|
Amarelo
|
Branco
|
Verde
|
Marrom
|
Rosa
|
Divida
a turma em grupos e peça que construam um gráfico para cada item pesquisado
sobre a moradia. Ex.: As cores que mais aparecem na pintura das casas, etc.
4ª
Etapa
Peça aos alunos que
descrevam oralmente como é sua casa, de que é feita e as dependências que
existe nela;
Proponha a leitura
individual e depois compartilhada do texto informativo para ressaltar as
informações ditas pelos alunos.
Realize as atividades
impressas abaixo a fim de que os alunos relacionem cada móvel ao seu cômodo da
casa
Entregue o questionário
abaixo para ser respondido individualmente pelos alunos:
a)
Onde fica sua casa? Escreva seu endereço.
b)
Há quanto tempo você mora nesse lugar?
c)
Quantas pessoas moram na casa com você?
d)
O que você mais gosta na sua casa?
d)
Você gosta da sua moradia? Por quê?
e)
Se você pudesse mudar algo em sua casa, o que modificaria?
Peça que os alunos desenhem
o itinerário de sua casa até a escola, destacando as casas que chamam sua
atenção durante o percurso.
5ª
Etapa
Peça os alunos que realizem
uma pesquisa em livros e revistas recortando os tipos de casas e confeccionem
cartazes com descrições escritas de suas construções;
Forme com os alunos uma roda
de conversa sobre a função, diferenças e semelhanças arquitetônicas das casas
em cartaz, iniciando uma discussão sobre os fatores econômicos e sociais como
determinantes da moradia: - variações de construção - infraestrutura - saneamento básico - iluminação - pavimentação - área de lazer.
Sugira a criação de fichas
com tipos de casas e suas características e com representação pictórica para
ser usadas como jogo da memória.
6ª Etapa
Peça aos alunos que leiam e
relacionem cada item da atividade abaixo:
Sugira uma produção de um
texto aos alunos: o que aprenderam sobre moradia.
Escolha um texto reproduza
no quadro sem segmentação e proponha a turma que reescreva o texto efetuando a
segmentação correta das palavras.
7ª
Etapa
Proponha
uma roda de adivinhas para os alunos com os tipos de casa e suas dependências. (Prepare
adivinhas com os tipos de casa e suas dependências. Ex.: De madeira sou feita,
na água fui construída, como me chamo?).
Realize uma oficina com
confecção de casas e do mobiliário com caixas de diversos formatos, por meio do
trabalho com papietagem, as atividades devem ser realizadas em momentos
diferentes (início e final da aula);
Obs.: (papietagem consiste em colar papel sobre
papel, formando camadas sobrepostas aplicadas sobre uma superfície dura).
Exemplos de mobiliário:
Exposição das casas e
mobiliários confeccionados.
AVALIAÇÃO
A avaliação do ensino e aprendizagem será contínua, levando
em consideração a evolução, participação, atenção e
envolvimento com as atividades e o
desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos durante o período do
projeto.
REFERÊNCIAS
PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL Minha casa. Disponível em: http://karlawanessa.blogspot.com.br/2012/02/plano-de-aula-educacao-infantil-minha.html Acesso em 29. Jul.2013.
PROJETO MORADIA A HISTÓRIA DAS MORADIAS. Disponível
em: http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/05/projeto-moradia-historia-das
moradias.html Acesso em 29. Jul.2013.