sexta-feira, 26 de agosto de 2011

PSICOTRICIDADE III


ATIVIDADES COM BAMBOLÊ

Correr executando saltos curtos e longo dentro dos arcos espalhados pelo chão
Com os arcos colocados um ao lado do outro, formando um caminho, executar saltos curtos, de arco em arco, com os pés unidos
Utilizando a formação anterior, saltar os arcos, um sim, outro não
Com os arcos colocados livremente de acordo com a criatividade de cada um
Utilizar arcos como: direção de carro, casa de coelhinho, caminho para a floresta  (no chão, um ao lado do outro),  túnel  (em pé, um ao lado outro)
Rolar o arco
Rodopiar o arco
Rolar o arco um para o outro

PSICOMOTRICIDADE II

EXERCÍCIO DE COORDENAÇÃO DINAMICA GLOBAL

Rolar sobre esteira  ou grama, com os pés juntos e os braços ao longo do corpo para os lados
Virar cambalhota, com auxilio do professor, sobre esteira, colchão ou grama
Sentar-se na cadeira em postura adequada para ler e escrever: coluna ereta, cabeça erguida, braços sobre a carteira
Sentar-se confortavelmente sobre cadeiras, bancos, cadeiras giratórias, troncos de árvores
Engatinhar para frente e para trás, passando sobre obstáculos por baixo de mesas e cadeiras, sobre caminhos marcados no chão sobre
Engatinhar bem rápido

EXECÍCIOS DE ATIVIDADES NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

- FONOARTICULATÓRIOS
Fazer caretas que expressem tristeza, alegria, raiva, surpresa, susto, etc.
Jogar beijos
Fazer bochechos, com e sem água
Assoprar apitos e línguas de sogra
Assoprar barquinhos de papel em bacia com água
Assoprar chama de vela (próxima e depois cada vez mais distante)
Assoprar figuras de papel suspenso por fios, como móbile
Assoprar balão de ar (bexiga), bola de pingue-pongue e outros objetos leves sobre superfícies planas
Espalhar tinta numa folha de papel, usando um canudinho para assoprar o ar sobre a tinta
Espalhar pedacinhos de papel, assoprando neles com  um canudinho
Fazer bolhas de sabão
Mastigar com a boca fechada
Passar a língua no céu da boca
Pronunciar vogais prolongadas: aaaaa, eeeee.......
Pronunciar sílabas e palavras
Reproduzir sons diversos, como tossir, espirrar e bocejar
Imitar os sons produzidos pelos bichos

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...