O que é um Descritor?
O
descritor é o detalhamento de uma habilidade cognitiva (em termos de grau de
complexidade), que está sempre associada a um conteúdo que o estudante deve
dominar na etapa de ensino em análise. Esses descritores são expressos da forma
mais detalhada possível, permitindo-se a mensuração por meio de aspectos que
podem ser observados. Cada tópico (Língua Portuguesa) ou tema (Matemática)
reúne um grupo de descritores que visa à avaliação de diferentes competências
do estudante. Passemos à análise dos descritores.
Diferenças fundamentais: Matriz
Curricular e Matriz de Referência de Avaliação
Matriz Curricular:
Direciona o currículo de uma instituição de ensino, leva em conta as concepções
de ensino e aprendizagem da área e apresenta: objetivos, conteúdos,
metodologias e processos de avaliação.
Matriz de Referência:
Também leva em conta as concepções de ensino e aprendizagem da área, mas é
composta apenas por um conjunto delimitado de habilidades e competências
definidas em unidades denominadas descritores, agrupadas em tópicos (Língua
Portuguesa) e Temas (Matemática) que compõem a matriz de uma dada disciplina em
avaliações dos tipos Prova Brasil e SAEB.
Embora
a Matriz Curricular e a Matriz de Referência não tenham a mesma finalidade, é
impossível pensar na Matriz de Referência para uma determinada avaliação sem
levar em conta a Matriz Curricular que lhe dá suporte.
Matriz
de referência de Matemática
Temas e seus Descritores
As
matrizes de matemática estão estruturadas por anos e séries avaliadas. Para
cada um deles são definidos os descritores que indicam uma determinada
habilidade que deve ter sido desenvolvida nessa fase de ensino. Esses descritores são agrupados por temas que
relacionam um conjunto de objetivos educacionais.
Tópicos e seus Descritores
A
Matriz de Referência de Língua Portuguesa apresenta a relação entre os temas,
os descritores e as habilidades estabelecidos para a avaliação dos alunos da 4ª
série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental(EF) e da 3ª série do Ensino
Médio(EM).
No
total, a Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Saeb é
composta por seis tópicos: Procedimentos de Leitura; Implicações do Suporte, do
Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto; Relação entre Textos, Coerência
e Coesão no Processamento do Texto; Relações entre Recursos Expressivos e
Efeitos de Sentido e variação Lingüística.
Estruturalmente,
a Matriz de Língua Portuguesa se divide em duas dimensões:
1ª:
Objeto do Conhecimento: Nele são listados os seis tópicos;
2ª:
Competência: Apresenta descritores que indicam habilidades a serem avaliadas em
cada tópico.
Para
a 4ª série / 5º ano do EF são contemplados 15 descritores;
Para
a 8ª série / 9º ano do EF e a 3ª série do EM são acrescentados mais 6, totalizando
21 descritores.
Os
descritores aparecem, dentro de cada tópico, em ordem crescente de
aprofundamento e/ou ampliação de conteúdos ou das habilidades exigidas. São 28
descritores subdivididos em 04 temas.
Tema I - Espaço e Forma
D1 -
Identificar a localização /movimentação de objeto em mapas, croquis e outras
representações gráficas.
D2 -
Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos,
relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
D3 -
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo
número de lados, pelos tipos de ângulos.
D4 -
Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados
(paralelos, concorrentes, perpendiculares).
D5 -
Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da
área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas
quadriculadas.
Tema II - Grandezas e Medidas
D6 -
Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou
não.
D7 -
Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas
como km/m/cm/mm/kg/g/mg/l/ml.
D8 -
Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
D9 -
Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da
duração de um evento ou acontecimento.
D10
- Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro, em função de seus valores.
D11
- Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas,
desenhadas em malhas quadriculadas.
D12
- Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras
planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Tema III - Números e Operações / Álgebra
e Funções
D13
- Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais
como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
D14
- Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
D15
- Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
D16
- Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma
polinomial.
D17
- Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
D18
- Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
D19
- Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da
adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou
negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).
D20
- Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da
multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de
proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
D21
- Identificar diferentes representações de um mesmo número racional. D22 -
Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal
na reta numérica.
D23
- Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema
monetário brasileiro.
D24
- Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes
significados.
D25
- Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo
diferentes significados da adição ou subtração.
D26
- Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
Tema IV - Tratamento da Informação
D27
- Ler informações e dados apresentados em tabelas.
D28
- Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos
de colunas).
Fonte:
Adaptado do Material Língua Portuguesa e Matemática - SAEB / Prova Brasil -
INEP
Língua
Portuguesa
São
15 descritores subdivididos em 06 tópicos.
Tópico I – Procedimento de leitura
D1 -
Localizar informações explícitas do texto
D3 –
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 –
Inferir uma informação implícita em um texto
D6 -
Identificar o tema de um texto
D11
- Distinguir um fato da opinião relativa deste fato
Tópico II – Implicações do suporte, do
gênero, e/ ou do Enunciador na compreensão de texto
D5 -
Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos,
foto, etc.)
D9 -
Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
Tópico III – Relação entre texto
D15
- Reconhecer diferentes formas de tratar a informação na comparação de textos
que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e
daquelas em que será recebido.
Tópico IV – Coerência e Coesão no
Processamento do Texto
D2 -
Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou
substituições que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 -
Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a
narrativa
D8 -
Estabelecer relação de causa/ conseqüência entre partes e elementos do texto
D12
- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por
conjunções, advérbios, etc.
Tópico V – Relação entre recursos
expressivos e efeitos de sentido
D14
– identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras
notações
Tópico VI – Variação Lingüística
D10
- Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor
de um texto
Para
um processo de alfabetização bem sucedido, o professor deve olhar para os cinco
eixos com especial atenção, pois os mesmo trarão ao longo do estudo clareza
sobre como as crianças aprendem e percebem o processo de leitura e escrita ao
longo do Ciclo da Alfabetização.É bom lembrar que um bom professor é aquele que
está em constante atualização da sua prática de ensino. Não estou apresentando
aqui nenhuma receita pronta de como alfabetizar, mas garanto que se os cinco
eixos forem bem compreendidos o sucesso na alfabetização é visivelmente
alcançado.
Agora
que você conheceu os Cinco Eixos Norteadores para a Alfabetização e o
Letramento, conheça também as capacidades que devem ser desenvolvidas a partir
de cada um desses eixos nos quadros a seguir: Acompanhe a legenda das letras
inseridas nas quadriculas:
I = Introduzir. Levar os alunos a se
familiarizarem com conteúdos e conhecimentos.
T = Trabalhar. Trabalhar
sistematicamente, para favorecer o desenvolvimento pelos alunos.
C = Consolidar. Procurar consolidar no
processo de aprendizagem dos alunos, sedimentando os avanços em seus
conhecimentos e capacidades.
R = Retomar. Retomar eventualmente,
quando se trata de conceitos ou capacidades já dominados ou consolidados em
período anterior.
Quando
as três letras aparecem ao mesmo tempo, isso significa que a capacidade em
questão necessita ser dominada mais cedo e que em um mesmo ano deverá ser Introduzida,
Trabalhada e Consolidada.Analise e reflita em cada quadro e veja como ele
facilitará o seu trabalho como alfabetizador. Perceba, no entanto, que elas
devem ser trabalhadas de forma simultânea, pois uma capacidade exerce
influência sobre a outra. A organização dos eixos e capacidades em quadro foi
apenas para que o facilite a visualização de forma organizada e clara.
Observe o quadro:
4 comentários:
Estava precisando dessas informações!!! Temos que fazer uma reflexão sobre a nossa prática. Se poder de um olhada no meu blog: O Saber Geográfico.Valeu!!!!
É muito bom obter esses conhecimentos sobre as normas que preceituam o ensino. Estou precisando para o 6º ano do Ensino Fundamental!!
Estava procurando estas palavras para compreender melhor o sentido da aprendizagem na vida dos Educadores e Educandos.
Valeu!
Ótimas informações!
Postar um comentário