DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Escola Municipal 15 de Novembro
Público Alvo: 1° e 2º ano
Tema: Alfabetização e Matemática
Título: Plantando Conhecimentos
Problematização:
As análises dos
resultados da Provinha Brasil permitiram o diagnóstico dos entraves da
alfabetização, letramento e matemática das turmas dos 2º ano, apresentando
dificuldades em Língua Portuguesa nos descritores: Reconhecer assunto de um texto;
Localizar informação explícita em textos e Identificar a finalidade do texto.
E na área de
Matemática, nos descritores: Resolver problemas que demandam as ações de
juntar, separar, acrescentar e retirar quantidades; Resolver problemas que
demandam as ações de comparar e completar quantidades; Resolver problemas que
envolvam as idéias da multiplicação; Resolver problemas que envolvam as idéias
da divisão; Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais;
Identificar informações apresentadas em tabelas e em gráficos de colunas.
Diante, destas
dificuldades de construção do conhecimento pleno proposto pelos aportes legais
e institucionais de nossa escola, a coordenação pedagógica da Escola Municipal
15 de novembro debruçou-se em produzir um plano de intervenção.
Justificativa:
Os resultados
da Provinha Brasil em nossa instituição educativa mostraram que grande parte de
nossos alunos não tem atingido desempenho suficiente, na alfabetização,
letramento e domínios matemáticos. Neste contexto, focamos como eixo de
trabalho para elaboração de um plano de intervenção o desempenho escolar do 2º
ano. Diante
das dificuldades detectadas na aplicação da Provinha Brasil, o Projeto de
Intervenção: Plantando Conhecimentos, foi construído com objetivo de estabelecer
um acompanhamento dos alunos que apresentam déficit no processo de aprendizado,
implantando ações que possibilitam sua extinção e melhorem os resultados das
avaliações externas como a Provinha Brasil. Portanto, o Plano de Intervenção:
Plantando Conhecimentos está em consonância com a Lei de Diretrizes e Base da
Educação Nacional 9394/96 e respaldado nos Descritores da Provinha.
Objetivos:
· Melhorar a qualidade do ensino nos
Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º e 2° ano), na Escola Municipal 15 de Novembro elevando os índices de
aprendizagem Provinha Brasil.
Fundamentação Teórica:
Projetar
relaciona-se aos planos de realizar intencionalmente, assim, a projeção
constitui-se uma ação marcada pela historicidade social, pela produção humana
da vida material e cultural, que parte da avaliação. Onde aferir a proficiência parte da
reflexão de determinada realidade, visto que os dados e informações gerados
pela avaliação possibilitam um julgamento que conduz a uma tomada de decisão. E é embasado neste
conceito que a o Plano de Intervenção: Plantando Conhecimentos, aborda suas
ações sobre alfabetização,
letramento e matemática, nele dois pontos são essenciais surge da problemática
da realidade e o compromisso de intervir.
Durante muito tempo
a alfabetização foi concebida de diversos modos ao longo da história. A partir
do início da década de 80, as proposições do pensamento construtivista introduzidas
no Brasil, difundido pela pesquisadora Argentina Emilia Ferreiro e
colaboradores, trouxe uma significativa mudança nos pressupostos e objetivos na
área da alfabetização, alterando a concepção do processo de aprendizagem, uma
vez que deslocou o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de
aprendizagem da criança, ou seja, dirigiu o debate não mais apenas a como se
ensina, mas principalmente sobre como se aprende.
Hoje, no entanto, a
alfabetização é compreendida quando o sujeito é capaz de ler e escrever textos
com autonomia, participando ativamente de diferentes situações em que a escrita
está presente. Estudos comprovam que antes de escreverem convencionalmente, as
crianças têm oportunidades, de internalizar as características dos gêneros
textuais com que se familiarizam. E esse aprendizado é fundamental para que, o
domino da escrita alfabética exerça, de forma cada vez mais plena, a condição
de cidadãos letrados.
“(...) Ler não é decifrar palavras. A leitura é um processo em que o
leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto,
apoiando-se em diferentes estratégias, como seu conhecimento sobre o assunto,
sobre o autor e de tudo que sabe sobre a linguagem escrita e o gênero em
questão”. (RCNEI,1998,p.144)
Considerando os
fundamentos teóricos que embasam o plano de intervenção o trabalho
diversificado é de suma relevância nos aspectos biopsicosociais, por isso, o
plano aderiu um trabalho com seqüências didáticas, que permite a elaboração de
contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios
múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos alunos noções, técnicas e
instrumentos que desenvolvam suas capacidades de expressão oral e escrita em
diversas situações de comunicação, (Dolz, 2004), bem como na linguagem
Matemática.
Nesta perspectiva, a
Matemática move-se quase exclusivamente no campo
dos conceitos abstratos e de suas inter-relações. Sendo, componente importante
que fomenta a autonomia e o exercício da cidadania com responsabilidade, e
neste sentido, a escola deve envolver as crianças com atividades matemáticas onde
elas possam construir a aprendizagem de forma significativa, colocando-as
diante de situações envolventes que lhe sejam problemáticas, interessantes,
desafiantes e, ao mesmo tempo, que sejam capazes de estimulá-la a aprender.
“A atividade matemática escolar não é um olhar
para as coisas prontas e definidas, mas a construção e a apropriação de um
conhecimento pelo aluno, que se servira dele para compreender e transformar sua
realidade”, (PCN: Matemática, p.19, 2001).
Nesse
ínterim, esta proposta de
trabalho interdisciplinar com atividades diversificadas se pautada na
valorização de atividade colaborativas e coletivas que viabilizem a expressão
dos sujeitos envolvidos, a confrontação das hipóteses e idéias, através do
lúdico.
Estratégias
de ação:
A
intervenção proposta pela escola, com fins específicos de atender as
necessidades diagnosticadas e encontrar alternativas que possam viabilizar o
ensino aprendizado nos 1° e 2° anos, fundamenta-se em atividades diversificadas
sugeridas pelo próprio Guia de Aplicação da Provinha Brasil.
Em Língua
Portuguesa:
- Atividades de apropriação do sistema de escrita: reconhecerem o alfabeto em suas diferentes formas de apresentação gráfica, o valor funcional das letras- relações fonema-grafema (sons/letras);
- Trabalho com diversidade textual: ampliação da compreensão dos usos e funções da linguagem escrita por meio da audição de muitos textos como histórias, notícias, poemas e anedotas, trava-línguas, cantigas, parlendas, e poemas;
- Atividades de exploração de rimas, acréscimo/subtração ou substituição de sons para formar novas palavras, identificação e comparação da quantidade de letras e sílabas, variação da posição das letras na escrita das palavras, ordem alfabética, e jogos de memória, bingo, etc.;
- Explorar materiais diversos: livros de literatura, revistas em quadrinhos, dicionários e enciclopédias, sendo incentivados a visitar a biblioteca e o cantinho de leitura da sala;
- Atividades para o domínio progressivo das regularidades e das irregularidades ortográficas da língua portuguesa: uso de dicionário; jogos ortográficos como palavras cruzadas, charadas e caça-palavras;
- Produção de textos úteis: bilhetes, convites, cartas, avisos, recados, regras de jogos e suas brincadeiras, além de histórias, etc.;
- Produções textuais coletivas ou individuais de gêneros diversificados;
- Exploração de estratégias: como: leitura em voz alta, recitação de poemas ou interpretação cênica de histórias escritas.
Em Matemática:
- · Realização de contagens: em agrupamentos, dispostos de maneira uniforme ou não, diversificar os atributos dos objetos a serem contados, tais como formas, tamanhos e cores, etc.;
- · Representação numérica relativa à contagem realizada utilizando o símbolo gráfico pertinente;
- · Atividades de exploração de seqüências numéricas;
- · Resolver situações problemas contextualizadas no universo culturalmente conhecido pelo aluno que envolva as operações de adição e subtração: jogos, brincadeiras e outras estratégias podem auxiliar no cálculo mental;
- · Associação de objeto a representação plana em atividades de manipulação dos objetos e representações de figuras geométricas pela forma e a observação do objeto e da figura como um todo;
- · Análise de formas visando à identificação de semelhanças e diferenças entre as figuras geométricas planas discriminação visual, memória visual, decomposição de campo, conservação de forma e tamanho, coordenação visual-motora e equivalência por movimento: quebra-cabeças com formas geométricas, tangrans, bloco - lógicos, embalagens, mosaicos, uso de réguas lineares, formas geométricas feitas em papel-cartão, etc.
- · Identificação e comparação de cédulas do sistema monetário brasileiro em brincadeiras de representações de supermercado, livraria, sorveteria etc., usando réplicas de cédulas e moedas;
- · Identificação de instrumentos de medição de tempo e de exploração de situações do cotidiano do aluno;
- · Organização de quantidades em tabelas simples e a exploração de gráficos de colunas: registro, em tabelas, de pontuação de jogos, de listagem de preços de objetos, de preferências por brinquedos ou brincadeiras representados por tabelas, quantidades de alunos com certa idade, preferência de alimentos entre os colegas, quantidade de pontuação de alguns times/equipes em determinado campeonato, entre outros;
- · Compreensão do sistema de numeração decimal e do sistema: jogos de valores, de boliche com pinos;
- Identificação de ordem crescente e decrescente, etc.
Cronograma:
JUNHO
|
JULHO
|
AGOSTO
|
SETEMBRO
|
OUTUBRO
|
NOVEMBRO
|
Língua Portuguesa
Parlenda
Matemática
Situações-problema
|
Língua Portuguesa
Convite
Matemática
Sólidos geométricos
|
Língua Portuguesa
Trava-lingua
Matemática
Sistema Monetário
|
Língua Portuguesa
Noticias
Matemática
Medidas de
Tempo |
Língua Portuguesa
Historias
Matemática
Tabelas e gráficos
|
Língua Portuguesa
Receitas
Matemática
Situações-problema
|
Referências: PROVINHA BRASIL AVALIANDO A ALFABETIZAÇÃO. Guia
de Aplicação 2013. Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Diretoria de Avaliação da
Educação Básica (Daeb)
2 comentários:
oi, usei o seu modelo de PIP para montar um de língua portuguesa. Espero que não fique chateada, mas achei ele perfeito. Obrigada, Mirna.
Olá! Achei seu pip muito interessante,com ideias centrais e bem objetivas com o que realmente temos que trabalha.Leitura, interpretação,compreensão e Operações matemáticas e raciocínio logico. Belo! Parábens.
Vânia
Postar um comentário