DIA DO ÍNDIO
-
Construção de mural com recortes de revistas ou jornais com fotos de índios,
suas armas, sua habitação, algum poema, etc.
-
Organizar um dicionário ilustrado com palavras indígenas;
-
Pesquisar no mapa do Brasil e desenhar os locais que ainda são encontrados
agrupamentos e reservas indígenas: quais são como vivem, como se mantém, quais
as festas que realizam etc.;
- Pesquisar
pratos da culinária indígenas usados na cozinha brasileira e confeccionar um
caderno de receitas;
- Criar
alguns objetos e instrumentos indígenas de artesanato com palha, cerdas de
vegetais, etc.
DIA DAS MÃES/ DIA DOS PAIS
-
Confeccionar corações de papel laminado vermelho, e mandar as crianças escrever
uma qualidade que sua mãe/pai possui. É uma oportunidade de trabalhar a
consciência fonológica e grafofônica das palavras.
- Trabalhar
a coordenação motora com recortes e colagens de figuras de presentes que as
crianças gostariam de dar para a mamãe/ papai.
- Construção
de caderno de receitas para a mamãe com ilustrações dos pratos. Podem-se
trabalhar listas de ingredientes em um ditado, bem como idéias de peso,
quantidade, etc.;
-
Confecção de cartões ilustrados para a mamãe/papai. Explorar o vocabulário,
estilo do texto e a criatividade nas mensagens, etc.;
- Confeccionar
um gráfico com que as crianças têm feito para ajudar a mamã/papai em casa.
Neste momento explore a lista de atividades como: ditado de frases, n° de
sílabas, ordem crescente e decrescente, etc. Ex.: Guarda os brinquedos, arrumar
a cama, atender ao telefone, etc.;
-
Construir um grande coração com a palavra mãe/pai no centro, onde as crianças
escreverão ao lado uma qualidade da mamãe/papai. Nesta atividade os adjetivos
serão ponto forte para o desenvolvimento de outras atividades;
- Pedir
as crianças para completar a frase SER MÃE/PAI É, ou outras com objetivo de
explorar a criatividade e a produção escrita de forma coerente;
- Pode-se
construir um acróstico com a palavra MÃE/PAI ou elaborar uma parodia etc. Esta
atividade visa trabalhar métrica, rimas, versos, estrofes, etc.;
-
Produção textual com o tema: COMO É MINHA MÃE/ PAI. Aqui a professora poderá
trabalhar um gênero textual: narrativa, descritivo, informativo, etc. Cabe
apresentar alguns pontos como profissão da mãe, seu prato favorito, o que lhe
deixa feliz ou triste, a cor que mais gosta etc.;
- Confecção
e álbum com fotos do papai/ mamãe. Aproveite para explorar a oralidade.
SÃO JOÃO
-
Cantar uma quadrinha com caracterização dos personagens;
- Construir
um catálogo com um histórico de músicas e danças juninas, que pode ser
escolhidas uma para dramatização. Ex.: forró, baião, xote. Aproveite para
trabalhar dentro de música o estilo musical o ritmo, o compositor, o canto e
principalmente a diferenças entre os estilos;
- Pode-se
apresentar a biografia dos santos do mês junino;
- Construir
um livro gigante de receitas típicas com ilustrações, pode-se trabalhar peso e
medidas, o gênero receita, suas características e seu uso social;
-
Construção de álbum de plantas medicinais com nome popular e cientifico, modo
de uso e as doenças indicadas.
SEMANA DO TRÂNSITO
- Cantar
músicas que falem do trânsito, dramatizar um carro, uma bicicleta, uma moto
andando pelo pátio.
-
Construir uma maquete com carrinhos de latas, caixinhas de fósforos, creme
dental, etc.;
-
Criar em equipes slogans em faixas para a conscientização de pedestres e
motoristas. Ex.: Cinto de segurança, não abra mão dele, etc.;
-
Ler e Confeccionar placas de sinalização, explorar os tipos de placas:
regulamentação, advertência, indicação, sentidos e distanciam informativas e
educativas. Para um melhor trabalho divida a sala em equipes e lance mão da
pesquisa em texto informativos do DETRAN, o uso de vídeos é um bom mecanismo;
-
Criar uma linha do tempo ilustrada mostrando como eram os primeiros carros e sua
evolução ao longo dos anos até os dias de hoje;
-
Confeccionar carrinhos com caixa de papelão, onde as crianças dentro dele possa
se movimentar, sugerindo o movimento do carro;
-
Confeccionar uma grande trilha com sinalização e com faixa de pedestre;
- Pesquisar
noticia de acidentes de trânsito recortados de revistas e jornais para expor em
painel.
FOLCLORE
- Montar
uma barraca com tipos de brinquedos que representem o folclore: pipa, carrinhos
de lata, cata-vento, etc.;
- Confeccionar
com as crianças artesanato reproduzindo artesanato indígena, panelas de barros,
animais, etc.;
- Produção
literária popular
-
Organização de uma mostra de ervas medicinal, comidas típicas, artesanatos
manuais (crochê, tricô, pinturas, bordado);
MEIO AMBIENTE
-
Construção de cartazes com tipos de sementes: fruta, utilidade e características.
Ex.: Limão, fruta azeda que se faz suco ou lambedor, de aparência verde e casca
lisa;
-
Construir um mostruário de solo do bairro. Pesquisa as características de cada
tipo. Ex.: preta: serve para o plantio, vermelha: serve para aterro, argila:
serve para artesanatos, areia: serve para construção;
-
Desenhar o mapa da cidade/bairro e distribuir os tipos de vegetação da região;
- Construção
de cartaz informativo com o tempo de decomposição de certos objetos;
- Realização
de oficina com objetos reciclados;
- Confecção
de lixeiros de garrafas peti;
- Construção
de maquetes com os temas: queimadas, desmatamento e catástrofes naturais;
- Experiências
com os temas: derretimento das geleiras, poluição hidrográficas, lixo orgânico
e inorgânico;
- Exposição
de fotografias com os temas: animais em extinção, poluição ambiental,
desmatamento e reflorestamento;
- Artes plásticas:
Precauções com o solo (artes com argila), Reciclagem (brinquedos e outros).
Nenhum comentário:
Postar um comentário