JUSTIFICATIVA
O tema FOLCLORE surgiu
de seu alto valor cultural, com ênfase nas tradições implícitas da cultura
brasileira, a partir dos hábitos cotidianos. Esse conjunto de valores
transmitidos pelo grupo social é a identidade do país, no caso do Brasil que apresenta
grande diversidade no campo cultural seu folclore é riquíssimo assim um dos
principais fatores de identificação de seu povo, isso fica expresso no decreto 56747
de 17/08/1965, com a criação da data de 22 de agosto como sendo, Dia do
Folclore. Segundo a carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso
Brasileiro de Folclore em 1951, “constituem fato folclórico as maneiras de
pensar, sentir, e agir de um povo preservado pela tradição popular ou pela
imitação”. O Folclore é o modo que um
povo tem para compreender o mundo que vive. Conhecer o folclore de um país, é
possibilidade de compreender seu povo e assim conhecer ao mesmo tempo, parte de
sua história. O projeto ajuda a identificar e reconhecer
essas tradições e suas manifestações, valorizando a maneira de agir, pensar,
sentir O Folclore Brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao
longo dos anos. Basicamente formado heranças culturais dos
povos indígenas, a dos colonizadores portugueses e a dos negros africanos
trazidos para o País como escravos O termo folklore – folclore foi usado
pela primeira vez por Ambrose Merton, onde os vocábulos da língua inglesa folk
e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter um significado de saber
tradicional de um povo. É fundamental a escola resgatar essa cultura
expressa no folclore popular.
Diante do exposto,
percebe-se que o folclore permeia a vivência cultural das crianças e cria uma
abertura para a experiência de modo ativo e solidificado dentro dos eixos de
aprendizagem, harmonizando atividades concretas e experimentais, a fim de
sistematizar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, e estes foram
utilizados como ponto de partida para a organização de atividades
interdisciplinares para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e cultural das
crianças. O projeto FOLCLORE compreende o valor sócio- cultural nas diversas
representações do real, objetivando liberdade para assegurar a apropriação e a
construção do conhecimento por todos, oferecendo um ambiente que estimule à
comunicação verbal que leva em consideração a singularidade das ações infantis
e o direito a brincadeira. O respaldo teórico para a validação do trabalho
desenvolvido justifica-se na necessidade do trabalho com projetos e de uma
prática pedagógica baseada na vida cotidiana, enfatizando a maior integração e
afetividade verificada entre os alunos, a curiosidade, a participação e a
aprendizagem geradas ao longo dos estudos, bem como a colaboração da maioria
dos pais, da equipe escolar.
Partindo da premissa
que a escola é espaço de circulação de culturas e, o presente projeto visa
ajudar os alunos a reconhecerem o que pertence ao nosso folclore e sua
importância na construção de nossa identidade, o projeto FOLCLORE atua com uma
temática articuladora dos eixos do trabalho no Ensino Fundamental.
Ao definir
novos caminhos pedagógicos nos tempos e espaços da escola e da sala de aula que
favoreçam o encontro da cultura este projeto incorpora a ludicidade no aprender
aos planos de cognição e das interações sociais, possibilitando o acesso à
fruição, a decisão, a escolha, a descoberta. A
abordagem do tema parte da necessidade de resgatar os valores culturais, como
também é uma forma de despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.
O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular, uma herança
deixada pelos antepassados e transmitida aos alunos através de brincadeiras,
adivinhas, danças, músicas, lendas, comidas típicas, crenças, ou seja, seu dia-
a -dia.
Porquanto o conhecimento
é fruto de um intenso trabalho de significação e resignificação onde os
conhecimentos prévios ou coleta de dados/hipóteses se constituirá fundamento
das ações de trabalho. Nisso o trabalho com projetos na visão de Oliveira
(2002, p.242) confirma:
“O
projeto didático pode possibilitar às crianças diferenciar suas próprias
experiências das de outras pessoas, pensar o presente e o passado, o sentido do
tempo e do espaço como uma construção histórica organizada socialmente para
atender necessidades criadas nas comunidades e trabalhar o tempo como um ato de
liberação do presente, considerando as diferentes temporalidades existentes no cotidiano.
Suas representações sobre o tema são reelaboradas pelo olhar da professora,
que, durante todo o processo, tenta apreender as hipóteses e as significações
infantis”.
Diante deste aspecto as
situações pedagógicas serão intencionais, orientadas pelo professor a fim de
que as crianças compartilhem suas descobertas e
experiências, comuniquem e atribuam sentidos as sensações, sentimentos,
pensamentos e realidade por vários meios. Uma vez que os conteúdos
conceituais objetivarão apenas colaborar na elaboração de hipóteses, os
procedimentais, ou seja, o saber fazer abrirá passagem à construção de ações,
que desembarcam nos atitudinais de uma prática coerente, permitindo maior
visibilidade dos eixos de trabalho. A organização das atividades do projeto
visão desenvolvimento integral da criança e a interdisciplinaridade, todas
articuladas ao tema do projeto. Oliveira (2002, p. 236) enfatiza que:
“Ajudar a criança a
articular sua história e a de seu grupo familiar e da vizinhança com a de
outros grupos possibilita-lhe iniciar um trabalho de compreensão das relações
entre proximidade e distancia, investigando diferenças e permanências que se
percebem entre os grupos. Trata-se de bom ponto de partida para ela aprender”
[...].
Nesta perspectiva de
educação contemporânea o
currículo contempla as diversidades culturais no processo ensino- aprendizagem e não se corre o risco de
desconsiderar a infância, visto que o professor propiciará um ambiente rico em
experiências educativas e sociais, mediando às expectativas das crianças ao
mundo novo a ser explorado, estabelecendo laços de caráter afetivo, ético,
social e político.
As crianças são curiosas
e críticas e as vivências a que serão expostas favorecerá ou não seu
desenvolvimento intelectual, emocional e social, ao mesmo tempo fará com que a
criança perceba que recebe a herança cultural, agi e a produz, diante disso o
projeto proporciona condições de conhecimento entrelaçados a natureza lúdica
como atividades como
danças, jogos e adivinhações que aumentam e fazem evoluir as possibilidades com
o corpo, pois de acordo Vygotsky:
“O
brincar é uma atividade humana criadora, na qual a imaginação, fantasia e
realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de
expressão e de ação pelas crianças, assim como novas formas de construir
relações com outros sujeitos, criança e adultos”.
(ENSINO
FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS,
2007, p.35).
Neste enfoque segundo
Vygotsky a brincadeira é agente criador de uma zona de desenvolvimento
proximal, daí a importância dos preceitos contidos neste projeto. Que toma a
seriedade psicopedagógica do jogo e a torna base estrutural das ações no
espaço-tempo, construindo relações qualitativas e lógicas, instrumentalizando
por esta via as dimensões artísticas e da escrita na gradação da consciência do
mundo social, pois permite conhecer e criar durante as brincadeiras. Os momentos
pedagógicos em sala serão marcados por uma gama de experiências e
aprendizagens, que ocorrem essencialmente através da ação mútua entre
sujeitos-objetos e sujeitos-sujeitos, por este motivo é fundamental a
observação, o movimento, a exploração do espaço e de seus objetos e das
interações sociais enfatizando a investigação,
a formulação de perguntas e explicações.
OBJETIVO GERAL
Compreender
e valorizar a linguagem do folclore e suas tradições nos usos e costumes das
regiões do Brasil, principalmente
a do nordeste, tendo em vista ser esta cultura aos quais se encontram inserida.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Ampliar e oferecer
conhecimentos que enriqueçam e ampliem as brincadeiras de papéis sociais,
possibilitando as expressividades nas brincadeiras, jogos e demais situações de
interação propiciadas pela cultura folclórica;
Participar de variadas
situações de comunicação oral, proporcionados pela adivinhas, contos,
parlendas, provérbios, etc., desenvolvendo a curiosidade, imaginação e
capacidade de expressão;
Pesquisar, ler, recontar e ilustrar, lendas,
par lendas, adivinhas e provérbios;
Pesquisar erva
medicinais, usadas pela população deste município.
Apresentar
cantigas de roda, brincadeiras, (ontem/hoje), superstições, etc.
Pesquisar
comidas típicas.
Desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, apreciando-as como
fonte de entretenimento.
Desenvolver habilidades para trabalhar em grupo
CONTEÚDOS
LÍNGUA
PORTUGUESA:
·
Lendas
folclóricas;
·
Ditado
popular;
·
Parlendas;
·
Trava-língua;
·
Adivinhações.
MATEMÁTICA:
·
Quantidade,
medida de tempo, tamanho;
·
Números
cardinais, ordinais, decimais e fracionários;
·
Adição,
subtração, multiplicação e divisão;
·
Situações
– problema.
CÊNCIAS:
·
Ervas medicinal;
·
Comidas típicas.
ARTES:
·
Artesanato.
HISTÓRIA
E GEOGRAFIA:
·
Festas
regionais;
·
Músicas
e danças folclóricas.
RELIGIÃO:
·
Crendices
e superstições.
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DO PROJETO POR
SÉRIE
1° ANO
Leitura Compartilhada de poema sobre
brincadeira (Exemplo: Pé de cachimbo, ou a origem de alguma brincadeira)
Roda de conversa sobre o folclore-
levantamento dos conhecimentos prévios;
Produção de lista com as brincadeiras
que conhecem e como se brinca se é de brincar sozinho ou com alguém;
Ilustrações da brincadeira e brinquedo
preferido;
Elaboração de perguntas para
realização de entrevista com pessoa mais velha sobre as brincadeiras e
brinquedos de antigamente;
Realização de entrevista;
Construção de gráfico com as
brincadeiras e brinquedos que mais apareceram na pesquisa;
Leitura de telas retratando
brincadeiras;
Releitura das telas lidas;
Roda de brincadeiras e jogos
folclóricos, trabalhando figuras, formas, etc.;
Construção de brinquedos com sucatas.
2° ANO
Leitura Compartilhada de adivinha em
cartaz;
Roda de conversa sobre adivinhas-levantamento
dos conhecimentos prévios;
Registro em grupo das adivinhas
conhecidas;
Respondendo individualmente adivinhas
com auxilio de um banco de palavras e ilustrações - atividade mimeografada
Pesquisa de adivinhas com os parentes;
Montagem de mural com adivinhas
ilustradas;
Competição de adivinhas selecionadas
da pesquisa realizadas pelas crianças (trabalhar divisão de grupos, marcação de
pontos e outros conteúdos implícitos nas adivinhas como tamanho, horário, etc.);
Confecção de um livro com adivinhas;
Jogo com cartas: Maior leva (são
feitos cartas com os números e com suas respectivas quantidades, são
distribuídos em dois montes, duas crianças retiram uma cada e comparam com a da
outra, quem tira a maior levas as duas)
Leitura Compartilhada Parlendas;
Roda de conversa sobre parlendas-
levantamento dos conhecimentos prévios;
Ordenação da parlenda lida em texto
fatiado;
Pesquisa de parlendas;
Remontar a parlenda pesquisada por
meio de recortes de jornais e revistas;
Complementação de parlendas com
palavras faltosas e marca palavras que terminem ou iniciem-se por determinada
letras ou silaba;
Observação de rimas, brincando com o
ritmo rápido ou devagar, bem como escrever rimas com palavras selecionadas das
parlendas;
Extrair palavras dentro de outras nas
parlendas como: soldado _ sol + dado
Montagem de situações-problema
envolvendo o contexto das parlendas (com medidas de tempo, quantidade de
animais presentes na parlendas, contagem, valores e adição).
3° ANO
Leitura compartilhada trava-língua;
Roda de conversa sobre trava-língua –
levantamento dos conhecimentos prévios;
Ordenação de frases do trava-língua;
Ditado com palavras do trava-língua;
Pesquisa de trava-línguas;
Identificar no trava-língua as
palavras que se repetem com a letra matricial, retirar substantivos, palavras
com determinado número de letras, letra inicial, final, etc.;
Cruzadinhas com os trava-línguas
Formação de palavras a partir da
introdução do Re L;
Recital de trava- língua.
Jogo com dados (em cada número do dado
coloca-se um grupo silábico dos trava-línguas estudados, ao jogar o dado o aluno
recita o trava-língua e efetua as adições ou subtrações)
Leitura compartilhada de receita de
uma comida típica;
Roda de conversa sobre a receita e
outras comidas e bebidas típicas;
Produção coletiva de lista de comidas
e bebidas típicas da região nordeste;
Pesquisa de receita de uma comida ou
bebida contida na lista produzida com os pais, avós e vizinhos;
Construção de um quadro com os principais
ingredientes das receitas e sua origem (indígena, africana ou européia) Ex.
Mandioca- indígena
Confecção de um livro com as receitas
pesquisadas;
Caça-palavras com os títulos das
receitas, ingredientes, etc.
Montagem de situações problema
envolvendo os dados matemáticos apresentados nas receitas;
Verificação de medidas de massa ou
capacidade: quantas colheres de chá cabe em um copo, quantos copos para encher
uma garrafa de litro, etc.
Construção de tabela com nome do
produto, valor, e peso. Arroz- R$ 2,10- 1 kg
4° ANO
Leitura Compartilhada de Ditados Populares
Roda de conversa sobre os ditados
populares (Em roda, as crianças tentarão
atribuir significado a cada um deles, exemplificando e discutindo com os
colegas) - levantamento dos conhecimentos prévios;
Escrita e ilustração em grupo de
ditados que conhecem;
Criação
de um pequeno texto explicativo para cada provérbio;
Leitura e complementação de ditados
populares ilustrados;
Construção de um quadro com o
provérbio e seu significado;
Analise das orações constitutivas dos
ditados
Ex. a) Qual o sentido que atribuem ao
ditado?
b) Há verbo na formação do ditado?
b) Há verbo na formação do ditado?
Leitura de objetos de artesanato (Mestre
Vitalino);
Montagem de obras artesanais com argila;
Jogo
de cartas: adivinhe a carta escondida (cartas com números e quantidades,
corta-se em dois montes, a primeira criança pega uma carta do monte A e colocar
sobre a mesa, depois secretamente olha a carta do monte B e diz a soma das
duas, caso, o aluno acerte a soma, ganha as cartas, caso erre, o outro aluno
ganha, e se acontecer do aluno errar devido a uma adição errada, o colega ganha
automaticamente.
Leitura Compartilhada de um remédio
caseiro;
Roda de conversa sobre ervas e remédio
caseiros;
Listagem das ervas e dos remédios
caseiros que conhecem, e sua utilidade;
Pesquisa de remédio ou chás usados na
comunidade e sua função de cura;
Socialização da pesquisa realizada e
apresentação de seu remédio, chá medicinal;
Organização
de cartazes com os nomes dos diversos tipos de chás ou remédio e sua receita;
Construção
de um álbum de ervas medicinal com colagem de folhas para os chás com nome da
erva, receita, indicações de uso, etc.
Leitura de embalagens de remédio
industriais e sua bula (observação coletiva comentada sobre: tamanho,
cor-tarja, espessura, forma e quantidade, recursos utilizados em sua montagem:
tipos de letras, tinta, impressão, palavras em negrito e nomes com letras
maiores.
Criação de uma bula para um remédio
caseiro.
Jogo a Bota de muitas Léguas (faça uma
reta numérica e cartões com números, um aluno pega um cartão, este será a
quantidades de pulos que ele dará em seguida outra criança pega um segundo
cartão que indicará o comprimento dos pulos, a marcação dos pontos acontece
seguindo o critério: número de pelos e comprimentos dos pulos).
4ª 5° ANO
Leitura Compartilhada
Roda de conversa sobre as lendas e
superstições;
Entrevista
com os amigos sobre as lendas e mitos que conhecem;
Pesquisar
sobre as lendas e mitos do folclore brasileiro;
Produção
de textos sobre as diferentes lendas e mitos do folclore brasileiro;
Extração
de substantivos, adjetivos, pronomes, advérbios, etc. nos textos lendas;
Emprego
da pontuação necessária em lendas (ponto final, vírgula, travessão, etc.)
Cruzadinha
com perguntas sobre lendas
Concurso
de desenhos sobre lendas e mitos brasileiros;
Pesquisa
de algumas superstições e simpatias;
Analise
de cada uma das superstições quanto ao contexto e características;
Criar desenhos ilustrando as superstições;
Construção
de mural com as lendas e superstições, bem com suas ilustrações;
Confecção
de mascaras ou fantoches com as lendas.
Leitura Compartilhada;
Roda de conversa sobre as Festas Regionais;
Exibição de vídeo sobre o folclore
brasileiro;
Pesquisa em grupo na biblioteca de
algumas das festas do folclore do Brasil, distribuídas por regiões;
Confecção de cartazes sobre as festas
contendo as características mais importantes da festa, bem como imagens;
Apreciação de músicas regionais
Análise ortográfica da letra da música,
(extração de substantivo, pronome, etc.);
Cruzadinhas e caça-palavras com das danças,
festas e músicas estudadas;
Apresentação de uma dança folclórica
(coco, ciranda, frevo etc.)
CULMINÂNCIA
Mostra folclórica, onde
cada sala apresentará as suas produções realizadas no desenvolvimento do
projeto como: recital de trava-línguas e par- lendas, roda de adivinhações,
reconto de lendas por meio de fantoches ou máscaras, festival de comidas e
bebidas típicas, apresentações de danças regionais, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação do ensino e
aprendizagem será contínua, através de todas as atividades realizadas,
considerando a participação, interesse e o desenvolvimento crítico e reflexivo
dos alunos.
REFERÊNCIAS
Belfort,
Elizabeth/ Mandarino, Mônica. Números Naturais. Brasilia: MEC. Secretária de
Educação Básica. Secretaria de educação a Distância. Universidade Federal do
Rio de Janeiro. 27p. (Coleção: Pró-Letramento. Fascículo 1)
Projeto Pitanguá: português/ organizadora
Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora
Moderna; editora responsável Maria Tereza Rangel Arruda Campos. – 1. ed. - São
Paulo: moderna, 2005. Obra em 4 v. para alunos de 1ª a 4 ª séries.
3 comentários:
Oi!!! amada amei seu Blog que o senhor estava sempre removando a sua sabedoria!!parabéns pelo o trabalho!!! sou de Mato Grosso do Sul
e serva do Senhor Suzete
WANESSA, PARABÉNS O TRABALHO ESTÁ EXCELENTE! DEUS TE ABENÇÕE TODOS OS DIAS DE TUA VIDA. ME AJUDOU MUITO.
FELICIDADES EM TUA VIDA, VOU ORAR POR VOCÊ. SOU PROFESSORA TAMBÉM E ASSUMI UMA COORDENAÇÃO E ENCONTREI A SOLUÇÃO, O SEU ARQUIVO, OBRIGADA. POIS É CONTINUE SENDO UMA PEDRA PRECIOSA PRA DEUS. SOU DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA. FUI...BJ. MÔNICA.
Parabéns professora, amei o seu projeto precisava de algo assim para me iluminar....Continue assim e ainda terá muito mais sucesso.
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