sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PROJETO MEIO AMBIENTE


PROBLEMA

                           A temática "Meio Ambiente” por ser uma questão referente as interdependência dos diversos elementos que constituem a manutenção da vida no planeta, justifica-se sua abordagem em sala por meio de um tratamento diferenciado pelo surgimento de inumeros pontos de tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia. Questões de degradação do meio como esgotamento, poluição, contaminação das águas e rios, etc., vem sendo alvo desde o século passado de analises  sob a otica Ecologica, como forma de alterar maneira de ocupação do planeta. Essa mudança de paradgma constituirá em nova concepção de mundo, natureza, poder, bem-estar tendo como base novos valores que serão fundamentados na estrutura que interligam componentes de proteção a vida e a melhoria do meio ambiente.
                            O problema encontrado na cidade de Palmares, se encontra em torno do lixo domésticos que são depositados na area ribeirinha do Rio Una, bem verdade que este é apenas uma das parcelas de residuos que poluem o rio, ao outra se destina ao esgoto.


PUBLICO ALVO 
                          O projeto se desenvolvido com os alunos xxxx Escola xxxxx e com a comunidade local do bairro xxxxx  na cidade de xxxxx.

OBJETIVOS

·        Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente identificando seus elementos e suas interações, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente, com posturas de conservação do ambiente na escola, em casa e na comunidade.

ESTRATÉGIAS E PROPOSTAS DE SOLUÇÃO
  • Análise da realidade am­biental da comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo, ou seja, um passeio pela área riberinha para constatação e observação da poluição com registros dos lixos encontrados. Essa atividade por se tratar de observação da realidade possibilita uma melhor compreensão do problema.  
  •  Discussão sobre a responsabilidade da poluição causada pelo lixo que as pessoas jogam nos rios. Com esta atividade busca-se uma análise crítica e uma desenvoltura na defesa de ponto de vista.
  •  Produção de entrevista a ser realizada com os moradores. Na elaboração das indagações a serem feitas, espera-se que os alunos possam filtar informações relevantes e que serão impactantes no desenvolvimento de uma consciência ecologicamente ambiental.
  • Entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro. Na execução das entrevistas esperar que os alunos abordem o tema com prioridade na temática abordada.
  • Confecção de um gráfico com os dados coletados na entrevistas. Essa atividade busca sistematizar as informações coletadas nas entrevistas.
  • Construção de um mural na sala de aula com frases, gráficos e pequenos textos que descrevam a situação das margens do Rio Una, bem como as possíveis soluções. Nesta atividade os alunos articularão todas as informações obtidas e produziram um alerta ambiental por meio de diferentes linguagens sobre as possibilidades para solucionar o problema detectado, abordando a reciclagem e a conscientização da população.
  • Confecção de panfletos orientativos sobre maneiras de acondicionar o lixo, nas residências, fazendo uso da coleta seletiva e de decomposi­ção gasto para cada tipo de material. Com esta atividade espera-se que os alunos possam depreender orientações mais significativas com relação as possíveis soluções a fim de orientar os moradores.
  • Elaboração de faixas e cartazes alertando sobre os perigos causados pelo destino errado do lixo das residências, com recortes de objetos de plástico, papel, papelão, metal e vidro para divulgar os materiais que deverão ser separados. Assim procura-se com esta atividade sintetizar conheciementos abrangentes acerca dos cuidados no destino do lixo.
  • Passeata e distribuição de panfletos na comunidade ribeirinha. Essa atividade visa culminar a sequência das atividades realizadas em torno da questão  de conscientização ambiental na área ribeirinha do rio Una.


AVALIAÇÃO
                          A avaliação como processo sistemático e contínuo, faz-se-a no ecorrer de cada etapa vivenciada no projeto, serão analisadas os seguintes criterios: particiapação e engajamento na execução das atividades propostas, bem com, as atitudes demostradas na indignação contra a degradação ambiental.

VIABILIDADE

                              As principais facilidades encontradas neste projeto se embasa na urgência de uma abordagem mais sistemática do tema, pautado no grave problema vivenciado pela área ribeirinha da nossa cidade, por se tratrar de um tema politico ambiental, ganha conotação em todos os segmentos da sociedade. As dificuldades que serão encontradas no desenvolviemento do projeto se concentrará na postura comportamentalista rígida, observada em muitos moradores da comunidade, que não demostram sensibilidade a temática, bem como,  um empenho maior dos poderes políticos em solucionar a questão da poluição do Rio Una.

REFERÊNCIAS

Parâmetros Curriculares Nacionais:Meio Ambiente – Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) – Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC / SEF, 1996.

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