quarta-feira, 13 de julho de 2011

ATIVIDADES PSICOMOTORAS




ATIVIDADES COM CORDA

Labirinto no chão: andar em cima da corda, correr sem pisar na carda, saltar em ziquezague, saltar num pé só, pular com os pés unidos.

Em círculo no chão: caminhar em cima da corda, correr ao redor dela, correr livremente dentro do circulo, saltar para dentro e para fora de gente, de costas ou de lado.

Traçada em forma de rede e presa no alto: escalar a rede, escalar engatinhando, enroscar-se, descer, andar como caranguejo (de lado)

Em movimentos: passar por correndo, pular uma vez e sair, pular até errar, pular lentamente, pular rápido, em círculo com o educador no centro segurando a corda (com um nó na ponta) e girando-a: saltar para que a corda não toque em seus pés. “Os mesmos exercícios, com a corda no ar, utilizar no jogo ‘cabo de guerra”.

Estendida como varal (diversas alturas): passar por baixo e por cima, andar pendurado na corda (como macaquinho ou trapezista), dependurar e enroscar as pernas, pendurar roupas, utilizando prendedores.

Duas cordas estendidas e, alturas diferentes: passar por baixo da primeira, sem tocá-la, saltar a segunda, sem tocá-la, jogar a bola por cima de uma e por baixo de outra.


ATIVIDADES COM CABOS DE VASOURAS

Reconhecer a forma, textura, e cor dos cabos;

Utilizar o cabo como bengala, imitando o vovô e a vovó;

Saltar sobre os cabos: Com dois cabos no chão, a uma distância um do outro;

Passar rastejando por baixo de um cabo suspenso por duas crianças;

Saltar por cima de um cabo que o educador segura na horizontal;

O educador segura o cabo a sua frente, na horizontal, levantando-o e abaixando-o ritmadamente, enquanto as crianças tentam passar por cima ou por baixo;

Segurando o cabo pelas extremidades, levantá-lo acima, abaixo, a frente, a trás (numa imitação da ginástica dos adultos);

Tentar segurar o cabo embaixo do queixo e bater palmas;

Tentar equilibrar o cabo na palma da mão;

Utilizar o cabo da vassoura como cavalinho e caminhar dando pinotes


ATIVIDADES COM PNEUS

Rolar livremente os pneus;

Andar por cima de pneus;

Rolar pneus andando;
 
Rolar pneus correndo;

Passar por dentro (imitando túnel);

Formar construções e escalá-las;

Utilizar o pneu como balanço, pendurado por uma corda;

Com vários pneus apoiado no chão, jogar bolas tentando acerta dentro deles.

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...