TEMA: Dançado com a magia do carnaval
PERÍODO: De 04/02/2013 a 08/02/2013
OBJETIVO
GERAL: Promover
atividades lúdicas que estimulem a compreensão da Festa do Carnaval como
cultura, estimulando a socialização e desenvolvimento na primeira semana de
aula.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: -
Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música e dança;
- Explorar a criatividade utilizando
materiais diversos;
- Despertar na criança a participação
através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua
interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem;
- Desenvolver sua linguagem oral e
escrita e seu raciocínio motor e físico.
JUSTIFICATIVA: O projeto Dançando a magia do
carnaval nasce concomitante com a primeira semana de aula, mas conhecida como
de adaptação. Neste período a criança necessita de um olhar especial, pois o
novo mundo a sua volta causa-lhe insegurança, por isso o projeto pretende
abordar a festa de carnaval a favor da experimentação e comunicação da criança
com este novo mundo, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer e criar
em meio à ludicidade. Sendo assim, a socialização da criança se desenvolverá
harmoniosamente considerando o Carnaval como festa típica e rica em sua
cultura, que encontra nos movimentos da musica e da dança a diversidade do
Brasil.
ATIVIDADES
DO PROJETO: Eixos a serem trabalhados
Linguagem
Oral e Escrita:
-
Roda de conversa para a apresentação da professora;
- Entrega dos crachás de
identificação;
- Trabalhar os nomes das crianças;
- Contação de histórias sobre o
Carnaval através de apresentações com fantoches;
- Ouvir e reproduzir marchinhas de
carnaval;
- Identificar imagens que representam
o carnaval;
Matemática:
- Comparação de objetos, identificando
as semelhanças e diferenças entre eles observando espessura (grosso-fino),
tamanho (grande-pequeno) e formato (circular–quadricular).
Natureza
e Sociedade:
- “Seu Mestre Mandou”, sugerindo
posições para fazerem: ficarem sentados, ficarem em pé, de joelhos, deitados,
engatinhar pela sala (sem derrubar o mobiliário.);
- Passeio pela escola, com o fim de
conhecerem as dependências e funcionários;
- Apresentação dos cantinhos,
arrumando o espaço físico, procurando enfatizar a importância da constante
organização para que possamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades.
- Elaboração junto às crianças os
combinados com os direitos e deveres para um bom relacionamento na escola.
Explique o que cada um significa e exponha na parede com ilustrações para que
possam sempre ser lembradas.
Música
e Artes Visuais:
- Produção de painéis carnavalescos
onde seja observada a transformação das misturas de cores;
- Pintura facial de máscaras no rosto
com tintas;
- Confecção de máscaras usando
diversos materiais, tais como: papel laminado, lantejoulas, purpurina, cola
plástica colorida, bolinhas de papel crepom, canetas coloridas através do
recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores
etc.
- Realização de um baile de máscaras
de carnaval ao som de marchinhas e expressão corporal.
Movimento:
- PÁRA A BOLA: em circulo, as crianças
ficarão sentadas e ao som da música a bola será passada, quando a música parar,
quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda.
- CORRIDA DOS ANIMAIS: marcar com giz
de quadro linhas de saída e de chegada. Dado um sinal, as crianças deverão
atravessar a caminho delimitado, da forma como o animal se locomove.
- ARRANJE UM PAR: de mãos dadas,
formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Correr aos
pares, e a um sinal combinado, largar às mãos e procurar outro par. A criança
que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.
- SIGA O CHEFE: formar duas fileiras,
onde as crianças dançarão e andarão em fileira. O primeiro criará um movimento
e ao som combinado, quem está em primeiro lugar passa a ser o último lugar e
este cria um novo movimento que, todos deverão imitar.
- DANÇA DA CADEIRA: Faz-se uma roda de
cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um
a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar
em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma
cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.
- CORRE COTIA: As crianças formam uma
roda e sentam no chão, menos uma.. A criança que sobrou corre pelo lado de fora
da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia | Na casa da tia | Corre cipó
| Na casa da avó | Lencinho
na mão | Caiu no chão | Moça(o)
bonita(o) do meu coração | Criança: Posso jogar? | Roda:
Pode! | Criança: Ninguém vai olhar? | Roda:
Não!
Neste momento, as crianças da roda abaixam
a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa
cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada, pegador. O lugar
vazio da roda é o pique. Quem perder fica fora da roda (ou dentro) e a
brincadeira recomeça.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será
continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento
com as atividades realizadas durante o período do mini projeto.
4 comentários:
Muito legal o projeto!!! Posso roubartilhar?
Um abraço e Deus te abençoe!
Parabéns!! adorei a ideia.
Parabéns!! Adorei a ideia...
Tudo muito lindo. Parabéns!
Postar um comentário