quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PROJETO CARNAVAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL


TEMA: Dançado com a magia do carnaval

PERÍODO: De 04/02/2013 a  08/02/2013

OBJETIVO GERAL: Promover atividades lúdicas que estimulem a compreensão da Festa do Carnaval como cultura, estimulando a socialização e desenvolvimento na primeira semana de aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música e dança;
- Explorar a criatividade utilizando materiais diversos;
- Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem;
- Desenvolver sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio motor e físico.

JUSTIFICATIVA: O projeto Dançando a magia do carnaval nasce concomitante com a primeira semana de aula, mas conhecida como de adaptação. Neste período a criança necessita de um olhar especial, pois o novo mundo a sua volta causa-lhe insegurança, por isso o projeto pretende abordar a festa de carnaval a favor da experimentação e comunicação da criança com este novo mundo, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer e criar em meio à ludicidade. Sendo assim, a socialização da criança se desenvolverá harmoniosamente considerando o Carnaval como festa típica e rica em sua cultura, que encontra nos movimentos da musica e da dança a diversidade do Brasil.

ATIVIDADES DO PROJETO: Eixos a serem trabalhados

Linguagem Oral e Escrita:

 - Roda de conversa para a apresentação da professora;
- Entrega dos crachás de identificação;
- Trabalhar os nomes das crianças;
- Contação de histórias sobre o Carnaval através de apresentações com fantoches;
- Ouvir e reproduzir marchinhas de carnaval;
- Identificar imagens que representam o carnaval;

Matemática:

- Comparação de objetos, identificando as semelhanças e diferenças entre eles observando espessura (grosso-fino), tamanho (grande-pequeno) e formato (circular–quadricular).

Natureza e Sociedade:

- “Seu Mestre Mandou”, sugerindo posições para fazerem: ficarem sentados, ficarem em pé, de joelhos, deitados, engatinhar pela sala (sem derrubar o mobiliário.);
- Passeio pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e funcionários;
- Apresentação dos cantinhos, arrumando o espaço físico, procurando enfatizar a importância da constante organização para que possamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades.
- Elaboração junto às crianças os combinados com os direitos e deveres para um bom relacionamento na escola. Explique o que cada um significa e exponha na parede com ilustrações para que possam sempre ser lembradas.

Música e Artes Visuais:

- Produção de painéis carnavalescos onde seja observada a transformação das misturas de cores;
- Pintura facial de máscaras no rosto com tintas;
- Confecção de máscaras usando diversos materiais, tais como: papel laminado, lantejoulas, purpurina, cola plástica colorida, bolinhas de papel crepom, canetas coloridas através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores etc.
- Realização de um baile de máscaras de carnaval ao som de marchinhas e expressão corporal.

Movimento:

- PÁRA A BOLA: em circulo, as crianças ficarão sentadas e ao som da música a bola será passada, quando a música parar, quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda.

- CORRIDA DOS ANIMAIS: marcar com giz de quadro linhas de saída e de chegada. Dado um sinal, as crianças deverão atravessar a caminho delimitado, da forma como o animal se locomove.

- ARRANJE UM PAR: de mãos dadas, formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Correr aos pares, e a um sinal combinado, largar às mãos e procurar outro par. A criança que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.

- SIGA O CHEFE: formar duas fileiras, onde as crianças dançarão e andarão em fileira. O primeiro criará um movimento e ao som combinado, quem está em primeiro lugar passa a ser o último lugar e este cria um novo movimento que, todos deverão imitar.

- DANÇA DA CADEIRA: Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

- CORRE COTIA: As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia | Na casa da tia  | Corre cipó  |  Na casa da avó  |  Lencinho na mão  | Caiu no chão  |  Moça(o) bonita(o) do meu coração  |  Criança: Posso jogar?  |  Roda: Pode!  | Criança: Ninguém vai olhar?  |  Roda: Não!

Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada, pegador. O lugar vazio da roda é o pique. Quem perder fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.

AVALIAÇÃO: A avaliação será continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades realizadas durante o período do mini projeto.

4 comentários:

Abel disse...

Muito legal o projeto!!! Posso roubartilhar?
Um abraço e Deus te abençoe!

Regiane disse...

Parabéns!! adorei a ideia.

Regiane disse...

Parabéns!! Adorei a ideia...

PROF.THAIS disse...

Tudo muito lindo. Parabéns!

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...