1. Faça a
correspondência entre cada frase e o seu tipo.
|
Frases
|
|
|
Tipos
de frase
|
A
|
Que
livro é esse que tens aí?
|
|
|
Imperativo
|
B
|
É uma
peça de teatro.
|
|
|
Exclamativo
|
C
|
Estou
curioso!
|
|
|
Interrogativo
|
D
|
Mostra-me
o livro.
|
|
B
|
Declarativo
|
2. Leia a
seguinte lista de palavras.
Coloca as palavras
por ordem alfabética, numerando-as.
teatro
cena
palco
atores
público
fila
bilhete
lugar
sala
3. Leia os vários
significados da palavra cena, tal como aparecem num dicionário.
Repara como cada
significado tem um número diferente.
cena, s. f. 1 palco; 2 divisão de um ato de peça teatral;
3 acontecimento; 4 escândalo; discussão.
|
Nas frases abaixo, a
palavra cena tem significados diferentes.
a) Escolhe o mais
adequado e escreve o seu número no .
- Nesta
prova, apresenta-se a primeira cena de uma peça de teatro.
- Os atores
ficam nervosos antes de entrarem em cena.
- Quando
as pessoas não se entendem, fazem logo uma grande cena.
b) Segue o exemplo e
completa o quadro. Escreve o verbo que pertence à família de
palavras de cada um dos nomes.
NOME
|
VERBO
|
sonho
|
sonhar
|
peso
|
|
susto
|
|
inveja
|
|
fala
|
|
4. Leia as palavras do quadro seguinte. Vais
formar os seus antônimos.
Começa por assinalar
com X o prefixo que tens de acrescentar a cada palavra, para
escreveres o seu antônimo. Segue o exemplo.
|
|
PREFIXOS
|
|
|
|
palavras
|
|
in
|
des
|
|
antônimos
|
visível
|
|
X
|
|
|
invisível
|
fazer
|
|
|
|
|
|
calçar
|
|
|
|
|
|
feliz
|
|
|
|
|
|
ligar
|
|
|
|
|
|
5. Leia a frase.
Naquela noite, a Ana
e o anão conversaram perto da janela.
Escreve o pronome
pessoal que substitui as palavras sublinhadas na frase.
Naquela noite,
__________________ conversaram perto da janela.
6. Preenche os espaços em branco com as formas
do Pretérito Perfeito dos verbos indicados entre parênteses.
Fazer teatro é bem
divertido!
Na nossa escola, fizemos um cantinho
dedicado ao teatro.
Cada um de nós (trazer)
______________ alguma coisa. O João
(pedir) ______________ ao avô
um chapéu antigo. A Maria
(conseguir) ____________ um
vestido de noiva. A Sara e a Marta
(arranjar) ____________ várias
malas e casacos das amigas da mãe.
A professora (oferecer)
____________ brincos, colares e pinturas.
Na biblioteca, escolhemos as peças
que vamos representar. São
sempre um sucesso!
|
7. Preenche os espaços em branco com a
forma verbal correcta.
pode-se
|
|
Gostava que o anão Martim
____________ ir connosco ao
teatro.
|
|
|
|
pudesse
|
|
esconde-se
|
|
Ele ____________ sempre que ouve
vozes de pessoas.
|
|
|
|
escondesse
|
|
8. Leia a frase que se segue.
Reescreve essa frase,
substituindo três vezes o «e» pelo sinal de pontuação adequado.
A Ana leva os livros
e os cadernos e o estojo e a régua e o lanche na mochila.
9. Lê os vários
significados da palavra prova, tal como aparecem num dicionário.
prova n.
f. 1 ato de provar
a verdade; 2 o que
comprova, comprovativo;
3 teste de avaliação; 4 competição
desportiva; 5 ato de provar
um alimento.
|
Nas frases abaixo, a
palavra prova tem vários significados. Escolhe o mais adequado
a cada frase e escreve o seu número no .
|
Quando se acusa alguém, deve apresentar-se uma prova.
|
-
|
Fomos a uma prova de queijos durante a visita de
estudo.
|
-
|
A prova de aferição correu-me bem.
|
-
|
O João ganhou a prova de atletismo.
|
Tens aqui uma receita
com as instruções que deves seguir para escreveres um bom texto.
10. Leia a receita
primeiro. Depois preenche os espaços em branco com as formas adequadas dos
verbos indicados entre parênteses.
Receita
Para escrever um
bom texto
Recorda os textos que conheces.
Escolhe algumas ideias divertidas, mistura-as com muita imaginação e deixa-as
de molho durante uns minutos...
(Pensar) __________ naquilo que vais
escrever.
(Organizar) __________ um plano para
explicares tudo muito bem e evitares repetições.
(Escrever) __________ o texto na tua
folha e (usar) __________ as palavras de que mais gostares.
À medida que o texto vai crescendo,
(dividir) __________ as ideias em parágrafos.
Por fim, (dar) __________ um título
ao teu texto e (ler) __________ tudo com muita atenção para veres se
o texto ficou mesmo delicioso!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário