1. Faça a
correspondência entre cada frase e o seu tipo.
|
|
Frases
|
|
|
Tipos
de frase
|
|
A
|
Que
livro é esse que tens aí?
|
|
|
Imperativo
|
|
B
|
É uma
peça de teatro.
|
|
|
Exclamativo
|
|
C
|
Estou
curioso!
|
|
|
Interrogativo
|
|
D
|
Mostra-me
o livro.
|
|
B
|
Declarativo
|
2. Leia a
seguinte lista de palavras.
Coloca as palavras
por ordem alfabética, numerando-as.
teatro
cena
palco
atores
público
fila
bilhete
lugar
sala
3. Leia os vários
significados da palavra cena, tal como aparecem num dicionário.
Repara como cada
significado tem um número diferente.
|
cena, s. f. 1 palco; 2 divisão de um ato de peça teatral;
3 acontecimento; 4 escândalo; discussão.
|
Nas frases abaixo, a
palavra cena tem significados diferentes.
a) Escolhe o mais
adequado e escreve o seu número no
.
b) Segue o exemplo e
completa o quadro. Escreve o verbo que pertence à família de
palavras de cada um dos nomes.
|
NOME
|
VERBO
|
|
sonho
|
sonhar
|
|
peso
|
|
|
susto
|
|
|
inveja
|
|
|
fala
|
|
4. Leia as palavras do quadro seguinte. Vais
formar os seus antônimos.
Começa por assinalar
com X o prefixo que tens de acrescentar a cada palavra, para
escreveres o seu antônimo. Segue o exemplo.
|
|
|
PREFIXOS
|
|
|
|
|
palavras
|
|
in
|
des
|
|
antônimos
|
|
visível
|
|
X
|
|
|
invisível
|
|
fazer
|
|
|
|
|
|
|
calçar
|
|
|
|
|
|
|
feliz
|
|
|
|
|
|
|
ligar
|
|
|
|
|
|
5. Leia a frase.
Naquela noite, a Ana
e o anão conversaram perto da janela.
Escreve o pronome
pessoal que substitui as palavras sublinhadas na frase.
Naquela noite,
__________________ conversaram perto da janela.
6. Preenche os espaços em branco com as formas
do Pretérito Perfeito dos verbos indicados entre parênteses.
|
Fazer teatro é bem
divertido!
Na nossa escola, fizemos um cantinho
dedicado ao teatro.
Cada um de nós (trazer)
______________ alguma coisa. O João
(pedir) ______________ ao avô
um chapéu antigo. A Maria
(conseguir) ____________ um
vestido de noiva. A Sara e a Marta
(arranjar) ____________ várias
malas e casacos das amigas da mãe.
A professora (oferecer)
____________ brincos, colares e pinturas.
Na biblioteca, escolhemos as peças
que vamos representar. São
sempre um sucesso!
|
7. Preenche os espaços em branco com a
forma verbal correcta.
|
pode-se
|
|
Gostava que o anão Martim
____________ ir connosco ao
teatro.
|
|
|
|
|
|
pudesse
|
|
|
esconde-se
|
|
Ele ____________ sempre que ouve
vozes de pessoas.
|
|
|
|
|
|
escondesse
|
|
8. Leia a frase que se segue.
Reescreve essa frase,
substituindo três vezes o «e» pelo sinal de pontuação adequado.
A Ana leva os livros
e os cadernos e o estojo e a régua e o lanche na mochila.
9. Lê os vários
significados da palavra prova, tal como aparecem num dicionário.
|
prova n.
f. 1 ato de provar
a verdade; 2 o que
comprova, comprovativo;
3 teste de avaliação; 4 competição
desportiva; 5 ato de provar
um alimento.
|
Nas frases abaixo, a
palavra prova tem vários significados. Escolhe o mais adequado
a cada frase e escreve o seu número no
.
|
|
Quando se acusa alguém, deve apresentar-se uma prova.
|
|
|
Fomos a uma prova de queijos durante a visita de
estudo.
|
|
|
A prova de aferição correu-me bem.
|
|
|
O João ganhou a prova de atletismo.
|
Tens aqui uma receita
com as instruções que deves seguir para escreveres um bom texto.
10. Leia a receita
primeiro. Depois preenche os espaços em branco com as formas adequadas dos
verbos indicados entre parênteses.
|
Receita
Para escrever um
bom texto
Recorda os textos que conheces.
Escolhe algumas ideias divertidas, mistura-as com muita imaginação e deixa-as
de molho durante uns minutos...
(Pensar) __________ naquilo que vais
escrever.
(Organizar) __________ um plano para
explicares tudo muito bem e evitares repetições.
(Escrever) __________ o texto na tua
folha e (usar) __________ as palavras de que mais gostares.
À medida que o texto vai crescendo,
(dividir) __________ as ideias em parágrafos.
Por fim, (dar) __________ um título
ao teu texto e (ler) __________ tudo com muita atenção para veres se
o texto ficou mesmo delicioso!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário