APRESENTAÇÃO
A proposta a seguir trata-se de
uma sequência de atividades elaboradas para trabalhar com as crianças que
apresentaram baixo desempenho nas avaliações diagnósticas e, portanto,
necessitam de intervenção pedagógica mais direcionada.
Neste trabalho, priorizamos o
Eixo “Apropriação do Sistema de Escrita” porque nele estão as capacidades que
os alunos desse nível de desempenho, precisam consolidar para avançar no
processo de alfabetização, sem perder de vista o letramento.
Vale ressaltar, desta forma, a
necessidade e a importância do trabalho com a diversidade textual na escola,
pois, ela permite aos alunos a aquisição de um conhecimento amplo dos textos
que circulam na sociedade, de seu funcionamento nas práticas sociais. Assim,
com certeza, as crianças terão facilidade de compreendê-los e produzi-los
quando precisarem.
Lembramos que este material é
apenas uma sugestão que visa auxiliar no trabalho de intervenção. Ele não é
engessado e não tem fim em si mesmo, portanto, está passível de mudanças e
sugestões de melhoria. Contamos com a
criatividade do professor para aplicá-lo e
enriquecê-lo.
É
preciso definir:
1.
Público-alvo: alunos do 3º ano de escolaridade que apresentaram
dificuldades na avaliação diagnóstica aplicada em março/2012, ou seja, alunos
que ainda não consolidaram o processo de alfabetização.
OBS:
nossa prioridade neste momento são os alunos do 3º ano. Caso seja
viável para a escola, sugerimos incluir nesta intervenção também os alunos que
estão no 4º ano e que apresentaram baixo desempenho no PROALFA/2011.
Este
material também é passível de ser trabalhado com alunos de outros anos de
escolaridade ainda não alfabetizados ou ainda com turmas de 1º e 2º anos. Vale
ressaltar apenas a necessidade de adaptações de acordo com a idade dos alunos.
Ex: para alunos maiores, selecionar um texto mais compatível com a idade.
2.
Metodologia:
Trabalho
em pequenos grupos, fora da sala de aula.
Cabe
à escola definir qual a melhor estratégia de atendimento, prevendo:
- Dias
e horários de atendimento;
- Local
da intervenção;
- Responsáveis
por sua aplicação.
OBS:
Sugerimos grupos entre 4 e 10 alunos, no máximo. Se tiver mais de dez
alunos formar dois grupos de intervenção.
Orientamos
que converse com a dupla de Analistas da SRE responsável pelo atendimento à sua
escola para maiores detalhes.
3.
Período de duração: até que os alunos avancem no processo de
alfabetização.
4.
Funções:
- DIRETOR:
cabe a você gerenciar o trabalho de intervenção, propiciando as condições
necessárias para que ele aconteça;
- ESPECIALISTA:
sua função é a de acompanhar e auxiliar o trabalho do professor da intervenção.
Ajude-o no preparo de materiais; acompanhe e monitore o desenvolvimento dos
alunos; promova o intercâmbio entre o professor da intervenção e o(s) da(s)
turma(s) regular(es) onde esses alunos se encontram;
- PROFESSOR:
seu papel é fundamental neste trabalho. Pedimos que leia a proposta com
bastante atenção e prepare os materiais com antecedência. Contamos também com
suas sugestões e opiniões.
Eixo: Leitura
CAPACIDADE
(Caderno 2 –SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Desenvolver atitudes e disposições
favoráveis à leitura
Desenvolver capacidades necessárias à
leitura com fluência e compreensão:
(i) Identificar finalidades e funções
da leitura, em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da
contextualização
|
D9 – Ler pequenos textos.
|
- Organizar
a sala para a leitura do texto, deixando os alunos bem à vontade, mas atentos
à leitura que você fará. Contextualizar o texto:
- Informe
o gênero, explicando o que é uma quadrinha e que esta música é formada de
três quadrinhas.
- Diga
que ele (texto) está escrito em um “cartaz” (que é o suporte).
- Explique
porque você selecionou este texto, criando nas crianças a expectativa em
conhecê-lo (use toda sua criatividade! Cante a música.)
- Ler
o texto para os alunos e trabalhar as questões de compreensão oralmente.
a) Você percebeu que o texto nos informa
que a galinha e o galo usam vestimentas diferentes? Por que será?
b) Como você imagina ser uma saia de
galinha e um paletó de galo? Por quê?
c) Além da doença da galinha, o que pode
ter motivado os pintinhos à correria para chamar o doutor?
d) O que você pode entender da atitude
do galo em relação à doença da galinha?
e) Quais as causas podem ter provocado a
doença da galinha?
f) O que você imagina, de acordo com o
texto, que o doutor fez para curar a galinha?
|
Eixo: Apropriação do
sistema de escrita
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Dominar convenções gráficas:
(i) Compreender a orientação e o alinhamento da escrita da
língua portuguesa.
|
D4 - Conhecer as direções e o alinhamento da escrita
|
-
Mostre o 1º cartaz com o a quadrinha escrita em letra imprensa maiúscula;
-
Leia a quadrinha pausadamente, passando o dedo
em cima de cada palavra;
-
Repita a leitura até que os alunos estejam
familiarizados com as palavras da quadrinha a ponto de saber repeti-la
sozinhos; Você também pode cantá-la
e/ou encená-la (fazendo gestos).
-
Peça então para que os alunos leiam a quadrinha
(enquanto eles leem, vá passando a régua em cima de cada palavra lida,
mostrando que a leitura é feita da esquerda
para direita e de cima para baixo);
-
Peça também para que um aluno (ou um aluno de
cada vez) vá até o cartaz e leia a quadrinha. Oriente-os a ir passando a
régua em cada palavra como você fez.
-
Peçam para que identifiquem a primeira e a
última palavra da quadrinha e/ou de cada verso (falando em voz alta ou
apontando no texto).
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) Pedir para os alunos copiarem no
caderno a quadrinha.
Observar se eles respeitam as direções
da escrita (esquerda para a direita; parte superior para a parte inferior)
e as margens, se utilizam corretamente as linhas, se iniciam a
escrita no local adequado.
2) Pedir para os alunos colorirem de
vermelho a primeira palavra de cada linha e de azul a última palavra.
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Dominar convenções gráficas:
(ii) Compreender a função de segmentação dos espaços em
branco e da pontuação
|
D7 - Compreender a função de segmentação dos espaços em
branco na delimitação de palavras em textos escritos (consciência de
palavras).
|
-
Distribua a quadrinha (texto) para cada aluno e
peça para que eles coloram de lápis amarelo os espaços em branco;
-
Leve o aluno a perceber que após cada espaço
temos uma nova palavra;
-
Peça para que eles contem o número de palavras
encontradas na primeira linha;
-
Repita o procedimento com as demais linhas.
Atenção:
verifique o número encontrado por cada aluno. Caso haja divergências (erros),
discuta sobre palavras x espaçamento.
-
Proponha a contagem do número de letras que
compõe cada palavra. Se for o caso, mostre que existem palavras que são representadas
por poucas letras (“os”; “a”; são exemplos nessa quadrinha).
-
Circular de vermelho as palavras com mais de 8 letras;
-
Circular de rosa as palavras com 6 letras;
-
Circular de verde as palavras com 1 letra.
-
Questionar: “Nesse texto tem alguma palavra
repetida? (Deixar que os alunos descubram). Vamos
sublinhá-las? Agora, vamos contar quantas vezes cada uma delas aparece no
texto?”
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) FRASES COM PALAVRAS EMENDADAS
-
Divida
os alunos em grupos.
-
Distribua
para cada grupo fichas que contenham frases
da quadrinha com as palavras
emendadas. Ex: AGALINHAPINTADINHA / EOGALOCARIJÓ/
AGALINHAUSASAIA
Obs: utilizar
letra de imprensa maiúscula, pois foi este o tipo de letra usada até então.
-
Disponha
sobre a mesa fichinhas individuais com as palavras da quadrinha.
-
Cada
grupo deve organizar (formar) a frase corretamente (com os espaçamentos entre
as palavras).
2)
CLASSIFICANDO AS PALAVRAS QUANTO AO NÚMERO DE LETRAS
- Aproveitando a atividade anterior, distribuir a tabela
para cada aluno.
1 letra
|
2 letras
|
3 letras
|
4 letras
|
5 letras
|
6 letras
|
7 letras
|
8 letras
|
9 letras ou mais letras
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
-
Pedir
para que os alunos copiem as palavras da quadrinha no espaço correspondente.
-
Concluído
o passo anterior, distribuir revistas, jornais ou outros impressos e pedir para
que os alunos selecionem (recortem) palavras. Em seguida, classificá-las quanto
ao número de letras, colando-as na mesma tabela.
Professor: esteja atento durante o
desenvolvimento da atividade e, caso os alunos não selecionem palavras com 1 letra apenas, oriente e problematize
essa questão. Mostre a eles que temos palavras compostas dessa maneira também.
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Compreender diferenças entre a escrita alfabética e outras
formas gráficas.
|
D2 – Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como
números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação.
|
-
Apresente o 2º cartaz (desenhos no lugar de palavras);
-
Peça para que os alunos comparem com o 1º cartaz
(letra imprensa maiúscula);
-
Faça perguntas que induzam a pensar na diferença
do 1º para o 2º cartaz;
Atenção! Observe se os alunos já diferenciam
desenhos x escrita.
-
Mostre que os objetos podem ser representados
através de DESENHOS ou através de um conjunto de LETRAS:
-
Aponte para o desenho da ‘galinha’ e peça para
que os alunos digam seu nome;
-
Em seguida, mostre a escrita correspondente à
palavra no outro cartaz.
-
Repita o procedimento com os outros desenhos.
-
Agora faça o contrário: aponte para a palavra
escrita e peça para que digam seu desenho correspondente.
Professor: Nomeie
também os outros símbolos que aparecem na quadrinha (sinais de pontuação).
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) JOGO DA MEMÓRIA
- Divida os alunos em grupos;
- Distribua fichinhas sobre a mesa com os desenhos;
- Distribua também fichinhas com a representação gráfica
(escrita em caixa alta) desses desenhos;
- Embaralhe e coloque as fichinhas com os desenhos e
escritas viradas para baixo;
- Um aluno joga por vez. Definir quem começa por sorteio,
“2x1”, “par ou ímpar”, etc;
- O primeiro aluno vira 2 cartas (uma por vez). Se formar
par, continua jogando. Se não formar par, passa a vez. E assim, sucessivamente.
Ganha quem forma o maior número de pares.
- Pedir para registrarem as palavras do jogo no caderno.
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Conhecer o alfabeto
(i) Compreender a categorização gráfica e funcional das
letras
|
D1 – Identificar letras do alfabeto
|
-
Disponibilize o alfabeto disposto em ordem
em um cartaz para visualização dos alunos;
Dicas:
1) é ideal que o alfabeto esteja na altura do olhar dos alunos
(nem muito no alto, nem baixo). De preferência, utilize a cor vermelha, pois
ela chama a atenção e ajuda na fixação.
2) Nesse momento, utilize o alfabeto de letra
imprensa maiúscula, mas lembre-se de modificá-lo, acrescentando os outros
tipos de letras (minúscula e cursiva) a medida que elas forem trabalhadas.
3) Não é recomendável colocar desenhos para
representar letras.
-
Verifique e esteja atento ao conhecimento prévio
que os alunos têm sobre o alfabeto;
-
Apresente o alfabeto letra por letra,
nomeando-as;
-
Ofereça um modelo (em folha avulsa) para cada
aluno e peça para que colem no caderno.
-
Distribua um conjunto de alfabeto móvel (com as
26 letras – imprensa maiúscula) para cada aluno (ou para grupos de alunos).
Obs: podem ser fichas de papel com as letras, caso não
disponibilize do alfabeto em E.V.A., madeira ou outros.
-
Aponte, no cartaz do alfabeto, uma letra e diga
seu nome.
-
Peça para que os alunos a identifiquem no
alfabeto móvel, repetindo seu nome;
-
Faça o mesmo procedimento com várias letras.
Atenção! Procure
observar cada aluno individualmente e registrar suas dificuldades.
-
Varie a atividade das seguintes formas:
1)
Sem apontar no cartaz, diga uma letra e peça
para que os alunos a identifiquem no alfabeto móvel.
2)
Retorne ao cartaz e aponte uma letra. Peça para
que os alunos identifiquem no alfabeto móvel a letra que vem antes/depois
daquela que você apontou.
RETORNANDO À QUADRINHA...
·
Peça que identifiquem palavras que tenham a
letra “G”, colorindo-o de azul;
·
Depois, peçam para que identifiquem a letra “S”, colorindo-o de vermelho.
Atenção! Observe
se os alunos concentram a atenção apenas na identificação de letras no início de palavras. Se necessário,
oriente/chame a atenção quanto às diferentes posições das letras “G” e “S” nas
palavras – início, meio e fim.
·
Repita o procedimento com outras letras.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) FORMANDO PALAVRAS COM O ALFABETO MÓVEL
- Utilizando o cartaz com
desenhos (2º cartaz utilizado), pedir para que os alunos escrevam as palavras,
utilizando o alfabeto móvel.
2) DITADO DE LETRAS
3) PROCURANDO NOVAS PALAVRAS
- Distribua fichas com as palavras da
quadrinha e peça para que cada aluno selecione 2 ou 3 palavras;
- Pedir para identificarem a 1ª letra
de cada palavra;
- Construir no caderno uma
tabela. Faça um modelo para os alunos no
quadro.
Exemplo: se o aluno selecionou as palavras “Galinha”
e “Pintinhos”, a tabela ficará assim:
G
|
P
|
|
|
- Disponibilizar revistas, jornais e
outros impressos.
- Pedir para recortarem palavras que
comecem iguais às palavras selecionadas (mesma letra inicial).
- Colar na tabela.
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Conhecer o alfabeto:
(ii) Conhecer e utilizar diferentes tipos de letras (de fôrma
e cursiva)
|
D4 – Distinguir, como leitor, diferentes tipos de letras.
|
-
Introduza agora o 3º cartaz (letra de
imprensa minúscula);
-
Compare-o com o 1º cartaz (letra imprensa
maiúscula);
-
Faça perguntas que induzam a pensar na diferença
do 3º para o 1º cartaz;
-
Mostre que podemos representar letras e palavras
com diferentes tipos de letras;
-
Apresente o alfabeto (imprensa minúsculo) letra
por letra, nomeando-as;
OBS: Releia as dicas que foram dadas
sobre o alfabeto anteriormente.
-
Ofereça um modelo (em folha avulsa) para cada
aluno e peça para que colem no caderno.
-
Distribua fichinhas sobre a mesa com palavras da quadrinha escritas com os
diferentes tipos de letras apresentados (imprensa maiúscula e minúscula) e
peça para que os alunos unam os pares.
-
Apresente posteriormente o 4º cartaz com letra
cursiva;
-
Repetir os mesmos procedimentos informados
acima.
Atenção! Somente se achar oportuno e produtivo,
apresente o 3º e o 4º cartaz no mesmo dia. Isso porque, alguns alunos já
devem conhecer os diferentes tipos de letras, portanto, podem ter facilidade
no desenvolvimento das atividades. Mas tenha certeza de que isso não
prejudicará a assimilação/aprendizagem.
Professor: mostre, problematize e
discuta com os alunos o porquê de algumas letras aparecerem em letra
maiúscula (tanto no 3º quanto no 4º cartaz). Conclua que é porque estão no
início de frase.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) BINGO DE LETRAS COM DIFERENTES
ESCRITAS (GRAFIAS)
- Construa
diferentes cartelas com letras do alfabeto em imprensa minúscula;
- Faça um
saquinho com as mesmas letras, só que em letra imprensa maiúscula;
- Retire uma
letra por vez e mostre aos alunos ou “cante” a letra;
- Aquele que
tiver a letra correspondente marca;
- Ganha quem
preencher primeiro a cartela.
Variação
do jogo: construir
cartelas com letras cursivas e/ou cartelas mescladas (maiúscula, minúscula e
cursiva).
2) JOGO DO MICO
- Construa um baralho com palavras da quadrinha e escritas em diferentes tipos
de letras (imprensa maiúscula, imprensa minúscula, cursiva). Desta forma,
teremos para cada palavra, três cartas. O baralho também deve conter uma única
carta com o mico (desenho e escrita).
- Divida os alunos em duplas, trios ou grupos;
- Embaralhe as cartas;
- Distribua 3 cartas por aluno; a
que sobra fica sobre a mesa, virada para baixo;
- O primeiro a jogar retira a carta virada e repassa uma de suas cartas;
- Quem sai como o mico, tem que ir passando a carta à frente a cada
rodada;
- O objetivo é formar trincas (3 palavras iguais em letras diferentes);
- Quem ficar com o mico, perde o jogo e paga um “mico”.
- Ao final da atividade, todos os alunos devem copiar no caderno as palavras
que conquistaram no jogo, com as diferentes grafias apresentadas.
3) Copiar a
quadrinha com letra cursiva no caderno.
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Reconhecer
unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
|
D5 – Identificar, ao ouvir uma palavra, o número de sílabas
(consciência silábica).
|
Utilizar novamente o cartaz com a quadrinha;
SÍLABAS
-
Escolher uma palavra da quadrinha;
-
Falar a palavra pausadamente (silabando) e
perguntar aos alunos: “Quantos pedaços tem esse palavra?” ou “Quantas vezes
abrimos a boca para falá-la?”. Bater palmas a cada sílaba.
Atenção!
Explicar que esses pedaços são as sílabas.
-
Repetir o procedimento com cada palavra da
quadrinha.
-
Distribuir a quadrinha (texto) para que cada
aluno:
-
Colora de vermelho palavras com 1 sílaba;
-
Colora de verde palavras com 2 sílabas;
-
Colora de azul palavras com 3 sílabas;
-
Colora de amarelo palavras com 4 sílabas.
------------------------------------------------------------------
SUGESTÃO
-
Trabalhar com nomes dos alunos da sala é muito
significativo nesse processo.
-
No trabalho com a consciência silábica, o
professor pode aproveitar esse conhecimento (nome dos alunos) e
identificar/classificar aqueles que têm 2 sílabas, 3 sílabas, 4 sílabas....
Atenção! Não
utilizar sobrenomes; apenas nomes.
Nos nomes compostos (Ex: Ana Maria;
João Pedro) trabalhar com as 2 partes do nome, mas informar que são 2
palavras para 1 nome.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) TRILHA
-
Distribua
para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
-
Disponibilize
um envelope com as palavras da quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra e
falar o número de sílabas. Se estiver correto, ele anda o número de casas
correspondentes ao número de sílabas da palavra. Se não estiver correto ele
passa vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha primeiro.
2) TABELA
-
Registrar
as palavras da quadrinha no caderno, em forma de tabela, classificando-as
quanto ao número de sílabas.
1 sílaba
|
2 sílabas
|
3 sílabas
|
4 sílabas
|
|
|
|
|
3) DESCOBRINDO SÍLABAS NOS NOMES DOS COLEGAS
-
Organizar
os alunos em círculo ou fileiras;
-
O
primeiro aluno fala o nome do segundo e, em seguida, repete-o, batendo palmas para cada sílaba. Se
acertar, passa a vez para o colega ao lado. Se errar, paga uma prenda e sai da
brincadeira.
-
Repetir
o mesmo procedimento para os demais alunos até que fiquem poucos alunos.
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Reconhecer
unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
|
D6 – Identificar sons
de sílabas (consciência fonológica e fonêmica)
|
SÍLABA INICIAL
-
Escolher uma palavra da quadrinha e escrevê-la
no quadro. Ex: “GALINHA”;
-
Pedir aos alunos para identificar o primeiro
pedaço (sílaba) = “GA”. Destacá-lo;
-
Escrever abaixo, outra palavra que também comece
com “GA”, como no exemplo:
GALINHA
GALO
-
Pedir para dizerem outras palavras que começam
com o mesmo som. Ex: “Gato”; “gaveta”; ...
-
Repetir o procedimento com outras palavras da
quadrinha;
DICA: Inicie com palavras de padrão silábico mais
simples - as sílabas canônicas (Consoante+Vogal) – até chegar aos outros
padrões silábicos.
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1) TRILHA
-
Distribua
para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
-
Disponibilize
um envelope com as palavras da quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra e
falar a sílaba inicial. A cada acerto o aluno anda uma casa. Se não
estiver correto ele passa a vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha
primeiro.
-
Registrar
no caderno, as palavras conquistadas no jogo, destacando a sílaba inicial.
2) PROCURANDO NOVAS PALAVRAS
-
Distribuir
revistas, jornais ou outros impressos e pedir para que os alunos selecionem
(recortem) palavras que comecem com a mesma sílaba das palavras escritas no
caderno na atividade 1.
3) LÁ VEM O CAMINHÃO CARREGADO DE...
-
Sentar
os alunos em círculos;
-
Selecionar
palavras da quadrinha e propor a brincadeira. Ex: Lá vem o caminhão
carregado de... palavras que comecem como
“saia”.
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Reconhecer
unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
|
D6 – Identificar sons
de sílabas (consciência fonológica e fonêmica)
|
SÍLABA FINAL (RIMAS)
-
Utilizar o cartaz ou escrever a quadrinha no
quadro:
-
Grifar/colorir as palavras, destacando as rimas:
CARIJÓ, PALETÓ.
-
Pedir para os alunos dizerem o que essas
palavras têm em comum (Deixar que eles concluam que elas ‘terminam iguais’ ou
que ‘combinam’);
-
Perguntar qual nome se dá a essa “combinação”.
Se for necessário, explicar que são rimas.
-
Escrever no quadro outra palavra da quadrinha e
fazer uma rima, como no exemplo abaixo:
“GALINHA”
“PINTADINHA”
“ROUPINHA”
-
Ao verificar que todos entenderam, propor que os
alunos criem novas rimas a partir da palavra selecionada;
-
Variar a formação de rimas com outras palavras
da quadrinha, como por exemplo:
“DOENTE” “CORRENDO”
“PENTE”
“COMENDO”
“DENTE” “CRESCENDO”
|
OBS: As atividades 1 e 2 são as mesmas
propostas para o trabalho com sílabas iniciais. Estão apenas adaptadas para as
rimas.
1)
TRILHA
-
Distribua
para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
-
Disponibilize
um envelope com as palavras da quadrinha. Coloque
no envelope apenas palavras possíveis de construir rima. Cada aluno deve
retirar uma palavra e formar uma rima com ela. A cada acerto o aluno anda uma
casa. Se não estiver correto ele passa a vez. Ganha o aluno que chegar ao final
da trilha primeiro.
-
Registrar
no caderno, as palavras conquistadas no jogo com as respectivas rimas criadas.
Se necessário, auxilie o aluno na escrita das palavras criadas.
2) LÁ VEM O CAMINHÃO CARREGADO DE...
a.
Selecionar
palavras da quadrinha e propor a brincadeira. Ex: Lá vem o caminhão
carregado de... palavras que terminem
como “GALINHA”, etc.
3) RIMANDO
-
Distribuir
o poema abaixo e as figuras separadamente.
-
Nomear
cada figura: MACACO, ABELHA, BARATA, JUMENTO, CABRITA.
-
Ler o poema para os alunos, pedindo para que os alunos
coloquem as figuras nos espaços em que rimem.
ANINHA
BRINCA DE _____________
MARÍLIA
DE MÃE E _______________
MARIAZINHA
SUA __________________
RENATO
DE GATO E ______________
JOÃO
DE POLÍCIA E ______________
ANDA DE __________________
TIETA
DE ___________________
E JANETE
DE ___________________
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Reconhecer
unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc.
|
D6 – Identificar sons
de sílabas (consciência fonológica e fonêmica)
|
SÍLABA MEDIAL
-
Escrever no quadro a palavra “CARIJÓ”, separada
em sílabas;
-
Pedir para os alunos identificarem o 2º
pedacinho (sílaba) desta palavra “LI”, destacando-o;
CA RI JÓ
-
Escrever logo abaixo, a palavra “MARINA”, repetindo o mesmo
procedimento.
MA RI NA
-
Questionar se os pedaços destacados são iguais.
-
Insira agora a palavra “QUERIDO”.
-
Torne a perguntar se são iguais.
-
Agora, vamos inserir a palavra “CARRINHO”.
-
Perguntar: “E agora, são iguais?”
-
Discutir com os alunos, chamando a atenção para
a diferença sonora.
-
Adaptar este procedimento com outras palavras da
quadrinha, dando preferências às palavras trissílabas, com sílaba medial
canônica (GALINHA; PALETÓ; INJEÇÃO).
|
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
OBS: Valem as mesmas ressalvas
anteriores. A atividade 1 está apenas adaptada para sílaba medial.
1) TRILHA
-
Distribua
para cada aluno uma cartela com a trilha (tabuleiro).
-
Disponibilize
um envelope com as palavras da quadrinha. Coloque
no envelope apenas palavras trissílabas para não dificultar a atividade.
Cada aluno deve retirar uma palavra e falar a sílaba do meio. A cada acerto o
aluno anda uma casa. Se não estiver correto ele passa a vez. Ganha o aluno que
chegar ao final da trilha primeiro.
-
Registrar
no caderno, as palavras conquistadas no jogo, destacando a sílaba medial.
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
|
DESCRITOR
(PROALFA 2011)
|
DESENVOLVIMENTO
|
Compreender
a natureza alfabética do sistema de escrita.
|
D8 – Ler palavras
D25 – Escrever palavras
|
-
Selecionar 1 palavra da quadrinha e escrevê-la
no quadro.
-
Pedir para que os alunos digam o número de
sílabas da palavra.
-
Reescrever a palavra no quadro, separando bem as
sílabas. Exemplo: se a palavra escolhida foi “CORRENDO”,
COR REN
DO
-
Questionar: “Todas as sílabas são iguais? Em que
elas são diferentes?”
-
Levar os alunos a perceberem que sílabas são
formadas por 1, 2, 3 ou mais letras.
-
Pedir para que os alunos contem o número de
letras em cada sílaba da palavra.
-
Chamar a atenção para os sons das sílabas individualmente,
pronunciando cada fonema prolongadamente. Ex: na 1ª sílaba de CORRENDO; pronunciar “corrrrrrr”, prolongando
o som do [R];
---------------------------------------------------------------
-
Trabalhar com outras palavras da quadrinha,
repetindo todos os procedimentos acima.
Professor,
para detalhar melhor as atividades de sons de fonemas, indicamos consultar:
-
Adams,
Marylin Jager. et al. Consciência
fonológica em crianças pequenas. Ed. Artmed.
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
DE CONSOLIDAÇÃO E/OU AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1) TRILHA
-
Vamos
repetir o jogo da trilha, agora com o objetivo de comparar nº de letras X nº de
sílabas.
-
Disponibilize
um envelope com as palavras da quadrinha. Cada aluno deve retirar uma palavra.
O professor escolhe uma sílaba da palavra, pronunciando
com entonação e pede para o aluno dizer quantas letras tem aquela sílaba. Se estiver correto, ele anda uma casa. Se
não estiver correto ele passa vez. Ganha o aluno que chegar ao final da trilha
primeiro.
2) FORMANDO NOVAS PALAVRAS
-
Selecionar
palavras em que a partir da troca de um fonema (letra), formamos novas palavras.
-
Escreva
no quadro, por exemplo, a palavra MATO.
-
Abaixo
da palavra, colocar um tracinho no lugar da 1ª letra, seguido da terminação
ATO.
____ ATO
-
Forme
uma nova palavra, mostrando aos alunos como fazer. Ex: GATO.
-
Dada
a palavra, marque o tempo (cerca de 2 minutos);
-
Ganha
o aluno que formar o maior número de palavras.
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
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DESCRITOR
(PROALFA 2011)
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DESENVOLVIMENTO
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Dominar as relações entre
fonemas e grafemas:
(i) Dominar regularidades
ortográficas;
(ii) Dominar irregularidades
ortográficas.
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D25 – Escrever palavras.
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VAMOS ESTUDAR A LETRA “S”?
-
Distribuir novamente a quadrinha (texto) para os
alunos e marcar todas as palavras que contem a letra “S”.
Atenção!
Auxilie os alunos a encontrarem todas as palavras que tenham o “S”, pois
alguns podem ter dificuldade de encontrá-la no meio das palavras.
-
Copiar no caderno as palavras encontradas, em
forma de lista (uma embaixo da outra);
-
Na frente de cada palavra, reescrevê-la,
separando-a em sílabas.
-
Marcar, em cada sílaba separada, a letra “S”.
-
Criar uma tabela no quadro e solicitar que os
alunos copiem no caderno:
-
Pedir para que eles preencham a tabela, copiando
nas respectivas colunas, as palavras com a letra “S”.
-
Questionar: “O que vocês aprenderam sobre o uso
da letra S?”
-
Chamar a atenção para o som da letra S nas
diferentes palavras e/ou sílabas.
-
-
Procurar em revistas, jornais e outros impressos
palavras com a letra “S”.
-
Recortá-las e colá-las na tabela construída.
Atenção!
Se acontecer de encontrarem palavras com SS, discuta o uso e o som desse
dígrafo.
PROFESSOR: trabalhamos
aqui com o exemplo da letra S. Sugerimos que você crie com o Especialista da
escola maneiras de trabalhar a ortografia de outras palavras.
DITADO
Atenção!
Retirar todos os cartazes e palavras da quadrinha. Os alunos não devem ter
contato visual com a escrita das palavras da quadrinha nesse momento.
-
Nas palavras que apresentam irregularidades
ortográficas, (Ex: paletó – Alguns alunos podem grafar com I “palitó”), parar
o ditado e perguntar como eles a escreveram.
-
Discutir e socializar as diferentes escritas
apresentadas pelos os alunos. Escrever no quadro as diferentes formas.
-
Em seguida, apresentar o cartaz e confrontar com
as hipóteses apresentadas.
-
Propor a autocorreção.
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
DE CONSOLIDAÇÃO E/OU AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1) CRUZADINHA
Faça uma
cruzadinha com as palavras da quadrinha. Na folha, deixe as palavras escritas
para que os alunos coloquem o número de letras correspondentes. O objetivo é
que os alunos associem o número de letras da palavra com o seu respectivo
quadrinho (nº de letras = nº de quadrinhos). Atenção! Pode acontecer de
palavras diferentes terem o mesmo número de letras, mas o aluno tem que
perceber que a posição da palavra na cruzadinha afeta outras palavras.
2) FORCA
Divida os
alunos em duplas. Utilizando as palavras da quadrinha, um aluno deve fazer a
forca para que o outro grupo adivinhe. Faça um modelo no quadro, trabalhando
coletivamente, para que os alunos aprendam a brincadeira.
Em
seguida, os alunos devem formar frases com as palavras da forca.
3) CAÇA-PALAVRAS
Fazer a
atividade da maneira tradicional, utilizando as palavras da quadrinha.
4) TEXTO LACUNADO
Divida os
alunos em grupos.
Distribua para cada grupo uma folha com a quadrinha, mas no
lugar de algumas palavras deixe espaços em branco. Deixe sobre
a mesa as palavras da quadrinha. Cada
grupo deve procurar e colocar as palavras corretas sobre os espaços em branco.
A __________________ PINTADINHA
E O _____________ CARIJÓ
A GALINHA USA _______________
E ____ GALO _______________
OBS: Pode-se variar esta atividade,
utilizando também palavras escritas com letra cursiva e/ou trocando as palavras
a completar.
CAPACIDADE
(Caderno 2 – SEE/Ceale)
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DESCRITOR
(PROALFA 2011)
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DESENVOLVIMENTO
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Não há
capacidade corresponde ao descritor no Eixo Apropriação do sistema de
escrita.
Ele está
mais ligado ao Eixo Leitura.
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D9 – Ler pequenos textos.
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Ler o texto novamente para os alunos, chamando
agora a atenção para as questões de interpretação; de compreensão.
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Trabalhar com o sentido de palavras.
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SUGESTÕES DE ATIVIDADES
DE CONSOLIDAÇÃO E/OU AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
1.
TEXTO FATIADO
Divida os alunos em grupos. Distribua
para cada grupo fichas com as frases da quadrinha fora da ordem. Os alunos
devem organizar as frases na ordem correta.
2.
COMPREENDENDO O TEXTO
Trabalhar oralmente
questões como:
a) Você conhece
uma galinha pintadinha?
b) As galinhas que
você conhece usam roupas?
c) Quem é o doutor
da galinha?
d) Quais as causas
que podem ter provocado a doença da galinha?
e) O que você
imagina que o doutor fez para curar a galinha?
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USE TODA SUA CRIATIVIDADE PARA CRIAR NOVAS ATIVIDADES E BRINCADEIRAS!!!!!!
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