sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PROJETO O PATINHO FEIO

Turma: 1° ano

JUSTIFICATIVA

O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.

OBJETIVOS:

Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de  maneira lúdica e criativa; Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos  da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva entre  professora e alunos e facilitar uma melhor integração no  ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a  realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita.

MATERIAL

- CD da história O Patinho feio
- CD da música O Pato
- VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor,
 giz de cera, cartolina,...).
- Sucatas diversas para confecção de fantoches

DESENVOLVIMENTO
- Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
- Ler a história toda e mostrar as figuras;
- Apresentar a turma um patinho, onde os alunos levarão para casa, e registrarão como foi o dia com o patinho.
- Cuidar e observar o patinho diariamente na sala de aula dar um nome ao patinho
Ouvir o CD;
- Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
- Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
- Ouvir outras histórias como; O Pato medroso;
- Assistir o filme: O Patinho feio e fazer a comparação
com a história;
- Dramatização e teatro;
- Atividades orais e/ou escritas tais como:
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Seqüência com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Frases enigmáticas;
- Cantar a música O Pato de Vinícius de Maraes e Toquinho;
- Confecção de um livro;

TEMAS TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade,  cooperação, organização, solidariedade. Trabalho
coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.  Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística. HISTÓRIA GEOGRAFIA, CIÊNCIAS

ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).

TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...


AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.



Um artigo do Gabriel Chalita para refletirmos sobre o valor do respeito ao ser humano. O texto é baseado na história do Patinho Feio.

O Patinho Feio e o valor do respeito

Quem não conhece a história do Patinho Feio? Quem nunca sofreu ou ao menos se comoveu com sua trajetória de sofrimento apenas por ser considerado feio e estranho aos seus?

A riqueza da história de Hans Christian Andersen reside na capacidade de nos tocar profundamente, de despertar em nos o sentimento de amor ao próximo, de solidariedade e de respeito as diferenças. Na história, como na vida real, o preconceito de cor, gênero, credo ou  classe social, prescinde de lógica e de racionalidade para se estabelecer.

Não há alegação plausível, nem por parte dos intolerantes, a capacidade de refletir sobre a importância do outro como peça fundamental no jogo  social. Um jogo que necessita das relações de troca, de amizade e de aprendizado que vem da convivência pacífica entre todos, independentemente da origem ou da história de cada um.

Seja em casa ou na escola, temos o dever de orientar nossas crianças para a aceitação do outro, para a compreensão de que condutas preconceituosas só colaboram para a degradação das relações e da sociedade como um todo. A mensagem de Andersen é clara: a despeito das experiências dolorosas, temos de continuar acreditando em nós mesmos e também nos outros, mesmo que, a princípio, pareçam tão diferentes. Temos de acordar para o fato de que todos podemos ser como cisnes belíssimos, prontos para aproveitar a primavera e para viver uma vida pacífica e digna. A responsabilidade é nossa.

Diz Gabriel Chalita: Devemos estar conscientes da importância de nosso papel de amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes que poderão renovar a confiança em dias melhores. Que essa consciência seja uma realidade e um estímulo a vocês, companheiros de jornada, colegas de cena neste teatro fabuloso que é a escola da vida.

(Fonte: Revista Profissão Mestre)



Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...