Turma: 1° ano
JUSTIFICATIVA
O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
Recuperar as histórias da primeira
infância; Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa; Trabalhar
com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas
crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa; Garantir ainda uma
relação mais afetiva entre professora e alunos e
facilitar uma melhor integração no ambiente escolar; Refletir sobre os
princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a
habilidade da argumentação; Produzir textos diversos coletivamente (narrativos,
descritivos, bilhete, receitas, anúncios,); Explorar a linguagem oral e
escrita.
MATERIAL
MATERIAL
- CD da história O Patinho feio
- CD da música O Pato
- VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
- VídeoTelevisão e DVD; Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
- Sucatas diversas para confecção de fantoches
DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO
- Apresentação do
livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
- Ler a história toda
e mostrar as figuras;
- Apresentar a turma
um patinho, onde os alunos levarão para casa, e registrarão como foi o dia com
o patinho.
- Cuidar e observar o
patinho diariamente na sala de aula dar um nome ao patinho
Ouvir o CD;
- Interpretação oral:
os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que
acontece a história (Onde? Quando?);
- Contar diferentes
obras de diversos autores fazendo a comparação.
- Ouvir outras
histórias como; O Pato medroso;
- Assistir o filme: O Patinho feio
e fazer a comparação
com a história;
com a história;
- Dramatização e teatro;
- Atividades orais e/ou escritas tais
como:
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Seqüência com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Escrita de palavras com letras móvel
- Caça-personagens
- Cruzadinha
- Seqüência com tarjas (música)
- Reescrita coletiva do texto
- Frases enigmáticas;
- Cantar a música O Pato de
Vinícius de Maraes e Toquinho;
- Confecção de um livro;
TEMAS
TRANSVERSAIS
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho
coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística. HISTÓRIA GEOGRAFIA, CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho
coletivo, compartilhar descobertas. Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística. HISTÓRIA GEOGRAFIA, CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais.
Um artigo do Gabriel Chalita para refletirmos sobre o valor do respeito
ao ser humano. O texto é baseado na história do Patinho Feio.
O Patinho Feio e o valor do respeito
Quem não conhece a história do Patinho
Feio? Quem nunca sofreu ou ao menos se comoveu com sua trajetória de sofrimento
apenas por ser considerado feio e estranho aos seus?
A riqueza da história de Hans Christian
Andersen reside na capacidade de nos tocar profundamente, de despertar em nos o
sentimento de amor ao próximo, de solidariedade e de respeito as diferenças. Na história, como na
vida real, o preconceito de cor, gênero, credo ou classe social, prescinde de lógica e de
racionalidade para se estabelecer.
Não há alegação plausível, nem por
parte dos intolerantes, a capacidade de refletir sobre a importância do
outro como peça fundamental no jogo social. Um jogo que necessita das
relações de troca, de amizade e de aprendizado que vem da convivência pacífica
entre todos, independentemente da origem ou da história de cada um.
Seja em casa ou na escola, temos o
dever de orientar nossas crianças para a aceitação do outro, para a compreensão
de que condutas preconceituosas só colaboram para a degradação das relações e da sociedade como um
todo. A mensagem de Andersen é clara: a despeito das experiências dolorosas, temos de continuar
acreditando em nós mesmos e também nos outros, mesmo que, a princípio, pareçam
tão diferentes. Temos de acordar para o fato de que todos podemos ser como cisnes belíssimos, prontos
para aproveitar a primavera e para viver uma vida pacífica e digna. A responsabilidade é
nossa.
Diz Gabriel Chalita: Devemos estar
conscientes da importância de nosso papel de amparar, reerguer, reavivar os
sentimentos, valores e atitudes que poderão renovar a confiança em dias melhores.
Que essa consciência seja uma realidade e um estímulo a vocês, companheiros de jornada,
colegas de cena neste teatro fabuloso que é a escola da vida.
(Fonte: Revista Profissão Mestre)
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