domingo, 3 de maio de 2015

Dinâmicas para trabalhar preconceito

PARTICIPANTES: até 20 pessoas.

TEMPO: 40’

MATERIAL: Etiquetas autocolantes com frases como:SOU CRIATIVO: OUÇA-MESOU INFERIOR: IGNORE-MESOU PREPOTENTE - TENHA MEDOSOU SURDO(A) – GRITESOU PODEROSO(A) – RESPEITESOU ENGRAÇADO(A) – RIASOU SÁBIO(A) – ADMIRE-MESOU ANTIPÁTICO(A) – EVITE-MESOU TÍMIDO(A) – AJUDE-MESOU MENTIROSO(A): DESCONFIESOU MUITO PODEROSO(A): BAJULE-MEAPERTE MINHA MÃOABRACE-MEME ISOLEPISQUE PARA MIMME CONVIDE PARA DANÇARAFASTE-SE DE MIMIGNORE-MESEGURE MINHA MÃODIGA-ME OLÁME FAÇA UM ELOGIOME DESEJE PARABÉNSME FAÇA UM CARINHOME CONVIDE PARA SENTAR

OBJETIVO: Trabalhar temas como: Preconceito, Exclusão Social, “Bullying”(atitudes de chacota, piadinhas e agressões entre os indivíduos, principalmente observada nas escolas e nas relações de trabalho), Reforçar a Auto – Estima, Percepção de Padrões Energéticos Pessoais.DESCRIÇÃO: O facilitador explica ao grupo que farão uma atividade onde serão coladas etiquetas na testa de cada um e que ninguém pode ver o que está escrito em sua testa, nem os  poderá falar o que está escrito na testa dos outros.PROCESSO:1-    Colocar as etiquetas na testa de cada um. Reforçando que não poderão saber o que está escrito e que nem um participante pode contar ao outro o que está escrito.2-    Após todos estarem devidamente “rotulados”, pedir para que andem pela sala e interajam uns com os outros de acordo com o que está escrito na testa de cada um. Isto é, se comportando de acordo com o que está escrito na testa de cada um dos participantes.3-    Deixar que interajam por volta de 5 minutos.4-    O facilitador deve observar atentamente as reações e clima gerado pelo exercício para que tenha subsídios para fomentar a discussão posterior.5-    Após esse período cessar a atividade e pedir para que sentem. Mas, não tirem a etiqueta. Vale a norma de não saber o que estava escrito em sua testa nem comentar o que está escrito na testa dos outros participantes.6-    Perguntar a cada participante, individualmente:. Que sentimentos teve durante a atividade? Sentiu-se bem? Pressionado? Deslocado? Confortável?.Como os outros participantes reagiram com você. Como se sentiu em relação a eles.. O que acha que está escrito em sua testa?- Pedir para que tire sua etiqueta e olhe o que está escrito.. Era isso que esperava que estaria escrito? A atitude que tiveram com você foi justa? Agora que sabe o que estava escrito, seu sentimento em relação a como lhe trataram mudou?7-     Ao término de todos os depoimentos, perguntar:- O que podem extrair dessa experiência?- O que acarreta esse tipo de situação: Preconceitos? O hábito que temos de Rotular as pessoas? A própria pessoa não ter autoconfiança e autoestima e irradiar essa energia para os outros?- O que ocorreu durante a atividade, pode acontecer em nosso dia a dia?          - As pessoas que foram discriminadas, como se sentiram? O que poderiam fazer para não se sentirem assim?          - As pessoas que se sentiram desconfortáveis. O que poderiam fazer para se sentirem melhor?Nota: O facilitador precisa se preparar para discutir os conceitos de:O que são preconceitos, porque ocorrem. O que podemos fazer a respeito?O que é um rótulo? Porque tendemos a rotular as pessoas? O que isso acarreta nas relações.Como nossas energias e pensamentos podem influenciar a nós mesmos e as reações dos outros?
Esta dinâmica é uma releitura da Dinâmica - Patinho Feio (ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. 3ª edição, Petrópolis, Vozes, 1999) e da Dinâmica - Rótulos de autoria não identificada.



DINÂMICA DOS RÓTULOS
A. ObjetivosFavorecer reflexão sobre a influência dos preconceitos e dos sentimentos nas relações interpessoais.
B. Recursos NecessáriosRótulos em papel ofício
Fita adesiva
C. Procedimentos01. Em folhas de ofício, escrever os seguintes rótulos:

02. As palavras acima devem ser de um tamanho visível para todos na sala. Além destes rótulos, podem ser utilizados outros de acordo com a intenção do facilitador e a realidade do grupo.
03. Escolher uma pessoa por rótulo, colocando-a de frente para o grupo.
04. Mostrar para o grupo o rótulo, sem que o escolhido veja. Quando o escolhido for responder a alguma pergunta (Por exemplo: O que você pensa sobre o preconceito?), grupo deverá reagir de acordo com o rótulo e com a atitude sugerida no papel.
05. O grupo não poderá ler em voz alta o que está no papel, mas representar o que ele pede com expressão corporal. O escolhido não poderá ver o papel, mas identificar o rótulo que lhe coube observando a atitude do grupo, enquanto tenta responder a uma indagação.
  
VOCÊ ESTÁ ESCUTANDO?
A. Objetivos+ Perceber a importância de "saber ouvir";+ Identificar os fatores que facilitam e/ou dificultam a comunicação.
B. Recursos necessáriosTiras de papel com instruções.
C. Procedimentos1. Formar duplas. Numerar os participantes de cada dupla com os números 1 e 2, aleatoriamente;2. Unir todos os participantes que receberam o n. 1 e dar as seguintes instruções: "Você irá contar uma história ao seu par. Pode escolher uma história real, da sua própria vida, ou criar algo. Mas a sua tarefa é contar essa história ao seu parceiro do começo ao fim e certicar-se de que ele compreendeu bem o que você contou";3. Unir os participantes que receberam o n.2 e dar-lhes instruções individuais, pois cada um deles desempenhará um papel diferente em sua dupla. Todos os papéis têm o objetivo de interferir na comunicação, dificultando-a.
Sugestão de papéis:* Dê palpites sem ser solicitado durante o relato do seu par;* Interrompa frequentemente seu par, impedindo-o de chegar ao fim de sua história;* Mude de assunto várias vezes durante o relato do seu par;* Não responda nem pergunte nada durante todo o relato;* Peça constantemente ao outro que repita o que acabou de dizer;* Procure contar uma história melhor do que a que o seu par está contando;* Observe o resto da sala enquanto o seu par está falando;* Ria e ache graaça quando seu par fala sério;* Faça perguntas sobre todos os detalhes da história;* Conclua as frases do seu parceiro antes dele, tentando adivinhar o que ele vai dizer.
4. dadas as instruções, as duplas sentam-se espalhadas pela sala, executando a tarefa ao mesmo tempo;5. O facilitador observaa o grupo e determina o final da atividade ao perceber que a maioria das duplas concluiu a tarefa ou já se encontra suficientemente mobilizada;6. Em plenário, cada dupla expõe para o grupo o que aconteceu durante a execução da atividade e como está se sentindo;7. Deposi de explorar os comentáarios sobre a atividade, ampliar a discussão para os seguintes pontos: como você se swente quando alguém não escuta você? É difícil para você escutar o outro? E falar de si? Que atitudes no outro facilitam a sua expressão?

EXERCÍCIO DAS QUALIDADES
A. ObjetivosDar-se conta das qualidades positivas existentes no grupo;Perceber as qualidades do outro e expressá-las;Avaliar qualidades pessoais.
B. Recursos necessáriosTiras de papel;Lápis ou caneta esferográfica.
C. Procedimentos1. Grupo em círculo, sentados;2. Distribuir para cada participante duas tiras de papel em branco. Solicitar que pensem no vizinho da direita e da esquerda, procurando a qualidades positiva que lhe chama a atenção em cada um deles;3. Escrever as qualidades, uma em cada tira. Não identificar. Dobrar;4. O facilitador recolhe todos os papéis, embaralha e redistribui (dois papéis para cada participante);5. Solicitar que cada um assuma os papéis recebidos como se tivessem sido escritos por si, procurando no grupo quem possui as qualidades neles expressos;6. Pedir que cada participatne leia alto as qualidades que tem nas mãos, dando-as à pessoa que julga possuí-las e jusstificando o motivo de sua escolha;7. Pedir que cada um comente as qualidades recebidas;8. Solicitar que cada pessoa, em ordem no círculo, diga as qualidades ue escreveu inicialmente para os seus vizinhos;9. Em plenário, compartilhar com o grupo o que mais lhe chamou a atenção na atividade.

PRÓXIMO/DISTANTE
A. ObjetivoPerceber as relações de proximidade e de distância existentes entre os membros do grupo.
B. Recursos necessáriosPedaços de papéis.
C.Procedimentos1. Dispor o grupo em círculo, sentado;2. Cada participante recebe dois papéis em que escreverão duas mensagens, um para a pessoa do grupo da qual se sente mais próximo e outra para a pessoa de quem se sente mais distante.3. As mensagems devem iniciar por:* "Eu me sinto próximo de você porque...";* "Eu me sinto distante de você porque...".4. Asinalar, dobrar e colocar o nome do destinatário por fora.5. Recolher e distribuir as mensagens;6. Cada pessoa comenta as mensagens que recebeu e faz as perguntas que julgar necessárias.

ESCOLHA SUAS LIDERANÇAS
A. ObjetivoDar-se conta da percepção que o grupo tem de cada um de seus componentes;Possibilitar a identificação de lideranças.
B. Recursos necessáriosPapel ofício;Lápis.
C. Procedimentos1. Formar subgrupos;2. Distribuir papel e lápis para cada subgrupo, que deve escolher dentre todos os participantes do grupo, lideranças para as seguintes situações:* um piquenique;* Uma festa dançante;* um ato religioso;* um grupo de estudo;* uma greve estudantil;* uma campanha de arrecadação de alimentos;* um multirão para construção de uma casa;* uma gincana;* um aniversário-surpresa;* um grupo de dança;* uma bagunça qualquer.
3. Os subgrupos apresentam suas escolhas e as justificam;4. Cada participante deve anotar as situações para as quais foi indicado;5. Analisar e refletir as indicações feitas: comentar as indicações recebidas; comeentar as indicações com as quais concorda e/ou discorda; partilhar com o grupo o que lhe chamou mais a atenção.6. Colocar para o grupo que quanto mais lideranças houve num grupo, masi rico este será, pois assim se aproveitam as diferenças e aptidões individuais para o benefício do coletivo.

AUTO-AVALIAÇÃO GRUPAL
A. ObjetivoOportunizar reflexão sobre dificuldades e contribuições de cada integrante no grupo.
B. Recursos necessáriosLápis;Papel ofício.
C. Procedimentos1. Grupo em círculo, sentado;2. Distribuir papel e lápis para os membros do grupo;3. Pedir que respondam por escrito: "Qual a minha mair dificuldade neste grupo?"4. Recolher todos os escritos, misturá-los e distribuí-los;5. Cada participante lê alto as dificuldades do outro como se foessem suas e dá sugestões para resolvê-las;6. Em plenário, analisar as sugestões surgidas:* Quais são as maiores dificuldades do grupo?* Que sugestões chamaram a sua atenção?* De tudo o que ouviu, o que surpreendeu você?

PERCEBENDO O GRUPO
A. ObjetivoPromover a comunicação entre todos os participantes do grupo.
 B. Recursos necessáriosFolha de ofício;Lapis ou caneta esferográfica.
C. Procedimentos1. Cada participante do grupo recebe uma folha de ofício em branco e escreve o seu nome no alto dela. Neste momento o grupo deve estar em círculo;2. A um sinal do facilitador, todos passam a folha para o vizinho da direita, para que este possa escrever para a pessoa cujo nome se encontra no alto da folha;3. Assim, sucessivamente, todos escrevem para todos até que a folha retorne ao ponto de origem;4. Cada um lê silenciosamente as mensagens recebidas;5. Em pelnário pode-se comentar: o que foi surpresa para cada um, o que já esperava e o que mais tocou.

ESCOLHA CUIDADOSAMENTE SUAS PALAVRAS
A. ObjetivoExpressar os pensamentos e sentimentos por meio do uso de frases que permitam uma boa comunicação.
B. Recursos necessáriosPapel ofício;Lápis.
C. Procedimentos1. Formar duplas;2. Dar a cada dupla uma folha de papel e um lápis. Pedir que listem todas as frases que ouvem frequentemente no seu dia-a-dia e que consideram agressivas, ofensivas ou que causam desconforto. Informar tempo para execução;3. Pedir a cada dupla que, das frases escirtas/listadas, escolham a mais forte para apresentar ao grupo;4. Quando todas as duplas tiverem escolhido sua frase, pedir que encontrem uma forma clara e gentil de dizer a mesma coisa.5. cada dupla lê para o grupo a frase original e a frase transformada.6. O grupo, em plenário, comenta o que descobriu ao fazer as comparações entre as maneiras diferentes de dizer a mesma coisa, refletindo sobre as diferenças entre as frases originais e as transformadas e os sentimentos após elas.

CIDADANIA
A. ObjetivoPromover reflexões sobre cidadania.
B. Material necessárioPapel ofícioPapel metroLápisFita gomada
C. Procedimentos1. Distribuir para cada pessoa uma folha de papel e um lápis;2. Solicitar ao grupo que crie novas palavras, utilizando-se das letras que compõem esta palavra. As palavras criadas devem ter relação com cidadania. Deixar claro que é preciso respeitar o númeor de vogais e consoentes contidas na palavra matriz, ou seja, as palavras criadas não devem ultrapassar o número de vogais e consoantes existentes na palavra original. Tentar listar o mior númeor possível de palavras em 10 minutos;3. Cada participante lê sua lista de palavras, enquanto o facilitador as escreve no quadro;4. Formar subgrupos, solicitando que tentem construir frases sobre cidadania que contenha o mairo númeor possível das palavras ditas. Escrever em papel metro;5. Apresentar em plenário as frases produzidas nos subgrupos;6. Ressaltar em plenario os pontos mais significativos sobre cidadania, registrados nas frases expostas.

ABRIGO SUBTERRÂNEO
A. ObjetivosRefletir sobre a diversidade;Analisar preconceitos.
B. Material necessárioLápis e papel para anotação
C. Procedimentos01. Dizer, o seguinte, a todos do grupo: estamos na eminência de uma guerra nuclear. Há um abrigo no qual apenas três pessoas poderão se proteger, garantindo sua sobrevivência. Quais, das relacionadas abaixo, você escolheria?Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;Um advogado, com 25 anos de idade;A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele;Um sacerdote, com a idade de 65 anos;Uma prostituta, com 35 anos de idade;Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vários crimes;Uma universitária que fez voto de castidade;Um físico, com 28 anos de idade, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma;Uma menina, com 12 anos de idade, e baixo nível mental;Um homossexual, com 47 anos de idade.
02. Num primeiro momento, cada pessoa deve fazer sua lista de candidatos, anotando-a num pedaço de papel;03. Formam-se grupos, partilham-se as escolhas e em cada grupo deve-se decidir por uma lista comum (de três pessoas);04. Depois, em plenário, apresentam-se as listas de cada grupo e abre-se uma discussão.


CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADE
A. ObjetivoRefletir sobre a realidade e sobre a importância das pessoas nos grupos sociais.
B. Material necessárioFichas com nomes de profissões.
C. Desenvolvimento01. Cada participante recebe uma ficha com o nome de uma profissão e deve encarná-la;02. Por um instante analisar a importância daquela profissão. Depois da interiorização deve dizer. Vamos viajar porque aquela cidade fica distante (atitude de quem viaja no mar);03. Depois dizer: o navio vai afundar só há um bote que pode salvar sete pessoas. O grupo deverá decidir quais as profissões mais urgentes que devem ser salvas.BINGO DOS VALORES
A. Objetivos+ Trabalhar a compreensão de alguns valores;+ Sensibilizar para refletir sobre valores necessários ao funcionamento de um grupo;+ Estimular a pesquisa de conceitos em dicionários.
B. Materiais+ Pedaços de papel (1/8 de folha de ofício);+ Canetinhas hidrocor, lápis ou caneta comum;+ Dicionário.
C. Procedimentos01. Solicitar ao grupo que escreva nomes de valores em pedaços de papel. Para cada 1/8 de ofício, escrever um nome. Ex: Amizade, Afeto, Cooperação...02. Anotar todos os nomes registrados pelo grupo num quadro, para que todos possam ver.03. Recolher os nomes e redistribuí-los no grupo. Exemplo: para cada pessoa uns 4 a 5 papéis.04. Solicitar que cada integrante do grupo pesquise no dicionário o significado de cada palavra e anote no verso do papel.05. Recolher os papéis como as palavras e seus significados, dobrando-os e colocando-os numa caixa.06. Solicitar que cada integrante faça uma lista de dez valores aleatoriamente, componto uma espécie de cartela de bingo. Nesse sentido, cada integrante deverá ter uma lista diferente.07. Sortear os papéis depositados na caixa e ler os conceitos. Enquanto isso o grupo procura identificar a que palavra está associado aquele conceito.08. Quem tiver a referida palavra em sua cartela, marca.09. Ganha quem marcar todas as palavras de sua cartela.

Imaginem que vocês estão no “Titanic”... De repente o navio naufraga, inundando muito rápido, devido a uma colisão com um iceberg. No momento do desespero você encontra um bote salva-vidas para 7 (sete) pessoas; porém, 12 (doze) pessoas, desesperadas tentam conseguir um lugar no seu bote. Você deverá fazer a escolha das pessoas que salvará lembrando que, vocês terão que conviver juntos no mesmo bote, talvez, muitos dias, até que consigam ser resgatado por outro navio ou por uma equipe de salvamento. Quem você levará?!!!
Abaixo há uma relação das doze pessoas que pretendem entrar no seu bote. Faça sua escolha, destacando seis pessoas tão-somente.
Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;
Um advogado, com 25 anos de idade;
A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no bote em alto mar, ou fora dele;
Um sacerdote, com a idade de setenta e cinco anos;
Uma prostituta, com trinta e quatro anos de idade;
Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vários assassinatos;
Uma universitária que fez voto de castidade;
Um físico, 28 anos de idade, só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma;
Um declamador fanático, com 21 anos de idade;
Uma menina, com 12 anos de idade, e baixo QI, portadora de vírus HIV;
Um homossexual, com 47 anos de idade;
Uma débil mental, com 32 anos de idade, que sofre de ataques epiléticos.
Relacione nas linhas abaixo, as pessoas que você salvará, por ordem de preferência: (lembre-se que no bote só cabem 7 pessoas(você conta também); sem que a sua vida e a dos outros esteja em perigo).






Lilian Bendilatti
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