terça-feira, 16 de março de 2010

COMPETENCIAS DE LINGUAGEM ORAL PARA O 4° E 5° ANO


- Ouvir com atenção;
- Contar fatos do cotidiano considerando a temporalidade e causalidade;
- Respeitar as diferentes formas de falar de outras pessoas;
- Declamar poemas;
-Falar trava-línguas e parlendas;
- Cantar em conjunto, as canções propostas;
- Respeitar as idéias ou opiniões de outras pessoas;
- Manifestar suas idéias, sentimentos, experiências ou opiniões;
- Resumir oralmente histórias ouvidas ou lidas;
- Inferir significação do tom de voz em situação de comunicação mediada pela escuta de rádio;
- Inferir o significado de expressão facial e gestos numa situação comunicativa;
- Formular e responder perguntas em intercâmbios orais;
- Inferir em intercâmbios orais, sem desviar do assunto tratado;
- Descrever um cenário conforme consta em gravuras, textos lidos ou ouvidos;
- Reconta historias lidas com entonação de voz adequada à situação;
- Comunicar-se com os outros se preocupando em fazer-se entender;
- Debater as idéias ou opiniões de um texto;
- Cooperar com os intercâmbios comunicativos;
- Compartilhar preferências sobre leituras realizadas;
- Entrevistar pessoas;
- Responder perguntas em situação de entrevistado;
- Comparar duas entrevistas realizadas;
- Negociar acordos em situações comunicativas;
- Defender suas idéias com argumentação;
- Modificar suas idéias quando for o caso;
- Criticar conteúdos tratados em textos lidos.  

Um comentário:

Áurea Medeiros disse...

Amiga tem selinho pra tu em meu blog!bjus!!

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...