sábado, 13 de março de 2010

PRÁTICA DE ESCRITA E PRODUÇÃO DE TEXTO PARA O 4º E 5° ANO


- Completar palavras com silabas faltantes simples, na inicial, intermediaria ou final;
- Completar palavras com silabas compostas por encontro consonantal;
 - Completar palavras cuja lacuna corresponda á silaba composta por dígrafos;
- Escrever corretamente palavras de uso freqüente, que contenham irregularidades ortográficas ( a/z/ç; g/j; x/ch; h inicial);
- Grafar listas de palavras iniciadas pelo mesmo radical e pelo mesmo prefixo;
- Organizar listas de palavras com a mesma terminação;
- Inferir regras sobre as regularidades ortográficas na escrita de palavras;
- Inferir regras de acentuação gráfica;
- Completar cruzadinhas de palavras a partir de informações dadas;
- localizar palavras no dicionário a partir da ordem alfabética;
- Escrever controlando a segmentação de palavras em frases;
- Escrever textos considerando a divisão em frases;
- Empregar letra maiúscula em nome próprios, no inicio de frases e em títulos;
- Segmentar o texto utilizando parágrafos;
- Segmentar o texto utilizando pontuação no final de frases (ponto final, exclamação e interrogação);
- Utilizar o travessão e dois pontos para marcar os turnos de dialogo na produção de texto;
- Escrever texto, considerando o leitor;
- Escrever texto preocupando-se com a legibilidade;
- Escrever textos considerando a sua finalidade;
- Escrever textos narrativos com encadeamento de fatos na seqüência cronológica;
- Produzir textos estabelecendo relação de causa- conseqüência;
- Substituir nomes por pronomes na escrita de frases de sua produção textual;
- Escrever textos com emprego de pontuação em substituição ao emprego excessivo de e, ai, dal, então;
- Empregar a vírgula nas listas e enumeração dos textos;
- Caracterizar personagens na escrita de textos, nos aspectos físicos e psicológicos;
- Empregar adjetivos na produção de texto, adequando ao contexto;
- Empregar advérbios na produção de textos, adequando ao contexto;
- Concordar artigo e pronomes com os nomes a que se referem, em suas produções textuais;
- Produzir textos narrativos mantendo o tempo verbal;
- Empregar corretamente na escrita de textos, a concordância verbal e nominal;
- Resolver dúvida de ortografia através de consulta ao dicionário;
- Compor texto a partir de um trecho dado;
- Compor texto a partir e um pergunta;
- Resumir textos ouvidos ou lidos, preservando as ideias principais do autor;
- Expressar por escrito e de forma original, suas opiniões e sentimentos em relação a um tema;
- Relatar fatos ou expressar opiniões de forma concisa ( com o menor numero de frases ou palavras);
- Escrever textos empregando conectivos que assinalem causalidade;
- Argumentar por escrito, a favor ou contra uma idéia ou fato;
- Revisar o próprio texto.

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...