-
Completar palavras com silabas faltantes simples, na inicial, intermediaria ou
final;
- Completar
palavras com silabas compostas por encontro consonantal;
- Completar palavras cuja lacuna corresponda á
silaba composta por dígrafos;
-
Escrever corretamente palavras de uso freqüente, que contenham irregularidades ortográficas
( a/z/ç; g/j; x/ch; h inicial);
-
Grafar listas de palavras iniciadas pelo mesmo radical e pelo mesmo prefixo;
-
Organizar listas de palavras com a mesma terminação;
-
Inferir regras sobre as regularidades ortográficas na escrita de palavras;
-
Inferir regras de acentuação gráfica;
-
Completar cruzadinhas de palavras a partir de informações dadas;
-
localizar palavras no dicionário a partir da ordem alfabética;
-
Escrever controlando a segmentação de palavras em frases;
-
Escrever textos considerando a divisão em frases;
-
Empregar letra maiúscula em nome próprios, no inicio de frases e em títulos;
-
Segmentar o texto utilizando parágrafos;
-
Segmentar o texto utilizando pontuação no final de frases (ponto final,
exclamação e interrogação);
-
Utilizar o travessão e dois pontos para marcar os turnos de dialogo na produção
de texto;
-
Escrever texto, considerando o leitor;
- Escrever
texto preocupando-se com a legibilidade;
- Escrever
textos considerando a sua finalidade;
-
Escrever textos narrativos com encadeamento de fatos na seqüência cronológica;
-
Produzir textos estabelecendo relação de causa- conseqüência;
- Substituir
nomes por pronomes na escrita de frases de sua produção textual;
-
Escrever textos com emprego de pontuação em substituição ao emprego excessivo
de e, ai, dal, então;
-
Empregar a vírgula nas listas e enumeração dos textos;
-
Caracterizar personagens na escrita de textos, nos aspectos físicos e psicológicos;
- Empregar
adjetivos na produção de texto, adequando ao contexto;
- Empregar
advérbios na produção de textos, adequando ao contexto;
-
Concordar artigo e pronomes com os nomes a que se referem, em suas produções
textuais;
-
Produzir textos narrativos mantendo o tempo verbal;
- Empregar
corretamente na escrita de textos, a concordância verbal e nominal;
- Resolver
dúvida de ortografia através de consulta ao dicionário;
-
Compor texto a partir de um trecho dado;
- Compor
texto a partir e um pergunta;
-
Resumir textos ouvidos ou lidos, preservando as ideias principais do autor;
-
Expressar por escrito e de forma original, suas opiniões e sentimentos em
relação a um tema;
-
Relatar fatos ou expressar opiniões de forma concisa ( com o menor numero de
frases ou palavras);
-
Escrever textos empregando conectivos que assinalem causalidade;
-
Argumentar por escrito, a favor ou contra uma idéia ou fato;
-
Revisar o próprio texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário