sexta-feira, 12 de março de 2010

Pratica de Leitura para o 4° e 5° ano.


 COMPETÊNCIAS  DE PRATICA DE LEITURA
- Selecionar textos ou livros para ler em função de seus objetivos pessoais
- Consultar no material disponibilizado, a informação desejada_ Localizar afirmação explicita em texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de quadrinhos, de propaganda.
- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir de um contexto _ Inferir uma afirmação implícita em um texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de quadrinhos, de propaganda.
- Antecipar o conteúdo da leitura de um texto, a partir da tipologia apresentada
- Confirmar ou retificar suposições de sentido, feitas nas antecipações
- Estabelecer relação de continuidade em histórias em quadrinhos
- Identificar uma relação direta de causa-efeito em um texto
- Identificar começo, meio e fim de uma história lida
- Identificar personagens de texto narrativo
- Descrever personagens quanto ás suas características físicas e psicológicas, de acordo com o texto
- Distinguir fala do narrador e fala do personagem em textos narrativos
- Reconhecer em um texto, a relação de causa-consequência em ações de personagens
- Identificar o tema de texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de quadrinhos, de propaganda.
- Identificar a idéia central em um texto
- Resolver duvida de leitura consultando o dicionário
- Resolver duvida de leitura continuando a ler em busca de esclarecimentos
- Empregar na leitura, informações contidas no glossário ou em notas de rodapé
- Distinguir na comparação de textos do mesmo gênero, as características apresentadas em cada um deles
- Distinguir na comparação de textos de diferentes gêneros, as características gráficas  apresentadas em cada um deles
- Distinguir na comparação de texto de diferentes gêneros, a organização de idéias apresentadas em cada um deles
- Reconhecer no texto, o sentido decorrente do emprego intencional e repetido de termos, palavras ou expressões
- Reconhecer o efeito de sentido decorrente do emprego de linguagem coloquial em texto narrativo
- Atender informações explícitas em texto instrucional
- Escolher dentre as alternativas, frases resumo de um texto
- Ler em voz alta com fluência
- Ler para a classe de forma clara
- Ler para a classe atendendo à pontuação
- Ler em voz alta com entonação adequada

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom esse post!
Vou levar e postar no Eterno Aprendiz para compartilhar com mais colegas. Os créditos serão seus, sem dúvida.
Beijos!!!

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...