COMPETÊNCIAS DE PRATICA DE LEITURA
- Selecionar textos ou
livros para ler em função de seus objetivos pessoais
- Consultar no material
disponibilizado, a informação desejada_ Localizar afirmação explicita em texto:
narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de
quadrinhos, de propaganda.
- Inferir o sentido de uma
palavra ou expressão a partir de um contexto _ Inferir uma afirmação implícita
em um texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de
opinião, de quadrinhos, de propaganda.
- Antecipar o conteúdo da
leitura de um texto, a partir da tipologia apresentada
- Confirmar ou retificar
suposições de sentido, feitas nas antecipações
- Estabelecer relação de
continuidade em histórias em quadrinhos
- Identificar uma relação
direta de causa-efeito em um texto
- Identificar começo, meio e
fim de uma história lida
- Identificar personagens de
texto narrativo
- Descrever personagens
quanto ás suas características físicas e psicológicas, de acordo com o texto
- Distinguir fala do
narrador e fala do personagem em textos narrativos
- Reconhecer em um texto, a
relação de causa-consequência em ações de personagens
- Identificar o tema de
texto: narrativo, informativo, epistolar, jornalístico, pórtico, de opinião, de
quadrinhos, de propaganda.
- Identificar a idéia
central em um texto
- Resolver duvida de leitura
consultando o dicionário
- Resolver duvida de leitura
continuando a ler em busca de esclarecimentos
- Empregar na leitura,
informações contidas no glossário ou em notas de rodapé
- Distinguir na comparação
de textos do mesmo gênero, as características apresentadas em cada um deles
- Distinguir na comparação
de textos de diferentes gêneros, as características gráficas apresentadas em cada um deles
- Distinguir na comparação
de texto de diferentes gêneros, a organização de idéias apresentadas em cada um
deles
- Reconhecer no texto, o
sentido decorrente do emprego intencional e repetido de termos, palavras ou
expressões
- Reconhecer o efeito de
sentido decorrente do emprego de linguagem coloquial em texto narrativo
- Atender informações
explícitas em texto instrucional
- Escolher dentre as
alternativas, frases resumo de um texto
- Ler em voz alta com fluência
- Ler para a classe de forma
clara
- Ler para a classe
atendendo à pontuação
- Ler em voz alta com
entonação adequada
Um comentário:
Muito bom esse post!
Vou levar e postar no Eterno Aprendiz para compartilhar com mais colegas. Os créditos serão seus, sem dúvida.
Beijos!!!
Postar um comentário