JUSTIFICATIVA
Desenvolver este
espírito em meio a uma sociedade altamente corrompida, distanciada dos
princípios de valores que fundamentam uma sociedade justa é o grande desafio do
projeto. Dentro deste bojo a ética, a democracia, os diretos humanos e a inclusão social são
temáticas prioritárias das ações coletivas
nesse início do século XXI, principalmente aquelas desenvolvidas na
escola que serão pontes para as futuras, como cidadãos ativos rumo a sociedade posterior.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Adolfo
Sánches Vázquez (1982), a palavra ética vem do grego ethos que quer dizer
"modo de ser", ou "caráter", enquanto estilo de vida que o
homem adquire, este conceito remete a totalidade do homem, que é e está sendo
por meio das relações sociais. Mas, pode-se definir ética como sendo um
conjunto composto de conhecimentos racionais a respeito do conduta moral. Isso
fica evidente desde os primórdios da ética, que assume-se como uma jerarquia de normas de condutas empregadas nas relações
humanas, sendo assim, tem-se a ética como chave das ações humanas em sociedade,
e esta se encontra presente nos diversos tipos e níveis de relacionamento.
Portanto a vida em
sociedade pressupõe a criação e o cumprimento de normas e indicações norteadoras
das relações interpessoais, com intuito de possibilitar o diálogo, a cooperação,
a solidariedade e o respeito entre os componentes sociais. Porém hoje na sociedade capitalista do século
XXI é gritante o caos antiético que se instalou, quando mais a sociedade, o homem se desenvolve tecnologicamente, mas perde seus
valores éticos, sua capacidade de comunicação.
A escola por sua vez
ganha a incumbência de resgatar esta consciência comunicativa de respeito mútuo
entre os individuos da sociedade, pois se encontra submergida em regras e
normas que orientam seu funcionamento e a convivência entre os diferentes
elementos que nela atuam. Sendo uma espécie de experimentação da realidade
social em um nível elementar. Contudo tão importante quanto a própria vida, é
fazer uma existencia ética de cada sujeito. Nesse sentido, as normas passam a
ser compreendidas corno condição necessária ao convívio social. Em um sentido
mais amplo, o ponto de partida é umcontexto pequeno, sala de aula, escola até a
um contexto imenso a sociedade distribuida pelo planeta.
Os Parâmetros
Curriculares Nacionais ao preconizar a ética como "eixo norteador" de
todos os temas transversais, visa contribuir para a formação de cidadãos
comprometidos em transformar as situações de injustiças, discriminações, repúdio,
violência, falta de respeito etc. das relações sociais, vivenciadas pela
população em seu cotidiano. Como a escola é um ambiente repleto de situações sociais
que demandam princípios de postura, deve servir de primeira instância das relações
interpessoais pautadas no respeito mútuo, com propósito de promover a discussão
das questões éticas na sociedade vigente.
Presumindo estes aspectos
acima citadas a escola atual, segundo Yves de la Taille compete:
Lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a
seus alunos e à sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a
preparação para o exercício da cidadania. E, para ser cidadão, são necessários
sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, um conjunto
mínimo de normas de relações inter-pessoais, e diálogo franco entre olhares
éticos. (TAILLE, 2003, p. 23)
Segundo este mesmo
principio os
PCNs destacam a ética em uma frase suprema:
“A ética é um eterno pensar, refletir e
construir”. (Brasil, p. 72.)
Esta frase revela a essência que o projeto: “Ética no cotidiano escolar”
quer despertar. Que é justamente Pensar em
uma nova sociedade que esta sendo formada em nossos dias, por intermédio da
escola e por seus agentes. A propósito a tão almejada sociedade baseadas nos
conceitos de justiça, solidariedade, etc. Esta sociedade que será resultado de
uma nova postura ética de agir, de tratar, desenvolvida no tempo presente, o
hoje. Nesta perspectiva é a escola principal contribuidora para atingir esta
meta. Refletir, neste trabalho
árduo, que só será alcançado por
encadeamentos pautados na realidade vivida e percebida, diante das discussões,
do repensar atitudes diante de situações afins. Construir critérios de atitudes coerentes com os novos paradigmas
desenvolvidos. Em suma é uma reavaliação do ser, do agir e do conceber. É proporcionar
aos alunos condições de reflexão e vivências adequadas de atitudes morais e
sócio-culturais, coerentes com uma sociedade equitaria.
Respaltado na
racionalidade moral, ou seja, na capacidade de dialogar, ponto fundamental na
convivencia democrática, O projeto se ancora no equilíbrio que emerge da ponte
entre a linha de pesquisa e trabalho em dois níveis: o individual e o coletivo.
Reconhecendo, portanto, que a conduta ética decorre hoje mais da qualidade intrínseca das regras, do
que o modo participativo como foram estabelecidas e da seriedade com que devem
ser cumpridas, do que da vontade individual.
Outrossim,
é este cenário que deseja abolir o projeto, fazendo com que os alunos e cidadão
possam ser participante de todo processo de transformação, que advém deles,
para isso é trabalhado com uma educação moral que proporcione às crianças
e adolescentes condições para o desenvolvimento de sua autonomia, entendida
como capacidade de posicionar-se diante da realidade, fazendo escolhas, e
principalmente, refletindo sobre o impacto destas escolhas no âmbito da
coletividade.
- Posicionar-se de
maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais,
utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões
coletivas.
-
Iniciar, retomar ou aprofundar ações educativas que levem à
formação ética e moral;
-
Levar ao cotidiano das escolas reflexões sobre a ética, seus
valores e fundamentos;
-
Trabalhar a construção de relações interpessoais mais democráticas
na escola;
-
Construir valores socialmente desejáveis.
Língua
Portuguesa
- Escrita de texto considerando o gênero, o leitor,
a legibilidade e a finalidade;
- Pontuação;
- Coerência e coesão;
- Letra maiuscúla e minúscula, paragrafação;
- Negociação de acordos em situações comunicativas,
debatendo opiniões e manifestando seus sentimentos, preocupando-se em fazer-se
entender nas conversas.
- Coletagem e organização de informações
pesquisadas;
- Construção de gráficos para comunicação de
informações;
- Escrita fracionárias e decimais;
- As regiões brasileiras;
- Os estados brasileiros;
Ciências
- O sitema auditivo;
- Os órgão do corpo humano que compõem o sistema auditivo;
- Problemas auditivos.
- A composição de Juri polular ( juiz, promotor, advogado de defesa
e acusação, réu, testemunhas, corpo de jurados, etc. ).
- Leituras de imagens;
- Elementos
da dramatização;
- Roda de conversas sobre os problemas vivenciados
na sala de aula;
-Listagem dos problems encontrados na sala;
- Produção de texto sobre o comportamento da sala;
- Entrevista com um colega sobre como resolver os problemas
encontrados na sala
- Contrução de um contrato didático;
- Elaboração de um acróstico como alfabeto,
correlacionando com atitudes pautadas nos valores éticos, para ser exposto na
sala;
- Elaboração e registro em um diario de classe
sobre o comportamento da sala
- Autoavaliação
Matemática
e Geografia
- Pesquisa na internet sobre os índices de violência
nas regiões do Brasil e por cada estado.
- Construção de mural com recortes de notícias de
jornais abordando o tema violência escolar (professor-aluno, aluno-professor)
- Construção de gráficos com as informações
pesquisadas
- Autoavaliação
- Juri simulado
- Dinâmicas de grupo (relacionamento
pessoal e interpessoal)
- Autoavaliação
Ciências
- Roda de conversa: Os sons que lembram a escola, a
casa, o parque, a igreja, etc. ;
- Ouvir diferentes tipos de sons e os identificar;
- Produzindo sons com partes do corpo (boca, mãos,
pés, etc.) e objetos (folha de palem, instrumentos musicais, etc.);
- Confecção de cartazes alertando a escola sobre os
problemas causados pela exposição a muito barulho;
- Autoavaliação.
Artes
- Dramatizações de cena discriminátoria, falta de
respeito no contexto social e escolar (a professora antes escolherá dois alunos
e passará a cena em segredo dos demais colegas, no meio da aula eles encenam a
briga, com xingamentos. Esta atividade lança um debate em torno das atitudes e
valores no trato com o próximo);
- Debate sobre a dramatização;
- Exibição do filme A corrente do bem, com o
objetivo de relacionar o nosso bem-estar à satisfação de contribuir com o
outro;
- Autoavaliação.
CDs com sons
variados ( passos, luta, briga, vento, etc);
Aparelho de som;
Televisão/filme;
Papéis diversos
(cartolina, 40, guache, sufite);
Internet/computador/softwares;
Lápis grafite,
lápis de cor e giz de cera;
Aparelho de dvd;
Revista/ jornais;
Cola e tesoura;
Bolas
O projeto se findará
com o juri simulado dos alunos que após assinarem o contrato didático, deixaram
de segui-lo, assim estará imbutido nesta atividade todos os conhecimentos
estudados no projeto, servindo de suporte a decisão da banca de jurados.
AVALIAÇÃO
A avaliação se
constituirá em processo contínuo durante todo o projeto correlacionado à realidade
cotidiana da sala de aula e sua transformação no percurso das vivências do
projeto. Será considerando ponto forte da avaliação a autoavaliação do aluno,
bem como o comportamento do educando em seu relacionamento com os colegas e
professores.
REFERÊCIAS
Sousa,
Luiz Gonzaga de. Ética e sociedade. Disponível em: http://www.eumed.net/libros/2006a/lgs-etic/1t.htm Acesso 01. Abril. 2010.
Brasil. Parametros Curriculares Nacionais:apresentação dos
temas transversais: ética/ Ministerio da Educação, Secretaria da Educação
Fundamental. – 3.-Brasilia: A Secretaria, 2001.
ANEXOS
DINÂMICAS DE GRUPO
TROCA DE SEGREDO
OBJETIVO: Criar maior
habilidade de empatia entre os participantes grupais.
TAMANHO DO GRUPO: 25 a 30
participantes.
TEMPO REQUERIDO: 45
minutos aproximadamente.
MATERIAL USADO: Lápis e
papeletas.
AMBIENTE FÍSICO: Uma sala
com carteiras.
PROCESSO:
· O animador distribui uma papeleta para cada membro participante;
· Os participantes deverão descrever, na papeleta, uma dificuldade que
sentem no relacionamento, e que não gostariam de expor oralmente;
· O
animador recomenda que todos despistem a letra, para não revelar o autor;
· O animador solicita que todos dobrem a papeleta de forma idêntica, e uma
vez recolhida, misturará e distribuirá uma papeleta dobrada para cada
participante;
· A seguir, o animador recomenda que cada qual assuma o problema que
estiver na papeleta, como se fosse ele mesmo o autor, esforçando-se por
compreendê-lo;
· Cada qual, por sua vez, lerá em voz alta o problema que estiver na
papeleta, usando a 1ª pessoa "eu" e fazendo as adaptações
necessárias, dando a solução;
· Ao explicar o problema aos outros, cada qual deverá procurar
pesonalizá-lo;
· Não será permitido debate, nem perguntas sobre o assunto, durante a
exposição;
· No final, o animador poderá liderar o debate sobre as reações, formulando
as seguintes perguntas:
· Como você se sentiu ao descrever o seu
problema ?
· Como se sentiu ao explicar o problema de um outro ?
· Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por um outro ?
· No seu entender, o outro compreendeu o seu problema ?
· Conseguiu pôr-se na sua situação ?
· Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa ?
· Como você se sentiu em relação aos outros membros do grupo ?
· Mudaram seus sentimentos em relação aos outros, como conseqüência deste
exercício ?
ESCLARECIMENTOS DE
VALORES
Objetivos:
a) Demonstrar que o conceito de valores varia de
acordo com as pessoas.
b) Conscientizar os membros participantes sobre o
problema de valores diferentes.
Tamanho Do Grupo: Oito a dez pessoas, podendo
fazer-se o exercício, com vários subgrupos, simultaneamente.
Tempo Requerido: Vinte
e cinco minutos, aproximadamente.
Material Exigido:
Papel em branco, lápis ou caneta.
Redação de três frases.
Ambiente Físico:
Uma sala suficientemente ampla, com cadeiras, para acomodar todos os membros
participantes.
Processo:
I. O animador explica inicialmente o exercício, e a
seguir distribui uma folha com frases para cada membro, para que possa escolher
uma dentre as três que achar a mais importante. As três frases podem ser, por
exemplo:
Ser generoso
com as demais pessoas.
Ser seu próprio chefe.
Ter amigos compreensivos.
II. Feita a escolha, formam-se subgrupos,
juntando-se os membros de acordo com a escolha feita. Aqueles que escolheram,
por exemplo, as primeiras frases, como sendo a mais importante, irão discutir
as razões desta importância. Assim, formam-se subgrupos semelhantes, para cada
combinação de frase.
III. Após uns dez minutos de discussão, forma-se o
plenário, para expor a todos os participantes as razões da escolha de tal ou
qual frase.
No final, haverá um momento para depoimentos sobe a
experiência vivida no exercício.
Outros
Tipos de Frases
. Sair de mim mesmo para ajudar os demais.
. Poder indicar aos outro o que fazer.
. Livrar-se das normas e das leis.
. Fazer o que for moralmente correto.
. Preparar os demais para ajudar-me.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Material necessário: folhas em branco, canetas,
balões coloridos.
Esta dinâmica pode ser aplicada para melhorar a qualidade
do relacionamento interpessoal entre os integrantes de uma mesma equipe,
a qualquer tempo.
Processo:
Para
iniciar a atividade, convide os participantes para sentarem dispostos em um
círculo e distribua uma caneta, uma folha de papel e um balão para cada um;
Peça
para escreverem o nome completo no alto da folha, legível e, após, para
dobrarem a folha de papel no formato de uma gaita, com várias dobras espaçadas
igualmente – se forem seis participantes, a gaita deve ter duas dobras; se
forem oito, três dobras; se forem dez, quatro dobras e assim por diante;
Na
seqüência, peça para todos encherem seus balões, “descarregando” dentro deles,
todos os sentimentos negativos que impedem um bom relacionamento: ciúme,
desconfiança, inveja, arrogância, etc… e que, após cheios e fechados, todos os
balões devem ser depositados no centro do círculo;
Agora,
peça para cada participante entregar a sua folha para o colega a sua direita e
este deve escrever, sem se identificar, um adjetivo que melhor define, na
opinião dele, o colega cujo nome está escrito na folha. Cada adjetivo deve ser
escrito em um dobra da gaita e repassado ao colega a direita.
Quando
todos estiverem escrito em todas as “gaitas” (uma volta completa), peça para
que os seus “proprietários” leiam, em silêncio, tudo que está escrito em suas
“gaitas” – fique atento à reação dos participantes.
Convide
o grupo a se manifestar sobre os sentimentos que tiveram ao ler o que foi
escrito sobre cada um. É provável que o momento seja de elevada carga emotiva.
Após
a participaçao espontânea de quem quiser falar, comente brevemente sobre o
espírito de equipe, a qualidade do relacionamento entre eles e encerre a
atividade solicitando que todos, em pé, de braços ou mãos dadas, estourem os
balões que encheram no início da atividade
9 comentários:
VENHO DAR OS PARABÉNS PELO BRILHANTE TRABALHO. 100% CORRETO. DEUS TE ABENÇOE MUITO.
CASO QUEIRA ENTRAR EM CONTATO PARA TROCARMOS IDÉIAS A NÍVEL PROFISSIONAL,MEU ENDEREÇO DE E-MAIL É:ednilsonsimei@yahoo.com.br
BLOG: O VENCEDOR EM CRISTO
http//www.ednilsonsimei. blogspot.com
CONTATO:(091)82212135.
Gostei muito do projeto, estou trabalhando na escola onde leciono em Santa Catarina, um projeto de etica e valores usando livros de leitura.
abraços.
Adorei seu projeto, Karlinha!!!
Sou professor da Rede Pública, em SP, e peço sua autorização para que eu possa utilizar algumas dinâmicas em minhas aulas.
Desde já, agradeço.
zinholui777@hotmail.com
Adorei seu projeto será um ótimo subsídio para minha monografia. Valeu!
Olá...estou trabalhando valores humanos em minha escola e seu projeto vem abrilhantar as ações que iremos realizar...farei um bom uso...desde já agradeço!
Olá,
Estava pesquisando sobre ética na escola e encontrei este excelente projeto.
Parabéns!
Parabéns pelo rico material disponibilizado. Com certeza será fonte de pesquisa para muitos educadores.
Agradecida
Seu projeto e as dinâmicas são ótimas,irei utilizar na escola.Parabéns pelo trabalho
Seu projeto e as dinâmicas são ótimas,irei utilizar na escola.Parabéns pelo trabalho
Postar um comentário