IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Como disciplina
curricular obrigatória o enfoque central da Educação Física Escolar recai nas
ações pedagógicas desenvolvidas nas aulas, pautadas em um eficaz planejamento
da ação pedagógica, bem como da avaliação. Na conjuntura recente das
Metodologias de Ensino, é ressaltada a importância do função do professor no
procedimento de organização dos seus programas de ensino, das ações metodológicas
que deverão implementar para provocar a
aprendizagem crítica e de qualidade. Não é distinto ao professor de
Educação Física, pois como componente curricular, a Educação Física tem os
mesmos procedimentos pedagógicos de planejamento, execução e avaliação. Sendo a
prática pedagógica é uma totalidade abrangente, o plano didático deverá elucidar
componentes como o conhecimento da realidade, a observação, a verificação e a
reflexão epistemológica para tratamento do conhecimento da motricidade humana.
Portanto, diante
deste contexto a Educação Física procura uma educação intergral do corpo, mente
e espírito, assim a descoberta da corporeidade pelas crianças confirmam a
construção de aprendizagens significativas com qualidade, utilizando o
movimento como instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Por
isso, a contextualização da prática educativa com a realidade onde esta
inserido as crianaças é de findamental importância, visto que, o trabalho desta
área de conhecimento está inserido em uma realidade com fortes componentes
históricos e sociais que perpassaram e imbutiram suas concepções na metodologia
ao longo do processo de embasamento legal e tecnológico da Educação Física. A
cultura do movimento, permite a Educação Física preparar o aluno para ser
praticante ativo e lúdico em um compartilhamento social de análise crítica de
informações oriundas da mídia. Assim os objetivos não abarcam mais uma visão
tradicional e metódica, de passos bem executados. Todavia surgi uma disciplina
que repensando seus objetivos e metodologia possibilita aos alunos uma significação
nos motivos e sentidos das práticas corporais.
Dentro deste
perspectiva o ato multidimensional do ensinar releva a importância da ação
docente, cabendo ao professor o papel de auxiliar os alunos na compreensão do
sentir e relacionar-se na cultura
corporal de movimento, pois não é foco do ensino o movimento, mas sim do homem
em movimento. Consoante, os planos didáticos de ensino em seus princípios
metodológicos precisam comportar o respeito aos diversos níveis de desenvolvimento
apresentados por cada aluno, bem como, seus
interesses, embasados na inclusão, diversidade e adequação das estratégias de ensino. Porém
quando a metodologia empregada pelo professor restringe-se a técnicas, a
atividade realizada perde seu valor no processo maior de Educação, ou seja, acaba por se constituir em prática alienada,
sem possibilitar ao aluno a tomada de consciência no seu contexto
socio-cultural.
A compreensão da
corporidade é eminente de uma prática educativa, que tem como finalidade aprender
a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, seu corpo, suas
limitações, na perspectiva de superá-las, e suas potencialidades, no sentido de
desenvolvê-las, de maneira autônoma e responsável, ou seja, viver plenamente
sua corporeidade, de forma lúdica, tendo em vista a qualidade de vida, promoção
e manutenção da saúde. Segundo Le Boulch (apud Barros
e Barros, 1972) as crianças que estão na faixa etária entre 2 e 7 anos devem
ser estimuladas ao máximo em sua capacidade de criação e por isso as aulas de
educação física na escola devem basear-se no atendimento aos diversos aspectos
naturais da vida ao ar livre e na liberdade de movimentos, ou seja, expansão de
atividades espontâneas e criativas.
Outro ponto fundamental que
requer atenção especial é a avaliação do processo de ensino em Educação Física,
pois como em toda avaliação alude na ponderação de peculiaridades envolvidas no
decorrer do processo, portanto, o eixo propulsor versa: O que avaliar. Caso o
professor limite a avaliação a distribuição de uma nota, o caráter da
totalidade exercido pela mediação é nulo. Porém quando a avaliação pauta-se nas
facetas afetivas, sociais e corporais, elucidando ao avanços e desenvolvimentos
tanto no campo cognitivo, quanto motor, os objetivos revelam-se na capacidade
do sujeito construir sua aprendizagem na
mediação do professor, compreendendo e reelaborando sua motricidade, como ação
intencional.
Perante a análise e
discussão dos objetivos da educação física escolar, feitas anteriormente, a
conclusão mais importante é que realmente existe uma necessidade de se alterar o
modo como a avaliação é realizada a fim de se tirar um maior proveito do
processo ensino-aprendizagem, em todo o complexo biopsicossocial da
criança.
REFERÊNCIAS
Betti, Mauro e Zuliani,
Luis Roberto. Educação Física Escolar: Uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas.
Disponivel em: ww3.mackenzie.br/editora/index.php/remef/article/view/1364/1067
Safons, Marisete Peralta e Pereira, Márcio de Moura. Princípios Metodológicos da Atividade Física para Idosos.Disponível em: http://www.cref7.org.br/Topicos/Publicacoes/LivroAFidosos.pdf Acesso em 10 Out. 2010.
Palafox, Gabriel Humberto Muñoz e Nazari Juliano.
Abordagens metodológicas do ensino da Educação Física escolar. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd112/abordagens-metodologicas-do-ensino-da-educacao-fisica-escolar.htm Acesso em 10. Out. 2010
Abordagens metodológicas do ensino da Educação Física escolar. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd112/abordagens-metodologicas-do-ensino-da-educacao-fisica-escolar.htm Acesso em 10. Out. 2010
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