segunda-feira, 18 de outubro de 2010

IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL


IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL


                            Como disciplina curricular obrigatória o enfoque central da Educação Física Escolar recai nas ações pedagógicas desenvolvidas nas aulas, pautadas em um eficaz planejamento da ação pedagógica, bem como da avaliação. Na conjuntura recente das Metodologias de Ensino, é ressaltada a importância do função do professor no procedimento de organização dos seus programas de ensino, das ações metodológicas que deverão implementar para provocar a  aprendizagem crítica e de qualidade. Não é distinto ao professor de Educação Física, pois como componente curricular, a Educação Física tem os mesmos procedimentos pedagógicos de planejamento, execução e avaliação. Sendo a prática pedagógica é uma totalidade abrangente, o plano didático deverá elucidar componentes como o conhecimento da realidade, a observação, a verificação e a reflexão epistemológica para tratamento do conhecimento da motricidade humana.
                           Portanto, diante deste contexto a Educação Física procura uma educação intergral do corpo, mente e espírito, assim a  descoberta da corporeidade pelas crianças confirmam a construção de aprendizagens significativas com qualidade, utilizando o movimento como instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Por isso, a contextualização da prática educativa com a realidade onde esta inserido as crianaças é de findamental importância, visto que, o trabalho desta área de conhecimento está inserido em uma realidade com fortes componentes históricos e sociais que perpassaram e imbutiram suas concepções na metodologia ao longo do processo de embasamento legal e tecnológico da Educação Física. A cultura do movimento, permite a Educação Física preparar o aluno para ser praticante ativo e lúdico em um compartilhamento social de análise crítica de informações oriundas da mídia. Assim os objetivos não abarcam mais uma visão tradicional e metódica, de passos bem executados. Todavia surgi uma disciplina que repensando seus objetivos e metodologia possibilita aos alunos uma significação nos motivos e sentidos das práticas corporais.  
                           Dentro deste perspectiva  o ato multidimensional  do ensinar releva a importância da ação docente, cabendo ao professor o papel de auxiliar os alunos na compreensão do sentir  e relacionar-se na cultura corporal de movimento, pois não é foco do ensino o movimento, mas sim do homem em movimento. Consoante, os planos didáticos de ensino em seus princípios metodológicos precisam comportar o respeito aos diversos níveis de desenvolvimento apresentados por cada aluno, bem como,  seus interesses, embasados na inclusão, diversidade e adequação das estratégias  de ensino. Porém quando a metodologia empregada pelo professor restringe-se a técnicas, a atividade realizada perde seu valor no processo maior de Educação, ou seja,  acaba por se constituir em prática alienada, sem possibilitar ao aluno a tomada de consciência no seu contexto socio-cultural.
                           A compreensão da corporidade é eminente de uma prática educativa, que tem como finalidade aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, seu corpo, suas limitações, na perspectiva de superá-las, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira autônoma e responsável, ou seja, viver plenamente sua corporeidade, de forma lúdica, tendo em vista a qualidade de vida, promoção e manutenção da saúde. Segundo Le Boulch (apud Barros e Barros, 1972) as crianças que estão na faixa etária entre 2 e 7 anos devem ser estimuladas ao máximo em sua capacidade de criação e por isso as aulas de educação física na escola devem basear-se no atendimento aos diversos aspectos naturais da vida ao ar livre e na liberdade de movimentos, ou seja, expansão de atividades espontâneas e criativas.
                           Outro ponto fundamental que requer atenção especial é a avaliação do processo de ensino em Educação Física, pois como em toda avaliação alude na ponderação de peculiaridades envolvidas no decorrer do processo, portanto, o eixo propulsor versa: O que avaliar. Caso o professor limite a avaliação a distribuição de uma nota, o caráter da totalidade exercido pela mediação é nulo. Porém quando a avaliação pauta-se nas facetas afetivas, sociais e corporais, elucidando ao avanços e desenvolvimentos tanto no campo cognitivo, quanto motor, os objetivos revelam-se na capacidade do sujeito  construir sua aprendizagem na mediação do professor, compreendendo e reelaborando sua motricidade, como ação intencional.
                            Perante a análise e discussão dos objetivos da educação física escolar, feitas anteriormente, a conclusão mais importante é que realmente existe uma necessidade de se alterar o modo como a avaliação é realizada a fim de se tirar um maior proveito do processo ensino-aprendizagem, em todo o complexo biopsicossocial da criança.


REFERÊNCIAS

Betti, Mauro e Zuliani, Luis Roberto. Educação Física Escolar: Uma Proposta de Diretrizes Pedagógicas. Disponivel em: ww3.mackenzie.br/editora/index.php/remef/article/view/1364/1067

Safons, Marisete Peralta e Pereira, Márcio de Moura.  Princípios Metodológicos da Atividade Física para Idosos.Disponível em: http://www.cref7.org.br/Topicos/Publicacoes/LivroAFidosos.pdf Acesso em 10 Out. 2010.

Palafox, Gabriel Humberto Muñoz e Nazari Juliano.
Abordagens metodológicas do ensino da Educação Física escolar. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd112/abordagens-metodologicas-do-ensino-da-educacao-fisica-escolar.htm Acesso em 10. Out. 2010

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