Dinâmica
do Nome
Objetivo: Esta dinâmica propõe um
"quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no
primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de
cada um.
Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou
de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar)
falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos
devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. Variação: Essa
dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo
que todos devem epetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu
gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto...
e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a
memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por
exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.
Dinâmica: Recreio com cores
Objetivo: Interação entre os colegas
Preparação: A docente
prepara cartões coloridos de acordo com o número de alunos. Exemplo: 04 cartões
de cada cor – azul, amarelo, verde, vermelho, branco e laranja para
distribuí-los aleatoriamente entre 24 crianças.
Desenvolvimento: Propõe um recreio diferente: " Hoje vocês passarão
o recreio com os(as) coleguinhas que receberem a mesma cor do cartão que cada
um de vocês receberá. É uma oportunidade de nos conhecermos melhor ainda. Será
um recreio colorido, diferente e, no retorno, conversaremos sobre as experiências
de cada grupo." A professora distribui os cartões e solicita que antes de
saírem para brincar e lanchar, que se organizem nos grupos e conversem sobre a
cor recebida (o que ela simboliza para cada um, o que existe nessa cor...)A
reflexão após o recreio é de extrema importância para a construção de alguns
valores.
Dinâmica: do 1, 2, 3
Dinâmica: do 1, 2, 3
Objetivo: Quebra-gelo na volta às aulas
Procedimentos: 1º momento: Formam-se duplas e
então solicite para que os dois comecem a contar de um a três, ora um começa,
ora o outro. Fica Fácil. 2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1,
batam palma, os outros números devem ser pronunciados normalmente. 3º momento:
Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na
barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar. 4º
momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêem uma
"reboladinha". A situação fica bem divertida.
Dinâmica: O presente
Objetivo: Adaptação dos alunos na
volta às aulas.
Preparação: Os alunos devem sentar-se
em círculo. Cada um vai passar o presente para quem acha que corresponde às
qualidades ditas. A professora deve preparar uma caixa bonita de presente, sem
contar aos alunos, o que tem dentro. O presente é composto de balas que serão distribuídas
para todos os alunos da classe. Desenvolvimento: 1- Geralmente o professor
inicia a brincadeira, passando para um (a) aluno(a), dizendo:- Este presente
está abençoado! Passe-o para a pessoa que você acha mais BONITA. 2- Parabéns!
Pena que sua BELEZA não fará que o presente permaneça com você. Passe-o para
quem você acha mais ALEGRE no momento. 3- Parabéns! Pena que o presente ainda
não ficará com você. Você está demais! Mesmo assim, passe o presente para quem
você acha mais CHIC. 4- Você está com a bola toda, menos com o presente.
Passe-o para a pessoa mais INTELIGENTE. 5- Como você é inteligente! Logo deve
saber que o presente ainda não é seu. Passe-o para quem você acha mais
EXTROVERTIDO(A). 6- O que será que tem aí dentro? Pena que você ainda não vai
saber! Passe-o para quem você acha mais VAIDOSO (A). 7- Vaidade não é
qualidade, nem defeito. Você ainda não foi eleito. O presente não é seu, talvez
será de quem você ache mais TÍMIDO (A). Entregue o presente para ele (a). 8-
Poderia ser seu, se não houvesse entre nós uma pessoa mais DEDICADA a tudo que
faz. Dê o presente a ela 9- Você é muito dedicada, porém saberá reconhecer que
há uma pessoa SIMPLES e HONESTA nesta sala. Entregue o presente a ela. 10- Com
tanta HONESTIDADE, você saberá reconhecer que todos queriam o presente.
Portanto, você não vai querê-lo só para você. Abra-o e distribua a TODOS OS
COLEGAS.
Dinâmica: Pense bem
Objetivos: Não fazer com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.
Dinâmica: Pense bem
Objetivos: Não fazer com os outros aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco; mostrar que, às vezes, exigimos coisas de outras pessoas que nem mesmo nós somos capazes ou gostaríamos de fazer.
Desenvolvimento: Em círculo cada pessoa irá
receber um papel e escrever seu nome. Misturar todos e pegar aleatoriamente
(não pode ser o próprio). Escrever o que gostaria que a pessoa, a qual está o
nome em cima, fizesse no centro do círculo. Na hora em que a pessoa ler o que
escreveu, o animador avisa que é a pessoa mesmo que escreveu que irá fazer...
Dinâmica do Amor
Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento: Para início de ano ler o texto ou contar a história do "Coração partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente, todos concordaram o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."
Dinâmica do Amor
Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento: Para início de ano ler o texto ou contar a história do "Coração partido":- Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Finalmente, todos concordaram o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."
Desenvolvimento: Após contar o texto
distribuir um recorte de coração (sulfite rosa dobrado ao meio e cortado em
forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar
figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e
apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será
instruído que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o
que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final
o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu
coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada, tipo:
Coração de Estudante, Canção da América ou outra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário