O ensino médio pode passar a ter, em sua grade curricular, a
disciplina Ética Social e Política, enquanto o ensino fundamental pode
incluir estudos de Cidadania, Moral e Ética. É o que propõe o senador
Sérgio Souza (PMDB-PR) no primeiro projeto apresentado no Senado em
2012. Recebido pela Secretaria-Geral da Mesa nesta segunda-feira (2), a
proposta só receberá numeração no reinício dos trabalhos parlamentares,
em 2 de fevereiro.
O projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para
reintroduzir no ensino uma disciplina semelhante às antigas Educação
Moral e Cívica (EMC), ministrada aos alunos nos primeiros anos
escolares, e Organização Social e Política Brasileira (OSPB), dirigida
aos estudantes de nível médio.
“Estou convencido que, dessa forma, estaremos oferecendo à sociedade
instrumentos para o fortalecimento da formação de ‘um melhor’ cidadão
brasileiro: por um lado, pela formação moral, ensinando conceitos que se
fundamentam na obediência a normas, costumes ou mandamentos culturais,
hierárquicos ou religiosos; de outro, pela formação ética, ensinando
conceitos que se fundamentam no exame de hábitos de viver e do modo
adequado da conduta em comunidade, solidificando a formação do caráter”,
afirmou o parlamentar.
Atualmente, o ensino de ética encontra-se entre os chamados temas
transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), como parte de
um conjunto de assuntos que perpassam todas as disciplinas.
Sérgio Souza avalia, porém, que as novas disciplinas contribuirão
para sedimentar uma visão crítica dos principais fatos sociais e
políticos, oferecendo ao jovem noções de democracia sem caráter
ideológico e ensinando como construir um pensamento político próprio.
Outras propostas
Em 2006, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) apresentou proposta de teor
semelhante. O projeto de Simon acrescenta e altera dispositivos na Lei
9.394, de 20 de dezembro de 1996, para incluir no ensino fundamental e
médio, e nos cursos de formação de professores da educação básica,
componente curricular dedicado ao desenvolvimento de valores éticos e de
cidadania. Aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Educação
(CE), o projeto de Simon foi posteriormente arquivado pelo Plenário da
Câmara, juntamente a um projeto do deputado Paes Landim (PTB-PI), ao
qual fora apensado.
Mais recentemente, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 3.993/2008, do
deputado Humberto Souto (PPS-MG), também foi apensado ao PLC 1.399/2000,
do deputado Paes Landim, do qual resultou um substitutivo que desde
então se encontra em exame na Comissão de Finanças e Tributação.
A proposta do deputado inclui na grade curricular obrigatória a
matéria “Ética e Cidadania”, contemplando “a transmissão e
desenvolvimento dos conceitos de ética e de valores morais, como
reflexão da conduta humana; o estudo dos direitos e deveres do cidadão; o
estímulo à ação comunitária e participação democrática, embasada em
valores como respeito mútuo, justiça e solidariedade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário