Aula 01
Objetivos
- Ampliar o repertório literário.
- Trocar opiniões sobre a leitura.
- Acionar estratégias que permitam descobrir o que está escrito e onde.
Conteúdos
- Leitura de texto poético.
- Sistema de escrita.
Anos
1º e 2º.
Tempo estimado
Dez aulas.
Material necessário
Cartões, lápis e cópias da poesia Das Pedras, de Cora Coralina, publicado em Meu Livro de Cordel.
- Ampliar o repertório literário.
- Trocar opiniões sobre a leitura.
- Acionar estratégias que permitam descobrir o que está escrito e onde.
Conteúdos
- Leitura de texto poético.
- Sistema de escrita.
Anos
1º e 2º.
Tempo estimado
Dez aulas.
Material necessário
Cartões, lápis e cópias da poesia Das Pedras, de Cora Coralina, publicado em Meu Livro de Cordel.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente a autora Cora Coralina aos alunos. Conte a eles que ela teve uma
vida marcada por dificuldades comuns a muitas mulheres: viveu presa aos
afazeres domésticos e com pouco dinheiro. Casou-se com alguém que não gostava
que ela se ocupasse com atividades que lhe dessem evidência. Relate que Cora
sempre gostou de escrever, mas só muito tarde foi estimulada a publicar suas
produções.
2ª etapa
Transcreva o poema Das Pedras no quadro e leia em voz alta para a
turma, apontando cada palavra e verso. Repita a leitura mais de uma vez, usando
a mesma estratégia para que todos possam entrar em contato com o texto. No fim,
pergunte o que mais chamou atenção e que ideias estão presentes no material.
Faça uma lista com as palavras relacionadas ao que for dito pelos estudantes e
convide-os a escrever nos cartões a palavra que resume a principal ideia ou
sentimento do texto. Exponha-as no mural da sala.
3ª etapa
Repita a leitura e convide o grupo a pensar se o que foi colocado na lista
é pertinente ou não e se é necessário acrescentar outras palavras.
4ª etapa
Divida os alunos em duplas e distribua uma cópia do texto para cada uma
delas. A tarefa é encontrar e grifar as palavras que já se sabe ler, inclusive
o termo pedra, que aparece muitas vezes. Peça que eles expliquem como fizeram
para encontrá-lo.
5ª etapa
Leia este verso em voz alta: "Ajuntei todas as pedras que vieram sobre
mim" e pergunte à turma a que pedras Cora Coralina pode estar se
referindo. Anote as respostas em uma lista e amplie a discussão para formar
outra, com respostas a questões como: quais as pedras que costumam cair sobre
os velhos? E sobre os brasileiros?
6ª etapa
Sugira que os alunos escrevam a palavra pedra e a associem à sua
experiência de vida. No caso de alunos que ainda não escrevem, aja como um
escriba. Lembre-os de que associar uma palavra a seus significados é uma
descoberta importante para quem está aprendendo a língua escrita.
Avaliação
Releia o poema e pergunte ao grupo o que mudou na compreensão do texto depois
das atividades. Analise a coerência entre as respostas e as perguntas que foram
feitas durante todo o trabalho e as mudanças efetivas entre a leitura inicial e
a final.
Aula 02
Objetivos:
Construção de texto coletivo, utilizando rótulos e recortes de revistas, abordando situações de seu cotidiano.
Conteúdo:
·Leitura e escrita de rótulos e recortes de revista.
·Construção de texto coletivo.
Estratégia:
1-Explicar a atividade para os alunos;
2-Distribuir um rótulo ou recorte de revista para cada um;
3-Solicitar que cada aluno leia ou diga aos demais o que tem em mãos;
4-Fixar um cartaz na lousa para realização da atividade;
5-O texto coletivo será iniciado por eles com a nossa colaboração;
6-Convidar os alunos para construir uma frase inserindo a figura que tem em mãos e dar seqüência ao texto;
7-Ler o texto em conjunto;
8-Apontar discordâncias ortográficas e sugerir alterações;
9-Explicar a estrutura de um texto.
Avaliação:
Verificar se houve
uma construção do texto coletivo de forma lógica e coerente;Construção de texto coletivo, utilizando rótulos e recortes de revistas, abordando situações de seu cotidiano.
Conteúdo:
·Leitura e escrita de rótulos e recortes de revista.
·Construção de texto coletivo.
Estratégia:
1-Explicar a atividade para os alunos;
2-Distribuir um rótulo ou recorte de revista para cada um;
3-Solicitar que cada aluno leia ou diga aos demais o que tem em mãos;
4-Fixar um cartaz na lousa para realização da atividade;
5-O texto coletivo será iniciado por eles com a nossa colaboração;
6-Convidar os alunos para construir uma frase inserindo a figura que tem em mãos e dar seqüência ao texto;
7-Ler o texto em conjunto;
8-Apontar discordâncias ortográficas e sugerir alterações;
9-Explicar a estrutura de um texto.
Avaliação:
Alfabetização
de adultos
Elaborado por Digiani
Lemos e Verônica Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário