Orientadora: Karla Wanessa
A Educação
Infantil é ação pedagógica planejada que envolve cuidar, educar e brincar, considerando as vivências já adquiridas
pelas crianças e o contexto em que vivem.
Um projeto político pedagógico deve ter por objetivo o desenvolvimento
permanente das crianças e deve estar em constante reflexão e avaliação,
garantindo os direitos da criança no interior da instituição de Educação
Infantil para que esses se efetivem em sua totalidade.
Dessa forma, o Projeto Político-Pedagógico
é o documento da instituição que define sua função social, em perspectiva
emancipatória, democrática. Nesta perspectiva,
o PPP é práxis criadora, é nesse sentido que Gadotti (2000), afirmar que o PPP
estabelece ruptura com aquilo que já está instituído — tornando-se por isso,
instituinte de uma nova direção para as ações político-educativas da escola.
1. MARCO
REFERENCIAL
O marco referencial trabalha com a
dimensão da finalidade,
significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas
que balizará o trabalho da escola, comportando assim, o conjunto
dos valores nos quais a comunidade escolar acredita e das aspirações que tem em
relação à aprendizagem dos alunos. A função maior do Marco
Referencial é tencionar a realidade no sentido de superação/transformação e, em
termos metodológicos, fornecer parâmetros, critérios para a realização do
Diagnóstico. Gandin (1994), ao discutir o “marco referencial”, apresenta três
eixos para a discussão:
Marco
Situacional: percepção do grupo em torno da
realidade em geral: como a vê, quais seus traços mais marcantes, qual a
relação do quadro sócio-econômico, político e cultural mais amplo e o
cotidiano da escola. Sua importância se deve ao fato de que pode desvelar os
elementos estruturais que condicionam a instituição e seus agentes.
Ø Como compreendemos/vemos/sentimos o mundo atual? O país, estado e cidade
onde vivemos?
Ø Como percebemos/ vemos o bairro em que fica inserida a nossa escola?
Ø Quais são os sinais no mundo atual que nos alegram/mobilizam? Por quê?
Ø Quais são os sinais no mundo atual que nos entristece/ indignam? Por
quê?
Ø Que concepções têm de Educação? Conhecimento? Escola? Comunidade? Sala
de aula? Professor? Aluno?
Marco
Doutrinário ou Filosófico: equivale aos princípios norteadores do ideal geral
da instituição escolar.
Fundamenta a proposta de sociedade, pessoa e educação assumida pelo grupo que compõe a equipe
escolar e sua comunidade. O processo de elaboração do Marco
Filosófico dá esta oportunidade tanto de explicitação, quanto de debate e busca
de um consenso mínimo em torno de conteúdos epistemológicos, éticos,
político-pedagógicos, metodológicos.
Ø Que tipo de sociedade queremos construir?
Ø Que tipo de homem/pessoa humana queremos colaborar na formação?
Ø Que finalidade queremos para a escola?
Ø Que papel desejamos para a escola em nossa realidade
Marco
Operativo: Conforme Gandin (1994, p. 82), o marco operativo é “também
uma proposta de utopia, no sentido que apresenta algo que se projeta para o
futuro [...]”; é a explicitação do ideal da instituição escolar,
tendo em vista aquilo que queremos ou devemos ser. Dizem respeito à organização
das ações da coletividade escolar naqueles campos de atuação que compreendem a
as três principais dimensões que configuram a práxis educativa, quais sejam: a dimensão
pedagógica, a dimensão comunitária e a dimensão
administrativa.
A) DIMENSÃO PEDAGÓGICA
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B) DIMENSÃO COMUNITÁRIA
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C) DIMENSÃO ADMINISTRATIVA
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Como desejamos...
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Como desejamos...
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Como desejamos...
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O Processo de Planejamento?
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Os Relacionamentos na Escola?
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A Estrutura e Organização da Escola?
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O Currículo?
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O Professor?
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Os Dirigentes (Direção e Equipe Técnica)?
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Os Objetivos?
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O Relacionamento com a Família?
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Os Serviços (Secretaria, Limpeza, Mecanografia, Audiovisuais,
etc.)?
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Os Conteúdos?
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A Metodologia?
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As Condições Objetivas de Trabalho?
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A Avaliação?
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Organização dos Alunos?
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A Disciplina? A relação Professor-Aluno?
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As Atividades Esportivas e Culturais?
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O Espaço de Trabalho Coletivo Constante (reuniões
pedagógicas semanais)?
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O Relacionamento com os Meios de Comunicação
Social?
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2. DIAGNÓSTICO
A comunidade escolar deve levantar as características
atuais da escola, suas limitações e possibilidades, os seus elementos identificadores,
a imagem que se quer construir quanto a seu papel na comunidade em que está inserida, ou seja, trabalha a dimensão
da realidade,
que servirá de base para a definição dos objetivos a
perseguir, do modelo de gestão a ser adotado, dos conteúdos que devem ser
trabalhados, das formas de organização e funcionamento da unidade escolar e sua
função social no contexto local e global. Portanto, temos dois eixos no
diagnóstico:
Contexto da escola (ambiente social, cultural e físico)
Ø Qual comunidade em que a escola está inserida - características da
população, costumes, lazer, grupos comunitários, lideranças comunitárias,
associações, clubes, igrejas, acesso a meios de comunicação etc.;
Ø Localização física da escola – características do bairro, ruas, praças,
espaços de lazer, equipamentos comunitários,
Ø Situação
socioeconômica e educacional da comunidade: ocupações principais, níveis de
renda, condições de trabalho, acesso a bens de consumo, níveis de escolaridade
da população,
Ø Principais setores de
atividade econômica,
Ø Perfil profissional
dos pais,
Ø População atendida
pela escola: nível de instrução dos pais e irmãos, qualificação profissional,
hábitos alimentares e de higiene, lazer etc.
Caracterização da escola (identidade)
Histórico da escola: fundação (portaria
de criação), denominação, lideranças históricas, participação na
comunidade.
Situação física da escola:
Ø Condições da
edificação, dimensões,
Ø Dependências,
Ø Espaços para
atividades pedagógicas e de lazer,
Ø Biblioteca,
Ø Estado de
conservação,
Ø Instalações
hidráulicas e sanitárias,
Ø Paisagismo, conforto
ambiental (iluminação, ventilação, etc.);
Ø Adequação de salas de
aula
Recursos humanos e materiais:
Ø Quantitativos do
corpo docente, discente, administrativo e de apoio (setor/função/quantidade);
Ø Vínculos funcionais;
Ø Distribuição de
funções e tarefas;
Ø Nível de formação
inicial e acesso à formação continuada (qualificação).
Ø Condições de trabalho
e estudo de professores na escola.
Ø Condições de trabalho
dos servidores da escola.
Ø Direitos e deveres.
Ø Recursos materiais
disponíveis e sua adequação: móveis, equipamentos, material didático
(recurso/quantidade/origem).
Diagnóstico educacional: É uma responsabilidade da comunidade escolar que tem
por fim determinar, através de métodos os mais precisos possíveis, a natureza e
as causas dos problemas educacionais, analisando e interpretando fatores que são indispensáveis e que contribuem para melhorar o
rendimento do processo ensino-aprendizagem. O diagnóstico escolar abrange procedimentos como os de:
Ø
Identificar os problemas que os alunos, as turmas e a escola
apresentam;
Ø
Analisar os fatos, suas possíveis causas e soluções;
Ø
Antecipar as implicações que as soluções sugeridas poderão
acarretar;
Ø
Que
características (sociais, econômicas, culturais) têm a comunidade, a escola e a
clientela a que a escola atende? Como se apresenta à realidade da escola hoje?
Ø
Que
características têm a gestão da escola?
Ø
Como se
dá a participação da comunidade na gestão da escola? Que formas de organização
escolar são adotadas?
Ø
Como
estão as relações interpessoais no interior da escola?
Ø
Que
características têm o trabalho pedagógico desenvolvido na escola?
Ø
Como se
apresentam os resultados da aprendizagem?
Ø
Que
processos e instrumentos de avaliação são utilizados?
OBS.: O diagnóstico não deve
apenas ser descritivo, mas tem de ser também analítico. Deve identificar
necessidades de mudanças, ou seja, responder: o que nos falta para ser o que desejamos?
REFERÊNCIAS
FREIRE, M. O que é
grupo? In: GROSSI, E. P.; BORDIN, J. (orgs.). Paixão de aprender I.
Petrópolis: Vozes, 1992.
GANDIN, D. A prática
do planejamento participativo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
GADOTTI, M.
Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
VASCONCELOS, C.
Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo – elementos
metodológicos para elaboração e realização. São Paulo: Libertad, 1995 (Cadernos
Pedagógicos do Libertad; v. 1).
VEIGA, I. P. A.
Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 10ª ed.
Campinas: Papirus, 2000.
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