terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

FORMANDO PALAVRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


 O jogo em seu bojo imbui o desafio, e com este aspecto social, afetivo e cognitivo. No jogo LANÇO E PRENDO a apropriação do sistema alfabético de escrita no processo de alfabetização ganha um aliado, que agrega recurso valorativo a oralidade, leitura e registro escrito.


JOGO: LANÇO E PRENDO

Eixo:  Linguagem Oral e Escrita.

Faixa etária: A partir dos 5 anos.

Objetivo Didático:  Reflexão e apropriação do sistema alfabético de escrita, bem como analise de segmentação. 

Objetivo do jogo: Preencher cartela com a formação correta da palavra, a partir de número de letras ou silabas sorteados previamente. 

Tipo de jogo: individual ou em grupo

CONFECCIONANDO O JOGO
MATERIAIS:
Cola quente ou brascoplast
Folhas de papel cartão,  emborrachados ou papelão.
Prendedores variados

PROCEDIMENTOS:
1    Confeccionar um dado com apenas os números um, dois e três, os outros lados  em branco, podendo ser colados imagens nas casas do  4, 5 e 6 (caso a cartela seja de silabas, no modo letras o dado ficará completo). Imprimir o molde, colar sobre o papel cartão, recortar e montar.




2    Confeccionar  as cartelas com as devidas divisões seja por silabas ou por letras, imprimir  o molde e colar sobre a folha de papel cartão ou emborrachado.

 














   CARTELA ORIGINAL          
 

CARETELA 3 SILABAS    



CARETELA 4LETRAS 

3    Imprimir e recortar o silabário/alfabeto e colar nas etiquetas superiores da cartela, em seguida recorta novamente e colar nos prendedores.



ORIENTAÇÕES DE COMO JOGAR
A criança lança o dado que indicará a quantidade de letras ou silabas que a palavra terá. Em seguida, pega a cartela correspondente e forma a palavra utilizando as letras ou silabas dos prendedores.

VARIAÇÃO DO JOGO
Com crianças maiores ou no processo de intervenção pedagógica,  confeccionar fichas com ilustrações e através de sorteio a criança pega uma ficha, ler, seleciona a cartela correspondente e escrever a palavra.


Criado por Karla Wanessa







Nenhum comentário: