segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Sequencia Didática a Menina que odiava livros


1. Qual é o nome da personagem principal do vídeo? 
( ) Ana
() Nina
( ) Aline

2. Por que a menina odiava os livros?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.Qual é o nome do gato?
( ) Miau
( ) Félix
( ) Max

4. Qual é a cor do gato?
( ) laranja
( ) verde
( ) rosa

5. O que aconteceu na casa da menina para que os personagens saíssem dos livros?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



6. Quem é o personagem analfabeto que chorou porque queria voltar para sua casa (seu livro)?
( ) tamanduá 
( ) lobo mau
( ) macaco


7. Qual foi o 1º livro que fez com que a menina conseguisse devolver cada um dos personagens para a sua história?
( ) O lobo e os 7 cabritinhos
( ) Os 3 ursos e Cachinhos Dourados
( ) Os 3 porquinhos


8. Quando os pais voltaram pra casa, ficaram assustados. Por quê?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


9. Podemos dizer que o vídeo transmite a seguinte mensagem:
 Quem lê, viaja. Descobre um mundo cheio de fantasias. Comente:


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10. Observando as características da menina:
Cabelos
( ) soltos, lisos e castanhos 
( ) soltos, cacheados e loiros

Camiseta
( ) verde com mangas brancas 
( )branca com mangas verdes

Calça
( ) verde 
( ) azul 
( ) laranja


11. O LIVRO É UMA CAIXA MÁGICA DE ONDE SAEM COISAS MARAVILHOSAS. LEIA:
ALEGRIA

AMIZADE
AMOR
APRENDIZAGEM
CALMA

CONHECIMENTO

CORAGEM

DESCONTRAÇÃO
DIVERSÃO
ENCANTAMENTO
EXPERIÊNCIA
FELICIDADE
IMAGINAÇÃO
PACIÊNCIA

SABEDORIA

SENTIMENTOS

SIMPLICIDADE


* Escolha dois amigos e nomeie-os dando algumas qualidades:
AMIGO 1: _____________________
AMIGO 2: ____________________











* Vamos brincar um pouco: JOGO 'DESORGANIZADO'
Objetivo: Reconhecer unidades fonológicas (rimas) e adjetivos.
Material: Cartolina ou color set, papel contanto e folhas impressas com as frases a serem utilizadas.
Sugestão de frases:
Na minha carteira encontrei...
No quarto do José tem...
No sofá da Esmeralda estava...
Na caixa da empregada tem...
Na mochila do pagodeiro tinha...
Na pasta do professor se via...
Na cesta de Veridiana tinha...
Debaixo da cama eu vi...
Na sacola da vovó tem...
No meu armário eu guardo...
No sítio do Sebastião tem...
Na minha gaveta encontrei...
Na bolsa da Iara tem...
Na bolsa da Carol eu vi...
Na bolsa da Rafaela tem...
No saco do sapo está
Regras do jogo: Dividir a turma em duas equipes; Cada equipe deverá jogar o dado e quem obtiver maior número começa o jogo; Colocar as fichas embaralhadas e viradas para baixo; Um aluno de cada equipe alternadamente deverá pegar uma ficha e completar a frase com 3 elementos, que rimem com o nome destacado, sendo que o ultimo elemento deve ser acompanhado por um adjetivo.
Ganha a equipe que obtiver maior número de acertos.
Na minha gaveta encontrei...

 


 Exemplo:    -UMA CORNETA                                     
                      -UMA BAETA                                     
                      - E UMA ENORME CANETA

12.  Cada aluno deverá escolher um dos personagens apresentados na imagem e desenhá-lo no caderno. Em seguida, irá criar o perfil desse personagem,      atribuindo-lhe características.

13. Faça um desenho bem bonito sobre a história: A menina que odiava livros.
                            Fonte: Retiradas da net e organizadas por Livia

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...