O planejamento participativo é um processo de tomada de decisões que pode construir uma nova escola, organiza nossas ações, combatendo a fragmentação das práticas pedagógicas e administrativas. Compreende o encontro de pessoas em diferentes momentos da sua trajetória profissional e de vida, com diferentes saberes e leituras da realidade. Sabemos que conflitos aparecem e estes devem ser trabalhados para termos a unidade do grupo. O planejamento participativo envolve organização e formas democráticas de trabalho, onde a opinião de todos possa ser respeitada. É um instrumento de transformação social e compreende um processo de ação-reflexão-ação, onde podemos elencar os seguintes passos:
O Diagnóstico da realidade: envolve o diagnóstico participativo da realidade escolar, momento de conhecer seus problemas, refletir sobre suas causas e necessidades.
Em um segundo momento, temos a análise e reflexão dos problemas, onde ocorre um aprofundamento sobre as causas e conseqüências dos problemas, verificando relações e detectando contradições. Momento de sensibilizar os participantes quanto à necessidade de intervenção, de priorizar propostas de solução levantadas de forma coletiva, buscando a sua transformação.
Na terceira fase, ocorre a programação (ações), que envolvem a elaboração de planos, programas, projetos, maneira de construir o planejamento de ensino, os quais devem ser flexíveis e estruturar as propostas priorizadas pela comunidade escolar. E por último temos a execução – companhamento e avaliação participativa, a qual que deve acontecer de forma contínua e não somente no final do processo. É importante retomar os objetivos estabelecidos, para uma análise mais adequada dos resultados, voltada para os aspectos qualitativos do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário