sábado, 10 de janeiro de 2015

PROJETO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR: “Pinguinhos de Gente”

Prof.ª Karla Wanessa
PROJETO DE ADAPTAÇÃO ESCOLAR: “Pinguinhos de Gente”


PÚBLICO ALVO: Jardim I, pais e professora.

TEMPO PREVISTO: ____/_____/ 2015        até             ____/_____/2015

JUSTIFICATIVA: A adaptação escolar é um momento difícil para todos os envolvidos no processo (crianças, pais e instituição escolar), contudo, constitui-se uma oportunidade de estabelecermos vínculos afetivos dentro de uma nova convivência. Na creche, esse momento ganha peculiaridade ainda maiores, embasada na tríade cuidar, educar e brincar como ações que promovem um crescimento saudável, este projeto “Pinguinhos de Gente” foi planejado a fim de amenizar a ruptura do ambiente familiar e fortalecer laços para o novo espaço. Assim, as atividades planejadas garantem uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor. Nesse sentido, consideramos importantíssima a parceria e a interação família/ escola para que haja a construção de laços saudáveis favoráveis à troca de vivências e ao pleno desenvolvimento da criança.

OBJETIVOS:
·         Possibilitar à criança o reconhecimento da instituição
·         Estabelecer relação de confiança recíproca entre professores, crianças e famílias.

CONTEÚDO
Sócio Afetivo
·         Integração, socialização
·         Comunicação
·         Afetividade (vínculo)
·         Autoestima
·         Autonomia


ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES PROPOSTAS
*      Conversas diárias na rodinha e em momentos diversos durante a rotina;
*      Histórias narrada;
*      Manuseio de livros;
*      Utilização de balões para lançar para o alto, jogar, pegar, soltar;
*      Teatros de fantoches;
*      Exploração dos cantinhos da sala de aula;
*  Brincadeiras: casinha, esconde-esconde, balas, pega-pega, roda cantada, imitar (movimento corporal, sons);
*      Músicas cantadas variadas que envolvam: nome dos alunos, gestos, animais, sons, etc.;
*      DVD musical;
*      Passeios pelas dependências da escola;
*      Manuseio e rasgadura de papéis.
*      Atividades de corpo e movimento, equilíbrio e coordenação.
*      Circuito de atividades motoras com cordas, bolas, bambolês e túnel (explorar, brincar, subir, descer).
*      Atividade de interação com as famílias (_________________________)

AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá de forma contínua, através das observações e registros diários.

Nenhum comentário: