AFRO-BRASILEIROS DO CEFET-MG . NEAB
Apresentamos algumas sugestões de
atividades para que docentes e discentes possam refletir sobre a Abolição da
Escravatura de 13 de maio de 1888 e sobre a situação social dos
afrodescendentes na sociedade brasileira contemporânea. Em Novembro de 2009
apresentaremos sugestões para a Semana da Consciência Negra.
Essas atividades reforçam a
necessidade de que a temática das relações etnicorraciais seja trabalhada como
conteúdo multidisciplinar não somente no mês de maio, mas durante todo o ano
letivo. Esperamos que este material seja utilizado no âmbito do CEFET-MG para a
educação das relações etnicorraciais e como subsídio para o desenvolvimento de
estratégias didático-pedagógicas capazes de aprofundar e ampliar o horizonte
multicultural, interdisciplinar e transdisciplinar dos professores. Por fim,
encorajamos os professores a apresentarem outras atividades dentro da temática
e a modificarem e adaptarem as sugestões de atividades ao seu contexto e a de
seus alunos, assim como às necessidades de cada Campi, Diretoria, Coordenação ou
Programa.
1. LEITURA DO “POEMANIFESTO DO
MOVIMENTO NEGRO”
a) Formação de Professores:
Contribuições do poema para reflexões em torno da diversidade cultural e do
protagonismo do povo negro no Brasil.
b) Português e Literatura: Estudo
das estratégias de elaboração do poema pelo poeta afro-brasileiro Hermógenes de
Almeida Filho.
Exploração da musicalidade do
poema e sua aproximação do rap e do reggae
c)História: exploração da
história da abolição e do trabalho escravo no Brasil; levantamento e estudo do
sujeitos históricos e suas lutas em prol do reconhecimento do povo negro no
Brasil
d) Sociologia: análise dos
movimentos negros citados pelo autor e suas atuações e participações políticas
e) Geografia: povos africanos
deslocados para o Novo Mundo e suas origens geográficas
f) Ciência e Tecnologia:
contribuição do povo negro para o desenvolvimento social, das ciências e das
artes.
Atividades lúdicas fora de sala
de aula
Matemática: Levantamento do
número de fatos e eventos destacados pelo Poemanifesto
Número de palavras relacionadas à
repressão e aos anseios de liberdade expostas pelo poeta (REFLEXÃO).
2. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA
CULINÁRIA AFRICANA NA DIETA BRASILEIRA
a) Português e Literatura:
Levantamento do léxico relacionado aos hábitos alimentícios e pratos típicos;
os professores poderão incentivar o estudo e a pesquisa lexical dos
ingredientes e pratos utilizados na culinária com intervenção africana, dos nomes
e suas origens africanas; construção de cadernos de receitas de comidas e bebidas
típicas com ilustrações e também a confecção de cartazes pelos alunos a serem
expostos nos refeitórios; feijoada, quiabo, canjica, abará, bobó de camarão, xinxim
de galinha, aluá, broa, acarajé, acaçá são algumas sugestões.
b) Biologia e Química: Estudo dos
alimentos de origem africana mais consumidos e de seus efeitos no organismo;
confecção de cartazes, com os resultados, pelos alunos a serem expostos nos
refeitório ( Estudo das proteínas, carboidratos, lipídios, minerais etc,
presentes nesses alimentos e sua importância.
c) História: processo de
incorporação dos alimentos africanos e afro-brasileiros pela população em
geral.
d) Geografia: à margem do
tráfico: sementes e mudas trazidas da África para o Brasil e suas adaptações ao
solo tropical.
e) Física: Os óleos vegetais
africanos e a primeira revolução industrial.
f) Inglês: Incorporação do
vocabulário africano no léxico de Língua Inglesa.
g) Como atividade geral, a escola
poderá servir no almoço um prático típico afro-brasileiro, decorando o
refeitório com os cartazes etc.
3. ESTUDO DO CONTO “PAI CONTRA
MÃE”, DE MACHADO DE ASSIS
a) Português e Literatura: Estudo
do autor sob o ponto de vista da sua representação como autor afro-brasileiro e
sua inserção nas questões relacionadas à escravidão.
Estudo do conto sob a perspectiva
das estratégias discursivas de Machado para tratar de temas polêmicos como o
que aparece em “Pai contra mãe”.
Sites:
http://babilonia.ulusofona.pt/arquivo/revista_4/pdf_rev4/Dossier_rita_neves.
pdf
No site, prof. portuguesa destaca
a ironia e ambivalência presentes no conto machadiano
– análise muito interessante que
recupera a não casualidade do personagem principal do conto se chamar Cândido,
como um oposto do Cândido de Voltaire.
http://www.ucm.es/info/especulo/numero38/paimae.html
No site, uma análise sucinta do
conto que destaca o engajamento social de Machado.
http://www.osfilmes.com.br/cronicamente/materias/estado4.htm
Site da Revista de História da
Biblioteca Nacional – volume de maio de 2008 traz artigo do prof. José Américo
Miranda sobre poema escrito por Machado para as comemorações da Abolição.
NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS
AFRO-BRASILEIROS DO CEFET-MG
http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=1591
http://www.freud-lacan.com/articles/article.php?url_article=lpdealencastro141105
Pai Contra Mãe, de Machado de
Assis
www.dominiopublico.gov.br
b) Química, Biologia e História: Saberes
empíricos: estratégias abortivas utilizadas pelas escravas. Plantas abortivas utilizadas
pelos escravos: origens e difusão. Efeito da pressão, do terror e do medo de
Arminda e suas interferências no aborto. Expectativas de sobrevivência das
crianças escravas e os cemitérios dos anjinhos descritos pelos viajantes.
Composição química de algumas plantas abortivas.
c) Geografia: descrição dos
espaços do Rio de Janeiro como estratégia discursiva da ironia de Machado na
denúncia dos horrores da escravidão.
d) Como atividade geral, a escola
poderá projetar, depois do almoço, o filme Quanto Vale ou é por quilo?
Atividades que podem ser exibidas
durante o intervalo ou no início das aulas, pela manhã e pela tarde, ou ainda
serem expostas permanentemente durante a semana do evento.
a) Colocar músicas
afro-brasileiras cujas temáticas contemplem uma reflexão sobre a temática em
questão. Sugere-se que essas músicas sejam colocadas nos 15 minutos que
antecedem o início das aulas pela manhã, durante o horário de
recreio/intervalo, e no horário de saída.
b) Projeção de filmes cujas
temáticas possam suscitar reflexão. No anexo 3 apresentamos a relação de alguns
filmes com uma pequena sinopse.
c) Convidar, conforme a demanda e
a oferta local, palestrantes, poetas, grupos de dança, grupos de capoeira,
grupos de percussão e outros para se apresentarem durante o intervalo.
d) Inaugurar a estante temática
de africanidades.
e) Fazer o plantio de uma árvore
africana importante no Brasil, de acordo com as conveniências do Campus ou
fazer a criação de um vaso ou jardim temático com plantas africanas que podem
ser as plantas medicinais ou ornamentais, ou ainda as utilizadas em rituais.
f) Fazer exposição de trabalhos
de alunos nos espaços adequados para isso, dando visibilidade às discussões
feitas em sala de aula.
g) Propor levantamento de
contextos relativos à permanência do negro na sociedade brasileira, na comunidade
em que está inserido o campus, de acordo com as possibilidades locais, para
serem feitas exposições.
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