domingo, 20 de março de 2011

COMPETENCIAS BÁSICAS DE GEOGRAFIA PARA AS SÉRIES INICIAIS



Identificar e utilizar diferentes fontes de representação do espaço, reconhecendo a importância das diversas linguagens percebendo-as como fruto de vários contextos históricos e socioculturais.

Identificar e compreender o espaço geográfico estabelecido, considerando escala dos fenômenos numa escala gráfica e geográfica.

Eixo: Representação do espaço

Identificar os elementos tendo como ponto de referencia a si próprio e também outros objetos;
Identificar sua posição utilizando noções de direita, esquerda, à frente, atrás, acima, abaixo, tendo como referencia objetos a sua volta;
Relacionar os pontos cardeais com sua localização
Identificar instrumentos utilizados para medir distancia e percebê-los como produtos humanos para delimitar o espaço;
Medir distâncias utilizando-se da escala métrica. Ex.: medir a distancia de sua carteira, sala de aula, quadro de giz, as janelas, a porta, etc.
Identificar as diferenças métricas existentes entre o desenho da sala de aula e a própria sala de aula, quadro de giz, porta, etc. percebendo-as como representações.
Identificar representações gráficas de objetos vistos de diversas perspectivas reconhecendo diferentes possibilidades de representações simbólicas;
Identificar os elementos encontrados na sala de aula e no percurso de casa para a escola, através da leitura que contém no seu desenho.

Utilizar métodos de pesquisa para construir conhecimentos e produzir textos de conteúdo geográfico.

Eixo: Comunicação
Produzir roteiros e realizar pesquisas em fontes cartográficas que revelam diferenças das paisagens da cidade e do estado do longo do tempo;
Representar os conhecimentos construídos através de textos em formatos diversos (mapas, gráficos, tabelas, maquetes, etc.);

Identificar os diversos grupos sociais e relacioná-los com os fenômenos espaciais a partir da seleção, comparação e interpretação dos fatos, reconhecendo as singularidades ou generalidades de cada lugar ou paisagem

Eixo: Espaço vivido e percebido

Identificar a família como o primeiro grupo social de vivencia;
Reconhecer as regras ou normas de direitos e deveres que regem a convivência em grupo;
Identificar os elementos que compõem as paisagens do lugar
Identificar a partir de gravuras e desenhos, atitudes de preservação com o meio ambiente em que vive;
Identificar os membros do grupo social por sexo, idade e raça;
Reconhecer o espaço da escola, identificando pessoas e funções através d e gravuras;
Identificar as regras ou normas da escola e os direitos e deveres das pessoas que a compõe;
Identificar os elementos que formam a paisagem do seu bairro;
Reconhecer as características da paisagem que o cerca (rural ou urbana) e identificar as principais transformações ocorridas;
Reconhecer que as ações em grupo contribuem para a resolução dos problemas da escola e do bairro;
Identificar os grupos sociais que formam a comunidade de sua vivencia e suas principais diferenças culturais;
Identificar os equipamentos utilizados para o lazer na comunidade de sua vivencia;
Identificar as atividades econômicas encontradas no espaço rural e no espaço urbano;
Identificar os meios de transportes e relacioná-los com aqueles encontrados no seu bairro;
Identificar as atividades profissionais e relacioná-las com aquelas encontradas nos grupos sócias que formam a comunidade;
Relacionar as profissões com o local de trabalho;
Identificar os meios de comunicação e relacioná-los com os encontrados na sua comunidade;
Conhecer os sinais de transito encontrados no semáforo e relacioná-los a sua utilização;
Reconhecer funções sociais a partir de dialogo;
Identificar situações de preconceito racial e social.

Observar, compreender e analisar o espaço geográfico em suas múltiplas relações, como manifestações da natureza e como produto de ação humana
Identificar, no seu cotidiano formas como seu grupo se relaciona com o meio ambiente e desenvolver atitudes de critica e responsabilidade no cuidado com o meio, a partir de posturas éticas e cidadã.

Eixo: O ambiente em que vivemos

Identificar os elementos naturais encontrados na paisagem;
Identificar fenômenos como o dia e a noite, o tempo e as estações do ano, relacionando-as com as diversas formas como os seres humanos se comportam em função dos mesmos;
Identificar os elementos da natureza como: vento, mar, rios, vulcões, terremotos, geleiras, chuva, sol, etc.;
Reconhecer a importância da água para a vida e as atividades econômicas assumindo atitude responsável para a sua preservação;
Identificar os elementos que compõe uma paisagem;
Identificar os elementos formadores de uma paisagem urbana e rural e relacioná-las aos produtos e serviços que são encontrados no campo e na cidade;
Reconhecer que a comunidade em que vive está inserida em uma unidade mais ampla: a cidade;
Identificar aspectos geográficos de sua cidade: relevo, solo, tempo, situação das águas, etc.;
Identificar a organização político-administrativa da cidade: executivo e legislativo, bem como os projetos para o uso das reservas naturais de sua cidade;
Identificar os elementos humanizados encontrados numa paisagem;
Identificar as atividades extrativistas agropecuárias, industriais, comerciais e de serviços como atividade humanas que influenciam na construção da paisagem.




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