Identificar e utilizar diferentes fontes
de representação do espaço, reconhecendo a importância das diversas linguagens
percebendo-as como fruto de vários contextos históricos e socioculturais.
Identificar e compreender o espaço geográfico
estabelecido, considerando escala dos fenômenos numa escala gráfica e geográfica.
Eixo:
Representação do espaço
Identificar
os elementos tendo como ponto de referencia a si próprio e também outros
objetos;
Identificar
sua posição utilizando noções de direita, esquerda, à frente, atrás, acima,
abaixo, tendo como referencia objetos a sua volta;
Relacionar
os pontos cardeais com sua localização
Identificar
instrumentos utilizados para medir distancia e percebê-los como produtos
humanos para delimitar o espaço;
Medir
distâncias utilizando-se da escala métrica. Ex.: medir a distancia de sua
carteira, sala de aula, quadro de giz, as janelas, a porta, etc.
Identificar
as diferenças métricas existentes entre o desenho da sala de aula e a própria sala
de aula, quadro de giz, porta, etc. percebendo-as como representações.
Identificar
representações gráficas de objetos vistos de diversas perspectivas reconhecendo
diferentes possibilidades de representações simbólicas;
Identificar
os elementos encontrados na sala de aula e no percurso de casa para a escola,
através da leitura que contém no seu desenho.
Utilizar métodos de pesquisa para
construir conhecimentos e produzir textos de conteúdo geográfico.
Eixo:
Comunicação
Produzir
roteiros e realizar pesquisas em fontes cartográficas que revelam diferenças
das paisagens da cidade e do estado do longo do tempo;
Representar
os conhecimentos construídos através de textos em formatos diversos (mapas, gráficos,
tabelas, maquetes, etc.);
Identificar os diversos grupos sociais e
relacioná-los com os fenômenos espaciais a partir da seleção, comparação e
interpretação dos fatos, reconhecendo as singularidades ou generalidades de
cada lugar ou paisagem
Eixo:
Espaço vivido e percebido
Identificar
a família como o primeiro grupo social de vivencia;
Reconhecer
as regras ou normas de direitos e deveres que regem a convivência em grupo;
Identificar
os elementos que compõem as paisagens do lugar
Identificar
a partir de gravuras e desenhos, atitudes de preservação com o meio ambiente em
que vive;
Identificar
os membros do grupo social por sexo, idade e raça;
Reconhecer
o espaço da escola, identificando pessoas e funções através d e gravuras;
Identificar
as regras ou normas da escola e os direitos e deveres das pessoas que a compõe;
Identificar
os elementos que formam a paisagem do seu bairro;
Reconhecer
as características da paisagem que o cerca (rural ou urbana) e identificar as
principais transformações ocorridas;
Reconhecer
que as ações em grupo contribuem para a resolução dos problemas da escola e do
bairro;
Identificar
os grupos sociais que formam a comunidade de sua vivencia e suas principais
diferenças culturais;
Identificar
os equipamentos utilizados para o lazer na comunidade de sua vivencia;
Identificar
as atividades econômicas encontradas no espaço rural e no espaço urbano;
Identificar
os meios de transportes e relacioná-los com aqueles encontrados no seu bairro;
Identificar
as atividades profissionais e relacioná-las com aquelas encontradas nos grupos sócias
que formam a comunidade;
Relacionar
as profissões com o local de trabalho;
Identificar
os meios de comunicação e relacioná-los com os encontrados na sua comunidade;
Conhecer
os sinais de transito encontrados no semáforo e relacioná-los a sua utilização;
Reconhecer
funções sociais a partir de dialogo;
Identificar
situações de preconceito racial e social.
Observar, compreender e analisar o
espaço geográfico em suas múltiplas relações, como manifestações da natureza e
como produto de ação humana
Identificar, no seu cotidiano formas
como seu grupo se relaciona com o meio ambiente e desenvolver atitudes de
critica e responsabilidade no cuidado com o meio, a partir de posturas éticas e
cidadã.
Eixo:
O ambiente em que vivemos
Identificar
os elementos naturais encontrados na paisagem;
Identificar
fenômenos como o dia e a noite, o tempo e as estações do ano, relacionando-as
com as diversas formas como os seres humanos se comportam em função dos mesmos;
Identificar
os elementos da natureza como: vento, mar, rios, vulcões, terremotos, geleiras,
chuva, sol, etc.;
Reconhecer
a importância da água para a vida e as atividades econômicas assumindo atitude responsável
para a sua preservação;
Identificar
os elementos que compõe uma paisagem;
Identificar
os elementos formadores de uma paisagem urbana e rural e relacioná-las aos
produtos e serviços que são encontrados no campo e na cidade;
Reconhecer
que a comunidade em que vive está inserida em uma unidade mais ampla: a cidade;
Identificar
aspectos geográficos de sua cidade: relevo, solo, tempo, situação das águas,
etc.;
Identificar
a organização político-administrativa da cidade: executivo e legislativo, bem
como os projetos para o uso das reservas naturais de sua cidade;
Identificar
os elementos humanizados encontrados numa paisagem;
Identificar
as atividades extrativistas agropecuárias, industriais, comerciais e de
serviços como atividade humanas que influenciam na construção da paisagem.
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