Identificar, interpretar e analisar as diferentes
fontes documentais, reconhecendo a importância das diversas linguagens
percebendo-as como fruto de vários contextos históricos e sóciocultulturais.
Eixo: Representação dos significados do fazer
humano
Identificar fotografias, pinturas e gravuras como
sendo fontes iconográficas e representação de determinados acontecimentos
históricos e processos socioculturais;
Diferenciar tipos de documentos (escritos, orais,
fotografias) em função de seus objetivos e usos relacionando-os ao seu valor
como fonte de informação;
Identificar a certidão de nascimento como sendo uma
fonte histórica documental da vida de cada pessoa;
Identificar as várias construções (prédios, casas,
igrejas, praças) como sendo fontes históricas da cultural material;
Identificar uma entrevista como sendo uma fonte
histórica de relato oral (cultura imaterial).
Utilizar métodos de pesquisa para construir
conhecimentos e produzir textos de conteúdo histórico.
Eixo: Leitura e comunicação de significados
Produzir roteiros e realizar pesquisas em museus,
bibliotecas, ruas, etc. para reconstruir momentos da vida de cidade;
Representar os conhecimentos construídos através de
textos em formado diversos (maps, gráficos, tabelas, maquetes, etc.)
Compreender a realidade humana como histórica
situada em períodos de tempos determinados socialmente, tomando como referência
os processos de ruptura e permanência que permeiam as diferentes formas de
organização social
Eixo: Noções elementares de tempo
Compreender que existem diferentes formas de
demarcação do tempo histórico, definidos por diferentes povos e culturas
(calendário cristão, muçulmano, chinês, judaico)
Diferenciar os períodos de tempo relativos a dias,
semanas, meses e anos segundo o calendário cristão adotado em nossa cultura
Compor um calendário anual a partir das noções de
mês.
Eixo: Noções básicas de marcação do tempo histórico
Compreender que existem diferentes mecanismos de
contagem do tempo, definidos por diferentes povos e culturas ( relógio de sol,
relógio egípcio, ampulheta, clepsidra, relógio de água, relógio digital, etc.);
Identificar as festas (juninas, colheita,
religiosas, etc.) como sendo alguns dos marcos de referência na vida de
comunidade da qual o aluno faz parte, observando sua permanência e
continuidade;
Reconhecer a data de nascimento como um marco comum
de referencia temporal entre os diversos membros da comunidade da qual faz
parte;
Reconhecer a utilização da data de nascimento para
a contagem da idade das pessoas como um traço de permanência entre gerações
diferentes;
Associar o nascimento de Cristo como um marco
cronológico do calendário ocidental;
Associar as diferentes preferências (músicas,
atividades lúdicas, expressões orais, vestuários, etc.) entre as pessoas de
gerações distintas como sendo um aspecto que demonstra mudanças de
comportamento de tempos históricos;
Compreender que diferentes padrões de moradia
(sobrado colonial, casa de taipa, apartamento, etc.) São exemplos de
transformações históricas das sociedades.
Identificar, no seu cotidiano, tipos de relações
que se estabelecem no interior de seus grupos de convivência e relacionar com
as mudanças nos comportamentos sociais desses grupos no passado, desenvolvendo
atitudes de respeito às diferenças culturais e sociais.
Eixo: Relações sociais no espaço em que a criança
vive
Relações de parentesco
Descrever a composição pai/mãe/filho como sendo o
tipo de família mais comumente observado em nossa sociedade e distinguir de
outros tipos de famílias existentes no passado e no presente (patriarcal,
matriarcal,esquimós, indígenas, etc);
Semelhanças e diferenças entre os grupos sociais de
comunidade
Reconhecer que a posse de riquezas materiais esta
na origem das desigualdades sociais e relacionar a posse as diferenças de
acesso aos bens materiais e imateriais;
Diversidade étnica e as desigualdades sociais
Caracterizar a discriminação contra qualquer
segmento da sociedade como uma forma de desigualdade social;
Compreender que a existência de diversidade étnica,
entre brancos, negros, índios não significa que apenas um desses grupos
segmentos sociais possui cultura.
A comunidade e sua inserção na cidade
Reconhecer que a comunidade em que vive está
inserida em uma unidade mais ampla: a cidade;
Identificar aspectos históricos da sua cidade:
origem do nome, de sua população, posição que ocupa ao longo dos anos, etc.;
Reconhecer os elementos centrais que constituem a
cidade: cultura, população, habitação, saúde, escolaridade, emprego, etc.;
Identificar a organização político-administrativa
da cidade: executivo e legislativo.
Eixo: Relação de trabalho existente no meio em que
a criança vive
Noções das atividades relativas ao trabalho dos
grupos sociais
Descrever as diferenças entre atividades de
trabalho praticadas por indivíduos sem escolaridade e aqueles que completam os
cursos fundamental, médio e superior;
Caracterizar as diferenças existentes entre o
trabalhador rural, informal e urbano, industrial e entende-las como resultantes
das mudanças nas formas como os seres humanos vêm construído a sua relação com
a natureza e entre si para garantir a sua vida;
Relações sociais decorrentes das atividades do
trabalho, relacionar a renda obtida na atividade de trabalho com as condições
de vida do trabalhador.
Observar que nem sempre as atividades de trabalho
são valorizadas pela sociedade (exemplo, coletores de lixo).
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