Situações de leitura de textos
Contexto do texto
·
Identificar
a finalidade de textos de diferentes gêneros.
·
Identificar
o possível portador ou leitor de um texto, considerando sua forma, assunto,
tema, função, indícios gráficos, notacionais, imagens, títulos etc.
Articulação do texto
·
Localizar
informações explícitas em um texto.
·
Identificar
o tema de um texto.
·
Identificar
efeitos de ironia ou humor em textos variados.
·
Distinguir,
em um texto, um fato da opinião relativa a esse fato.
·
Estabelecer
relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a sua continuidade.
·
Estabelecer
relação causa /conseqüência entre partes e elementos do texto.
·
Organizar,
na seqüência em que aparecem, itens de informação explícita, distribuídos ao
longo de um texto.
·
Inferir
o sentido de uma palavra ou expressão, considerando o contexto delas no texto.
·
Inferir
informação implícita em um texto.
·
Interpretar
texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto,
etc.).
·
Selecionar
legenda ou título apropriado para um texto escrito ou uma foto.
Relação entre textos ou intertextuais
·
Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos de um mesmo
tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será
recebido.
Conhecimentos lingüísticos
·
Identificar
as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
·
Identificar
padrões ortográficos na escrita das palavras, com base na correlação com um
dado exemplo
·
Formular
hipóteses sobre o uso das categorias dos nomes (gênero / número) ou dos
processos derivacionais de palavras.
Texto literário
·
Identificar
uma interpretação adequada para um determinado texto literário.
·
Identificar
os diferentes elementos que estruturam o texto narrativo literário:
personagens, marcadores de tempo e de localização, o conflito gerador do
enredo, seqüência lógica dos fatos, modos de narrar (1ª e 3ª pessoa);
adjetivação na caracterização de personagens, cenários e objetos; modos de marcar
o discurso alheio (discurso direto / indireto).
·
Identificar
o enunciador do discurso direto, em um segmento de narrativa literária.
·
Identificar
o efeito de sentido produzido em um texto literário, decorrente do uso de
pontuação expressiva.
·
Identificar
o efeito de sentido produzido em um texto literário, decorrente do uso de uma determinada
palavra ou expressão.
·
Inferir
o efeito de sentido produzido em um texto literário, decorrente da exploração
de recursos gráficos, ortográficos e/ou morfossintáticos.
·
Inferir
a moral de uma fábula.
Situações de produção de textos
·
Produzir
um relato de experiência pessoal vivida com base em proposta que estabelece
tema, gênero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto
MATEMATICA
Números e Operações
·
Identificar
a localização de números naturais na reta numérica.
·
Relacionar
a escrita numérica às regras do sistema posicional de numeração.
·
Escrever
um número natural pela sua decomposição em forma polinomial.
·
Identificar
diferentes representações de um mesmo número racional.
·
Identificar
a localização de números racionais representados na forma decimal na reta
numérica.
·
Identificar
fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
(parte/todo, quociente, razão).
·
Identificar
a fração decimal correspondente a um número decimal dado e vice-versa.
·
Ler
e escrever por extenso, números decimais até a ordem de milésimos.
·
Calcular
o resultado de uma adição ou subtração de números naturais: adição sem reserva
e com reserva; subtração sem recurso e com recurso (algoritmo).
·
Calcular
o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais: multiplicação
sem recurso e com recurso, por um fator de um e dois algarismos e divisões
exatas e inexatas por cociente de um e de dois algarismos.
·
Calcular
o resultado de uma adição e/ou subtração de frações de mesmo denominador.
·
Calcular
o resultado de uma adição e/ou subtração de números decimais.
·
Resolver
problemas envolvendo a adição ou a subtração, em situações relacionadas aos
seus diversos significados.
·
Resolver
problemas envolvendo a multiplicação e a divisão, especialmente em situações relacionadas
à comparação entre razões e à configuração retangular.
·
Resolver
problemas utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário
brasileiro.
·
Resolver
problema envolvendo noções de porcentagem (10%, 25%, 50%).
Espaço e Forma
·
Descrever
a localização e a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, em diversas representações
gráficas, dando informações sobre pontos de referência e utilizando o
vocabulário de posição (direito-esquerda, acima/abaixo, entre, em frente/atrás)
·
Descrever
a localização e a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, em representações
gráficas que usam pares ordenados e percursos com indicação de 1/2 de volta e
de 1/4 de volta completa, de um ângulo reto.
·
Identificar
formas geométricas tridimensionais como esfera, cone, cilindro, cubo, pirâmide,
paralelepípedo ou, formas bidimensionais como: quadrado, triângulo, retângulo e
círculo.
·
Caracterizar
poliedros (cubos, paralelepípedos e pirâmides) quanto ao numero de faces,
vértices e arestas.
·
Identificar
semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de
lados, número de ângulos.
·
Relacionar
figuras tridimensionais com suas planificações.
·
Identificar
propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de
lados, pelos tipos de ângulos.
·
Identificar
quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos,
concorrentes, perpendiculares).
·
Identificar
simetria axial e de rotação na leitura das representações dos objetos no dia-dia
e das figuras geométricas.
Grandezas e Medidas
·
Identificar
horas e minutos, por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiro.
·
Reconhecer
unidades de medida usuais de comprimento, de superfície, de capacidade, de massa,
de tempo e de temperatura.
·
Estimar
a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
·
Efetuar
cálculos envolvendo valores de cédulas e moedas em situações de compra e venda.
·
Estabelecer
relações entre unidades de medida de tempo.
·
Resolver
problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm,
kg/g/mg, l/ml.
·
Resolver
problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas
quadriculadas.
·
Resolver
problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas,
desenhadas em malhas quadriculadas.
Tratamento da Informação
·
Ler
e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas e construir
tabelas.
·
Ler
e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos e construir
gráficos (particularmente gráficos de colunas e de setores).
GEOGRAFIA
Construir conceitos para a compreensão
do tempo e do clima.
·
Reconhecer
grandezas e instrumentos que possibilitam a investigação do tempo atmosférico e
do clima.
·
Ler
adequadamente informações sobre o tempo atmosférico apresentadas em gráficos,
fotos, mapas ou diagramas.
·
Associar
informações e medidas meteorológicas ao clima de diferentes regiões.
Construir conceitos para a compreensão
da origem e características das rochas e minerais.
·
Reconhecer
tipos de rochas conforme suas características físicas, podendo associá-las aos ambientes
de origem, aos seus usos ou a resultados de experimentação.
·
Reconhecer
vulcões, terremotos e tsunamis como conseqüências de transformações ocorridas
no interior do planeta. Analisar criticamente situações-problema sobre impacto
ambiental ou exemplos reais de exploração predatória de reservas minerais.
·
Associar
vulcanismo, erosão e compactação aos processos de formação de rochas.
Reconhecer na paisagem, elementos da
vida social e do ambiente natural, assim como estabelecer relações espaciais
topológicas e projetivas, localizações, distâncias e a orientação geográfica,
por meio de diferentes representações imagéticas (cartografia, fotografias,
pinturas etc.).
·
Identificar
na paisagem elementos de referência para a localização, orientação e distância
segundo o olhar cinemático (em movimento).
·
Reconhecer
nos mapas a representação dos elementos do espaço como uma visão vertical em
contraposição com a visão frontal e panorâmica.
·
Utilizar
mapas simples, croquis e roteiros gráficos como meio para compreender noções de
distância, direção, proporção, localização e orientação geográfica.
·
Relacionar
os pontos de referência na paisagem local segundo diversos olhares de modo a
deslocar-se com autonomia.
·
Ler
e classificar as informações de representações cartográficas simples, tais como
mapas políticos e o globo terrestre.
Reconhecer na paisagem e no lugar
diferentes manifestações da natureza, considerando os fenômenos do mundo
inorgânico e orgânico e perceber a sociedade como agente transformador do
ambiente natural, de modo a construir referências que respaldem a consciência
em defesa da melhoria do meio ambiente.
·
A
partir da observação de uma ilustração descrever as diversas formas
socioeconômicas e culturais presentes na transformação da paisagem
·
Identificar
na paisagem elementos da natureza local considerando clima, relevo,
hidrografia, vegetação e fauna de uma dada região.
·
Classificar
e ordenar problemas ambientais em um dado lugar e identificar possíveis ações
para a preservação do ambiente.
·
Localizar
e classificar similaridades e distinções na comparação de uma dada sociedade
com outros grupos sociais no modo como transformam a natureza.
·
A
partir de textos simples, reconhecer formas e possibilidades de se relacionar e
transformar a natureza condenando desperdícios e uso predatório da natureza.
Reconhecer as relações diretas e
indiretas que as sociedades estabelecem como espaço nas suas diversas
dimensões: o território, as paisagens, o lugar e o cotidiano, com omeio de
conhecer as características gerais da geografia do Brasil e do Mundo, considerando
a sua diversidade sócio-cultural, tecnológica e natural.
·
Identificar
por intermédio de iconografias ou textos, similaridades e distinções entre
acidade e o campo, considerando a economia, formas de habitat, cultura e
condições do meio geográfico nas diferentes regiões do Brasil.
·
A
partir de textos simples, identificar as funções que os transportes e a
circulação de informações assume na integração entre as cidades e o campo e
entre o lugar e outros lugares e regiões.
·
Considerando
os meios de transporte e comunicação localizar em uma dada paisagem,
indicativos da integração entre a realidade apresentada e outras regiões.
CIENCIAS
Construir conceitos para a compreensão
de conteúdos relativos à diversidade animal.
·
Comparar
características de seres humanos e animais vertebrados em diferentes fases do
seu desenvolvimento
·
Distinguir
características morfológicas e fisiológicas de plantas e animais, a partir de
informações fornecidas em ilustrações e textos.
·
Identificar
artrópodes (crustáceos, aracnídeos e insetos) em ilustrações ou fotos.
·
Classificar
animais em grupos, a partir de critérios dados.
·
Comparar
diferentes aparelhos bucais de animais, associando-os às diferentes formas de alimentação.
Construir conceitos para a compreensão
de conteúdos relativos às características e à dinâmica de diferentes
ecossistemas.
·
Reconhecer,
em textos e representações figurativas, a natureza cíclica das transformações
da água na natureza, inclusive em sistemas experimentais.
·
Reconhecer
características de biomas e ecossistemas brasileiros quanto a sua fisionomia,
flora, fauna, clima e outras características marcantes
·
Explicar
processos de formação, desgaste ou manutenção dos solos, levando em conta intemperismo
e outros agentes naturais e a ação humana.
·
Explicar
características do solo, como permeabilidade ou fertilidade, e suas alterações
em situações experimentais ou do cotidiano, em ambientes naturais ou
transformados pelo ser humano.
·
Associar
comportamentos ou estruturas adaptativas dos seres vivos aos ambientes que
habitam, sejam aquáticos ou de terra firme.
·
Reconhecer
fluxo de energia e transferência de matéria em cadeias e teias alimentares.
·
Interpretar
situações de desequilíbrio nas teias alimentares em função das mudanças no
ambiente: introdução ou extinção de espécies, aumento ou diminuição excessiva
de água, redução do espaço disponível, presença de poluição
Construir conceitos para a compreensão
de materiais e substâncias do seu cotidiano.
·
Reconhecer
a presença de algumas substâncias ou materiais como água, álcool, óleos e
metais em ferramentas ou utensílios de uso cotidiano.
·
Diferenciar
misturas a partir da presença ou não de diferentes fases.
·
Indicar
o uso adequado de substâncias e materiais em circunstâncias determinadas, com
base em informações sobre suas propriedades
Construir conceitos para a compreensão
da estrutura básica e do funcionamento do corpo humano.
·
Reconhecer
características dos vertebrados, estabelecendo comparações como esqueleto
humano.
·
Identificar
a localização dos principais órgãos e aparelhos do corpo humano em
representações figurativas.
·
Identificar
etapas pelas quais o ser humano passa durante sua vida, destacando suas
características específicas
·
Associar
a realização de movimentos à ação de músculos, ossos e nervos
·
Selecionar
hábitos e ações que contribuem para a manutenção e melhoria da saúde, em
situações cotidianas.
·
Explicar
aspectos básicos das funções de nutrição do organismo humano.
Construir conceitos para a compreensão
dos fenômenos de utilização da eletricidade.
·
Identificar
medidas e procedimentos de consumo responsável em situações cotidianas de uso
de energia.
·
Reconhecer,
em situações do cotidiano, condições ou circunstâncias nas quais materiais
condutores ou isolantes de calor ou eletricidade.
·
Interpretar
resultados de experimentos envolvendo condutores, isolantes e circuitos
elétricos simples.
Construir conceitos para a compreensão
e reconhecimento de equipamentos que se utilizam de máquinas simples e das
vantagens deste uso.
·
Identificar
máquinas simples, reconhecendo suas finalidades.
·
Reconhecer,
em situação-problema, dispositivos mecânicos que facilitam a realização de
trabalho.
·
Prever
o funcionamento de máquinas simples ou arranjos de máquinas.
Construir conceitos para a compreensão
de conteúdos relativos ao céu, ao universo e ao Sistema Terra-Sol-Lua.
·
Reconhecer
descrições de galáxias, estrelas, planetas e satélites.
·
Comparar,
a partir de dados fornecidos em tabelas, ilustrações figurativas ou textos
descritivos, as características da Terra (tamanho, temperatura, períodos de
rotação e translação, presença de atmosfera, de vida, etc.) com as dos demais
planetas.
·
Associar
os tipos de informação ou dados sobre o céu às formas de observação e os principais
instrumentos usados em Astronomia (telescópios, lunetas, satélites ou sondas).
·
Reconhecer
descrições ou aplicar linguagem científica, nomes, gráficos, símbolos e outras
representações relativas ao Sistema Terra-Sol-Lua.
·
Relacionar
diferentes fenômenos cíclicos como dia-noite, estações do ano e eclipses aos
movimentos da Terra e da Lua.
·
Relacionar
informações sobre as características da Terra (temperatura, atmosfera,
pluviosidade, etc.) com o surgimento e evolução da vida
·
Prever
as fases da Lua, considerando suas formas no hemisfério sul e a duração de cada
uma das quatro fases principais.
Construir conceitos para a compreensão
de conteúdos relativos à estrutura e à fisiologia das plantas, destacando
características adaptativas às condições ambientais e diferentes modalidades de
uso (alimentos, energia etc.)
·
Reconhecer
em textos ou ilustrações etapas do ciclo vital de vegetais com sementes:
germinação, crescimento, florescência, polinização e frutificação.
·
Reconhecer
características adaptativas de diferentes seres vivos aos ambientes em que se
desenvolvem.
Construir conceitos para a compreensão
de conteúdos relativos ao mundo microscópico, destacando processos dos quais
participam determinados microorganismos (doenças, apodrecimento de alimentos,
etc.).
·
Identificar
as doenças humanas comuns causadas por microrganismos, gripes, resfriados,
micoses, diarréias e outras
·
Aplicar
o conceito de decomposição pela atividade de bactérias e fungos para explicar
situações naturais ou experimentais de apodrecimento de alimentos ou restos de
seres vivos.
·
Comparar
tamanhos de seres vivos e de suas estruturas, estabelecendo relações em escala,
sem necessidade de conhecer valores de medidas.
·
Interpretar
dados e informações sobre a disseminação de doenças infecto-contagiosas, comuns
em nosso cotidiano.
·
Identificar
condições de vida e de reprodução de microorganismos, a partir de resultados de
experimentos.
HISTORIA
Compreender as características básicas
da sociedade, a partir de fontes e documentos de Varia da natureza e
estabelecer relações entre os elementos que constituem a sociedade atual e as raízes
históricas de sua constituição.
·
Identificar,
a partir de fontes e documentos de variada natureza, o processo de formação
histórica do Distrito Federal, agentes sociais nele envolvidos e
características socioculturais da sociedade brasiliense.
·
Reconhecer
a importância de aplicar os conteúdos aprendidos na escola a intervenções
solidárias na realidade, com o objetivo de garantir o respeito aos valores e
direitos humanos.
·
Reconhecer,
a partir de documentos diversos, a participação das principais matrizes
étnico-raciais responsáveis pela formação histórico-cultural da sociedade
brasileira (principalmente, indígenas, europeus e africanos).
·
Valorizar
a diversidade étnico-cultural que caracteriza a sociedade brasileira e
reconhecer sua importância para a preservação da identidade dos grupos sociais
e fortalecimento da democracia.
·
H05.
Estabelecer relações entre as condições de vida do grupo familiar e da
comunidade e os processos históricos de sua constituição.
·
Identificar
os principais traços da organização política do Distrito Federal, reconhecendo
o papel das Leis em sua estruturação e funcionamento.
·
Identificar
e analisar, a partir de documentos de variada natureza, as principais
características das atividades econômicas, responsáveis pelo processo de
ocupação do território brasileiro ao longo da história.
·
Relacionar
o conhecimento aprendido na escola a práticas de convivência social assentada
no comportamento ético, como base para conquista e o exercício da cidadania
·
Identificar,
a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente os principais direitos e
deveres individuais.
A partir das relações cotidianas mais
imediatas, compreender as diferenças entre o tempo do indivíduo e as
temporalidades histórico-sociais e reconhecer a formação das sociedades contemporâneas
como resultado de interações e conflitos de caráter econômico, político e cultural.
·
Analisar,
criticamente, os acontecimentos e movimentos políticos do passado e do
presente, identificando suas principais conseqüências para o processo de
formação da sociedade brasileira.
·
Reconhecer
a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas
sociais e preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história.
·
Identificar
as principais conseqüências da construção de Brasília para o processo de
ocupação territorial do Brasil.
·
Relacionar
o patrimônio arquitetônico e paisagístico do Distrito Federal aos diferentes
contextos históricos de sua constituição e transformação.
·
Reconhecer
as principais características da organização política do Distrito Federal
·
Perceber
as diferenças entre o tempo do indivíduo, o tempo das instituições sociais
(família, escola, igreja, fábrica, comunidade) e o tempo histórico mais amplo
(épocas e séculos).
·
Estabelecer
relações entre os principais elementos que caracterizam o processo de formação
das instituições políticas e sociais ao longo da história, aplicando conceitos
de permanência e ruptura.
·
Estabelecer
relações entre as transformações tecnológicas e as mudanças no mundo do
trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário