ANDRADE,
Veruscka Francisca Teixeira de. Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Gestão
da Educação. E-mail:
verusckateixeira@hotmail.com
RESUMO: O
desígnio do Programa Mais Educação, por meio da gestão intersetorial focada na
realidade local, tem como solução da problemática da qualidade de ensino no
país o aumento do tempo de construção de conhecimentos pelos alunos. E neste
ínterim, se expressa com clareza à amplitude conceitual da propositura em
estimular parcerias no interior da esfera pública e entre os setores público e
privado. Neste contexto, o presente artigo pretende propor um espaço de
interlocução entre as discussões em torno do Programa Mais Educação e a
implantação do mesmo na Escola 15 de Novembro, bem como, as oficinas de Artes,
Letramento e Matemática vivenciada com sucesso, que possibilitaram um
melhoramento no rendimento escolar de nossos alunos, graças à utilização sábia
de espaços escolares como pátio, cozinha e do extraescolar como biblioteca
municipal.
Palavras chaves: Escola
15 de Novembro; Educação Integral; Mais Educação.
A Educação Integral nas
palavras de Anísio Teixeira é o “crescimento orgânico, humano”, associado às
múltiplas dimensões do desenvolvimento, e nesta perspectiva o presente artigo
tem por objetivo abordar a temática da educação integral, como estratégia de
política pública, apresentada através do Programa Mais Educação na Escola Municipal 15 de Novembro, no município de
Catende. O interesse em perscrutar os caminhos percorridos pelo Programa
Mais Educação a fim de validar a proposta de Educação integral referenciada na
legislação brasileira, surge em meio à premissa em promover a qualidade social
da escola, expandindo o tempo, os espaços e os agentes envolvidos na Educação
Básica.
Em 2007 o governo
federal instituiu o Programa Mais Educação através da Portaria Interministerial
n.º 17 uma ação entre as políticas públicas educacionais e sociais. O Programa
centra-se no objetivo de diminuir as desigualdades educacionais por meio da
jornada escolar, assim a educação integral, associada ao processo de
escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de
interesse dos estudantes, este indicativo de encontro cultural local vinculado
à aprendizagem fomentaram os seguintes macrocampos:
ü Letramento;
ü Matemática;
ü Acompanhamento Pedagógico;
ü Meio Ambiente;
ü Esporte e Lazer;
ü Direitos Humanos em Educação;
ü Cultura e Artes;
ü Cultura Digital;
ü Promoção da Saúde;
ü Educomunicação;
ü Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
ü Educação Econômica.
Contudo, essa busca
de laços com segmentos sociais com intuito de superar os muros escolares e fomentar
a qualidade da educação tem apresentado inúmeras problemáticas de implantação
ou efetivação dentro das escolas e não foi diferente com a nossa. Entretanto, a
pesquisa realizada por nossa equipe pedagógica e a coordenação da Mais Educação
de abordagem multidisciplinar e multimetodológica de investigação dos problemas
de implantação do programa em escolas amigas foi essencial para o oferecimento
de um conjunto de questões que foram importantes do ponto de vista prático e
teórico. Dentre os problemas detectados na nossa comunidade escolar,
destacam-se com maior ímpeto a falta de uma infraestrutura
adequada para receber alunos em tempo integral e as incursões pedagógicas de carência de
pessoal qualificado para desenvolver as oficinas.
Porém, em nossa escola o fio condutor do Programa residiu e reside
nas redes de aprendizagem conectando por uma dinâmica
instituidora de relações culturais. Este processo implica em restituir e
transcender a condição de ambientes e aprendizagem procurando valorizar as
iniciativas educacionais extraescolares, que mesmo diante dos problemas apresentados,
nos permitiu sistematizar possibilidades de soluções aplicadas com sucesso. Portanto, em consonância com as diretrizes do
programa, ampliamos as experiências educativas com práticas realizadas além do
horário escolar sincronizadas com o currículo e o projeto político pedagógico
de nossa escola, a fim que os espaços de interseção tivessem condições reais de
trocas de os conhecimentos.
Assim, no contexto em que se preconiza a
Educação Integral do Programa Mais educação o espaço físico da escola não é
determinante para a oferta de Educação Integral, em seu bojo a identificação de
espaços potenciais não restritos a escola são caminhos além de saberes
institucionalizados, e foi exatamente neste indicativo que nos pautamos e
firmamos, parcerias entre algumas esferas públicas para garantir os interesses
educacionais coletivos e de qualidade das ações educativas, organizadas com
foco na realidade de cada turma. Nesta perspectiva foram passos de nossa escola
para solucionar alguns problemas:
1. Oferecer
aos monitores do Mais
Educação capacitações em conjunto com a equipe docente da escola, para um diálogo entre as partes formadoras;
Educação capacitações em conjunto com a equipe docente da escola, para um diálogo entre as partes formadoras;
2. Oferecer
oficinas de Artes (pintura e teatro) dentro do próprio ambiente escolar;
3. Oferecer
oficinas de Matemática com jogos dentro e fora da Escola;
4. Firmar
parcerias com a:
·
Biblioteca municipal para realização de rodas
de leituras e debates;
Inicialização digital por
meio de computadores disponível para pesquisa na biblioteca;
·
Posto de Saúde da Família do bairro com
oferecimento de palestras de promoção de saúde bucal, etc.
Em suma, no sentido
de romper com a lineiralidade de aprendizagem a utilização de ferramentas
variadas tornaram-se imprescindíveis à Educação e com a verba destinada ao programa
a nossa escola adquiriu materiais lúdicos: tais como televisão, jogos, DVD,
aparelho de som, computadores, etc. No momento atual o único computador em uso
com internet disponível na escola é utilizado pela coordenadora e Monitores na
preparação das oficinas, mas em breve disponibilizaremos de um laboratório
próprio dentro do ambiente escolar. Em função dessas
demandas tecnológicas de comunicação e informação do trabalho educativo no
Programa Mais Educação, tercemos elogios à sua dinâmica estrutural pedagógica,
pois culminam na apropriação de mecanismos comunicativos e cognitivos enquanto
mediações culturais como propulsora da transformação da articulação curricular multicultural.
Referências
Brasil.
Programa Mais Educação. Passo a passo. Ministério da Educação/ Secretaria de
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Diretoria de Educação
Integral, Direitos Humanos e Cidadania.
_________.
O Plano de Desenvolvimento da Educação: analise do Projeto do MEC. Educação e Sociedade, Campinas, vol.
28, n100- Especial, p. 1231- 1255, out. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
_________.
PDE- Plano de Desenvolvimento da Educação: analise crítica da política do MEC.
Campinas São Paulo: Autores Associados, 2009.
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