INTRODUÇÃO
A Escola Municipal
15 de novembro esta situada na Avenida Júlio Lins, s/n no
bairro socioeconômico desfavorecido, atualmente atendendo 200 crianças do
Ensino Fundamental, parte deste grupo de crianças ainda conservam um tempo
ocioso afastadas da escola.
Tendo em vista nossa
responsabilidade social, é imperativo deste projeto o
planejamento articulado de ações solutas, através do trabalho do eixo adjacente dos
profissionais sobre encaminhamentos de desenvolvimento da proposta do Programa
Mais Educação, busca-se com o projeto sanar problemas de infraestrutura (otimizar melhor o espaço da escola) e as incursões pedagógicas de carência de
pessoal qualificado para desenvolver as oficinas. Sendo assim, a metodologia
primordial deste projeto pauta-se em fornecer estratégias aplicáveis diante do
contexto já mencionado. Nesta concepção as ações do Mais Educação são
possibilidades de estimular o
aprendizado e consequentemente melhorar o desempenho dos alunos atendidos por
meio de um ensino eficaz e congruente com atividades de incentivo à leitura,
escrita, raciocínio lógico, comunicação e informação envolvendo a ludicidade.
OBJETIVO GERAL:
Ampliar o
processo de ensino aprendizagem numa perspectiva de otimização dos espaços
escolares através de reorganização estrutural de formações aos monitores do
Programa Mais Educação.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Estimular
o diálogo aberto na solução de problemas, com vista a sugestões no intercambio
das relações dos profissionais da escola e os monitores do programa;
Melhorar
a qualidade do ambiente físico, (maior adequação do pátio escolar) para atividades
pedagógicas;
Aumentar
a diversidade de espaços educativos (dentro e fora da escola) oportunizando
diferentes aprendizagens;
Promover
palestras e encontros com temas de interesse educativos;
Oportunizar
vivências nas diversas formas de expressão lúdicas em parceria com os
professores regulares e monitores no desenvolvimento da aprendizagem;
Acompanhar
alunos do desenvolvimento das oficinas educativas de forma sistemática o
desempenho do aluno.
PARTIPAÇÃO DA COMUNIDADE
A comunidade onde nossa escola é composta por particularidades
socioeconômicas peculiares, o bairro é constituído basicamente por moradias
populares, inseridas em um ambiente difícil, revelando contrastes sociais e a
má distribuição de renda. Predominam nos
arredores da escola as igrejas evangélicas e o comércio miúdo, formado por
mercadinho, bares, serralheria, etc. Compõe nosso público alvo, pessoas que
recebem subsídios do governo federal como bolsa-familia e geralmente estão
expostas a sérios problemas de serviços básicos e a violência, drogas, etc., de
etnia homogenia e faixa etária variada, atendendo ao Ensino fundamental.
Como Escola e família têm os mesmos objetivos: fazer a criança se
desenvolver em todos os aspectos, por isso as ferramentas de mobilização entre elas servem de fonte a participação
da comunidade no projeto consiste em duas esferas: ator participante e receptor
de resultados. No primeiro aspecto, procura-se melhores oportunidades de promover um encontro
positivo entre pais, filhos e professores, apoiado nas ideias da proposta do
Mais Educação de co-responsabilidade. No segundo
vivenciar uma nova realidade de consecução para
atingir o objetivo geral do projeto
ao pressupor a indissociabilidade entre os meios e os seus fins. A saber, a
participação se dará:
1. Apresentação da escola, do programa, e do currículo para a
família;
2. Entrevista de conhecimentos das especificidades dos pais e
alunos;
3. Realização de reuniões em horários conveniente aos pais;
4. Exposição das produções escolares e culturais dos alunos aos
pais;
5. Incentivo a participação no conselho escolar;
6. Promoção de eventos de comemoração.
JUSTIFICATIVA
A base do Programa
Mais Educação verte sobre o aumento da oferta educativa por meio de atividades
optativas visando fomenta melhorias no ambiente escolar embasados no tempo de
escolarização integral tão defendido por Darcy Ribeiro que preconizava desde
anos atrás “sem um povo educado, não há como
fazer um país crescer” destacando com ímpeto o compromisso de uma mudança
educacional:
“Não é verdade! Só uma escola nova,
concebida com o compromisso de atender as condições objetivas em que se
apresenta o alunado oriundo das classes menos favorecidas, educará o Brasil. Só
uma escolarização de dia completo, com professores especialmente preparados e
de rotina educativa competentemente planejada, acabará com o menor abandonado,
que só existe no Brasil”.
(Darcy Ribeiro, setembro de 1995)
Esse desafio de promover a melhoria da qualidade da Educação Básica, com
elevação da oferta dos índices de aprendizagem e permanência dos alunos na
escola, depende, em grande medida, da escola como mediadora do conhecimento, de
descobertas na sua integridade física e moral, como espaço de formação de um
cidadão crítico e responsável para interagir e transformar a realidade. Dentro
deste aspecto, o presente projeto constitui o encaminhamento das ações pré-
estabelecidas para serem desenvolvidas no desenvolvimento do Programa Mais
Educação na Escola 15 de novembro, considerando
a necessidade da organização de uma melhor qualidade no processo ensino e
aprendizagem.
Cumpre
salientar que as ações nele contida tem abordagem
transdisciplinar, estarão sendo desenvolvida e rediscutida de modo
a afetiva as intervenções essenciais relacionadas aos entraves socioeducativos
e organizacionais, pois como Padilha expressa: Planejamento é processo de busca
de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando o melhor
funcionamento das atividades humanas. Na perspectiva de otimização dos espaços
escolares, tem-se o pátio escolar quando bem
utilizado, a função de transversalidade e transformação das relações
ressignificando o modo de aprender, conclui-se a sistematização dos
espaços livres, ou seja, sua organização, como
ponte intercalar de melhorias do progresso escolar.
METODOLOGIA
Os procedimentos
metodológicos embasaram-se nas características dedutivas próprias
da comunidade e nas ações pedagógicas conjuntas ao quadro de objetivos
permearam, cumpre ainda a função de produz espaços de discussão e reflexão
instrumentalizando agentes profissionais envolvidos no projeto:
Oferecimento
de capacitações aos monitores, em vista as constantes
alterações do quadro e a exigência de permanente atualização para atendimento
às necessidades da comunidade, com foco em:
Trabalhos
individuais
Trabalhos
coletivos
Atividades
especiais de intercâmbio
A criação
de ambientes de aprendizagens significativas com utilização de espaços dentro
da escola como sala de aula, pátio, etc., para o desenvolvimento de atividades
sócio-educativas integradas ao projeto:
Conversa
inicial com os alunos sobre os temas
Planejamento
das atividades com base nessa conversa,
Realização
das oficinas
ATIVIDADES
1. Oferecimento
aos monitores do Mais
Educação capacitações em conjunto com a equipe docente da escola, para um diálogo entre as partes formadoras;
Educação capacitações em conjunto com a equipe docente da escola, para um diálogo entre as partes formadoras;
2. Oferecimento
de oficinas de Artes (pintura e teatro) dentro do próprio ambiente escolar;
3. Oferecimento
de oficinas de Letramento;
4. Oferecimento
de oficinas de Matemática com jogos dentro e fora da Escola;
5. Iniciação
a inclusão digital no laboratório da escola;
6. Oferecimento
de oficinas de Saúde:
·
Atividades de palestras de promoção de saúde
bucal e corporal em consonância com o Posto de Saúde da Família do bairro, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação se
sucederá de modo continuo, progressivo e cooperativo integrando observação
direta e indireta nas atividades desenvolvidas
angariando confiança em trabalho operacional de aplicação, serão aspectos de análise como prática de investigação, a relação dos conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.
angariando confiança em trabalho operacional de aplicação, serão aspectos de análise como prática de investigação, a relação dos conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.
RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS
Dentre os recursos
materiais disponibiliza-se a realização do projeto:
ü Livros
de literatura;
ü Fantoches
ü Tintas
diversas;
ü Tela;
ü Mascaras;
ü Fantasias;
ü Papéis
variados;
ü Pinceis;
ü Sucatas;
ü Televisão;
ü Jogos didáticos (Matemáticos e de Língua
Portuguesa);
ü DVD;
ü Aparelho de som;
Computador; etc.
Em recursos humanos o
projeto conta-se com apoio de:
ü Professores do ensino regular;
ü Diretores e Coordenadores;
ü Monitores do programa;
ü Funcionários da escola;
ü Médicos;
ü Dentistas;
PARCERIAS E APOIO
A identificação de
espaços potenciais não restritos a escola são caminhos além de saberes
institucionalizados, e foi exatamente neste indicativo que nos pauta-se as parcerias
entre algumas esferas públicas para garantir os interesses educacionais
coletivos e de qualidade das ações educativas, organizadas com foco na
realidade de cada turma. Assim, as instituições parceiras são:
·
Biblioteca municipal para realização de rodas
de leituras e debates;
Inicialização digital por
meio de computadores disponível para pesquisa na biblioteca;
·
Posto de Saúde da Família do bairro com
oferecimento de palestras de promoção de saúde bucal, etc.
DIVULGAÇÃO
Consolidando o fortalecimento da imagem do nosso estabelecimento escolar
a divulgação do projeto, será realizado através de convites a instituições da
comunidade, bem como cartazes, faixa e panfletos sobre as oficinas expostos no
comércio do bairro e na fachada da escola.
REFERÊNCIAS
Biografia
de Darcy Ribeiro. Disponível em: http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/biografia-de-darcy-ribeiro/ Acesso em 12.Ago. 2013.
Brasil.
Programa Mais Educação. Passo a passo. Ministério da Educação/ Secretaria de
Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Diretoria de Educação
Integral, Direitos Humanos e Cidadania.
_________.
O Plano de Desenvolvimento da Educação: analise do Projeto do MEC. Educação e Sociedade, Campinas, vol.
28, n100- Especial, p. 1231- 1255, out. 2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
_________.
PDE- Plano de Desenvolvimento da Educação: analise crítica da política do MEC.
Campinas São Paulo: Autores Associados, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário