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A Educação Tecnológica deverá concretizar-se através do desenvolvimento e aquisição de competências, numa sequência progressiva de aprendizagens ao longo da escolaridade básica, tendo como referência o pensamento e a ação perspectivando o acesso à cultura tecnológica. Essas aprendizagens deverão integrar saberes comuns a outras áreas curriculares e desencadear novas situações para as quais os alunos mobilizam, transferem e aplicam os conhecimentos adquiridos gradualmente. A Educação Tecnológica orienta-se, na Educação básica, para a promoção da cidadania, valorizando os múltiplos papéis do cidadão utilizador, através de competências transferíveis, válidas em diferentes situações e contextos. Referimo-nos às competências do utilizador individual, aquele que sabe fazer, que usa a tecnologia no seu quotidiano, às competências do utilizador profissional, que interage entre a tecnologia e o mundo do trabalho, que possui alfabetização tecnológica e às competências do utilizador social,implicado nas interações tecnologia/sociedade, que dispõe de competências que lhe permitem compreender e participar nas escolhas dos projetos tecnológicos, tomar decisões e agir socialmente, como cidadão participativo e crítico. Decorre desta concepção a construção do perfil de competências que define um cidadão tecnologicamente competente, capaz de apreciar e considerar as dimensões sociais, culturais, econômicas, produtivas e ambientais resultantes do desenvolvimento tecnológico.
Compreender que a natureza e
evolução da tecnologia é resultante do processo histórico.
Ajustar-se, intervindo ativa
e criticamente, às mudanças sociais e tecnológicas da comunidade/ sociedade.
Adaptar-se à utilização das
novas tecnologias ao longo da vida.
Predispor-se a avaliar
soluções técnicas para problemas humanos, discutindo a sua fiabilidade,
quantificando os seus riscos, investigando os seus inconvenientes e sugerindo
soluções alternativas.
Julgar criticamente as
diferenças entre as medidas sociais e as soluções tecnológicas para os
problemas que afetam a comunidade/sociedade.
Avaliar as diferenças entre
as abordagens sociopolíticas e as abordagens tecnocráticas.
Reconhecer que as
intervenções/soluções tecnológicas envolvem escolhas e opções, onde a opção
por determinadas qualidades pressupõe, muitas vezes, o abandono de outras.
Identificar, localizar e
tratar a informação de que necessita para as diferentes atividades do seu
quotidiano.
Observar e reconhecer, pela
curiosidade e indagação, as características tecnológicas dos diversos
recursos, materiais, ferramentas e sistemas tecnológicos.
Decidir-se a estudar alguns
dispositivos técnico-científicos que estão na base do desenvolvimento
tecnológico atual.
Dispor-se a analisar e
descrever sistemas técnicos, presentes no quotidiano, de modo a distinguir e
enumerar os seus principais elementos e compreender o seu sistema de
funcionamento.
Escolher racionalmente os
sistemas técnicos a usar, sendo eles apropriados/adequados aos contextos de
utilização ou de aplicação.
Estar apto para intervir em
sistemas técnicos, particularmente simples, efetuando a sua manutenção,
reparação ou adaptação a usos especiais.
Ler, interpretar e seguir
instruções técnicas na instalação, montagem e utilização de equipamentos técnicos
da vida quotidiana.
Detectar avarias e anomalias
no funcionamento de equipamentos de uso pessoal ou doméstico.
Manipular, usar e otimizar o
aproveitamento da tecnologia, a nível do utilizador.
Utilizar ferramentas,
materiais e aplicar processos técnicos de trabalho de modo seguro e eficaz.
Ser capaz de reconhecer e
identificar situações problemáticas da vida diária que podem ser
corrigidas/ultrapassadas com a aplicação de propostas simples, enquanto
soluções tecnológicas para os problemas detectados.
Ser um consumidor atento e
exigente, escolhendo racionalmente os produtos e serviços que adquire e
utiliza.
Procurar, selecionar e
negociar os produtos e serviços na perspectiva de práticas sociais
respeitadoras de um ambiente equilibrado, saudável e com futuro.
Analisar as principais atividades
tecnológicas, bem como profissões, na perspectiva da construção estratégica
da sua própria identidade e do seu futuro profissional.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS Ao longo do Ensino Básico, as competências que o aluno deve adquirir no âmbito das aprendizagens em tecnologia organizam-se em três eixos estruturantes fundamentais: Tecnologia e sociedade A Educação Tecnológica, no âmbito da formação para todos, integra uma forte componente educativa, orientada para uma cidadania activa, com base no desenvolvimento da pessoa enquanto cidadão participativo, crítico, consumidor responsável e utilizador inteligente das tecnologias disponíveis. Neste sentido, a dimensão cultural é central no processo de formação em tecnologia, pois trata-se de proporcionar uma aprendizagem assente no sentido crítico e compreensivo da cultura tecnológica. Este aspecto fundamental para a cultura tecnológica desenvolve-se em torno de conceitos, valores e procedimentos que caracterizam os estádios atuais de desenvolvimento (desiguais) econômico, social e cultural. A dimensão histórica e social da tecnologia, estruturada nas relações dinâmicas entre a tecnologia e a sociedade, determinam o desenvolvimento de conhecimentos e posicionamentos éticos, fundamentais para analisar e compreender os sistemas tecnológicos e os seus impactos sociais. A compreensão da realidade, e em particular da realidade técnica que rodeia a criança e o jovem, necessita de ferramentas conceptuais para a sua análise e compreensão crítica, de forma a permitir não apenas a construção do conhecimento, mas também a formação de um posicionamento ético, alicerçado em valores e atitudes, desenvolvidas como processo de construção identitária do jovem. Processo tecnológico As atividades humanas visam criar, inventar, conceber, transformar, modificar, produzir, controlar e utilizar produtos ou sistemas. Podemos dizer, genericamente, que estas acções correspondem a intervenções de natureza técnica, constituindo a base do próprio processo tecnológico. A concepção e realização tecnológica necessitam da compreensão e utilização de recursos (conceptuais, procedimentais e materiais), de diversas estratégias mentais, nomeadamente a resolução de problemas, a visualização, a modelização e o raciocínio. Neste sentido, o processo tecnológico é eixo estruturante da Educação em tecnologia e, ao mesmo tempo, organizador metodológico do processo didático que lhe está subjacente. Conceitos, princípios e operadores tecnológicos O campo e objecto da tecnologia estabelece uma articulação íntima entre os métodos, os contextos e os modos de operar (práticas). Estes, mobilizam conhecimentos, modos de pensamento e ações operatórias, assentes nos recursos científicos e técnicos, específicos das realizações tecnológicas. Assim, a compreensão dos principais conceitos e princípios aplicados às técnicas, bem como o conhecimento dos operadores tecnológicos elementares, constituem o corpo de referência aos saberes-chave universais da educação em tecnologia. Todo o objecto, máquina ou sistema tecnológico é constituído por elementos simples que, combinados de um modo adequado, cumprem uma função técnica específica. A concepção, construção ou utilização de objetos técnicos exige um mínimo de conhecimentos e de domínio dos operadores técnicos mais comuns, utilizados na construção de mecanismos ou sistemas, bem como o estudo das suas relações básicas. Tecnologia e sociedade Tecnologia e desenvolvimento social No domínio da relação entre a tecnologia e desenvolvimento social, as competências tecnológicas que os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Básico incluem:
Apreciar e considerar as
dimensões sociais, culturais, econômicas, produtivas e ambientais resultantes
do desenvolvimento tecnológico.
Compreender que a natureza e
evolução da tecnologia resultam do processo histórico.
Entender o papel da sociedade
no desenvolvimento e uso da tecnologia.
Analisar os efeitos
culturais, sociais, econômicos, ecológicos e políticos da tecnologia e as
mudanças que ela vai operando no mundo.
Distinguir as diferenças
entre medidas sociais e soluções tecnológicas para os problemas que afetam a
sociedade.
Ajustar-se, intervindo ativa
e criticamente, às mudanças sociais e tecnológicas da comunidade / sociedade.
Apresentar propostas
tecnológicas para a resolução de problemas sociais e comunitários.
1.º ciclo
Desenvolver a sensibilidade
para observar e entender alguns efeitos produzidos pela tecnologia na
sociedade e no ambiente.
Procurar descobrir algumas
razões que levam a sociedade a aperfeiçoar e a criar novas tecnologias.
Compreender atividades
tecnológicas simples e saberes técnicos, de acordo com a sua idade e
maturidade.
Identificar algumas
profissões do mundo contemporâneo.
Relacionar objetos,
ferramentas e atividades com as profissões identificadas.
2.º ciclo
Utilizar diferentes saberes
(científicos, técnicos, históricos, sociais), para entender a sociedade no
desenvolvimento e uso da tecnologia.
Reconhecer a importância dos
desenvolvimentos tecnológicos fundamentais.
Analisar factores de
desenvolvimento tecnológico.
Entender a inter-relação
entre tecnologia, sociedade e meio ambiente.
Compreender os efeitos
culturais, sociais, econômicos e políticos da tecnologia.
Distinguir modos de produção
(artesanal e industrial).
Compreender e distinguir os
efeitos benéficos e nefastos da tecnologia na sociedade e no meio ambiente.
3.º ciclo
Compreender que a natureza e
evolução da tecnologia é resultante do processo histórico.
Conhecer e apreciar a
importância da tecnologia, como resposta às necessidades humanas.
Compreender os alcances
sociais do desenvolvimento tecnológico e a produtividade do trabalho humano.
Avaliar a pertinência das
tecnologias convenientes e socialmente apropriadas.
Ajustar-se às mudanças
produzidas no meio pela tecnologia.
Reconhecer e avaliar
criticamente o impacto e as consequências dos sistemas tecnológicos sobre os
indivíduos, a sociedade e o ambiente.
Predispor-se a intervir na
melhoria dos efeitos nefastos da tecnologia no ambiente.
Reconhecer diferentes
atividades profissionais, relacionando-as com os seus interesses.
Predispor-se para uma vida de
aprendizagem numa sociedade tecnológica.
Tornar-se aptos a escolher
uma carreira profissional.
Tecnologia e consumo No domínio das relações entre a tecnologia e consumo, as competências tecnológicas que os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Básico incluem:
Desenvolver uma atitude
reflexiva face às práticas tecnológicas, avaliando os seus efeitos na
qualidade de vida da sociedade e do ambiente e sua influência nos valores
éticos e sociais.
Compreender a tecnologia como
resultado dos desejos e necessidades humanas.
Consciencializar-se das
transformações ambientais criadas pelo uso indiscriminado da tecnologia e da
necessidade de se tornar um potencial controlador.
Avaliar o impacto dos
produtos e sistemas.
Predispor-se a escutar,
comunicar, negociar e participar como consumidor prudente e crítico.
Tornar-se num consumidor
atento e exigente, escolhendo racionalmente os produtos e serviços que
utiliza e adquire.
Intervir na defesa do
ambiente, do patrimônio cultural e do consumidor, tendo em conta a melhoria
da qualidade de vida.
1.º ciclo
Analisar e comparar objetos
de uso diário, antigos e contemporâneos.
Descrever alguns objetos e
sistemas simples que fazem parte do mundo tecnológico e tentar compreender a
sua relação com as necessidades do homem.
Reconhecer a importância de
não desperdiçar bens essenciais.
Distinguir alguns materiais
utilizados na proteção dos objetos de consumo diário.
Utilizar materiais reciclados
e reciclar outros (papéis, cartões).
2.º ciclo
Compreender o papel da
sociedade no desenvolvimento e uso da tecnologia.
Situar a produção de
artefactos/objectos e sistemas técnicos nos contextos históricos e sociais de
produção e consumo.
Compreender a necessidade de
seleccionar produtos e serviços que adquirem e utilizam.
Escolher os produtos de
acordo com as normas respeitadoras do ambiente.
Saber que os recursos
naturais devem ser respeitados e utilizados responsavelmente.
Analisar as consequências do
uso de uma tecnologia na sociedade e no ambiente.
Reconhecer os perigos de
algumas tecnologias e produtos a fim de os controlar ou evitar.
3.º ciclo
Compreender as implicações econômicas e sociais de alguns artefatos, sistemas ou ambientes.
Ilustrar, exemplificando,
consequências econômicas, morais, sociais e ambientais de certas inovações
tecnológicas.
Analisar criticamente abusos,
perigos, vantagens e desvantagens do uso de uma tecnologia.
Ser consumidores atentos e
exigentes, escolhendo racionalmente os produtos e serviços que adquiram e
utilizem.
Escolher, selecionar e
negociar os produtos e serviços na perspectiva de práticas sociais
respeitadoras de um ambiente equilibrado e saudável.
Fazer escolhas acertadas,
enquanto consumidores, selecionando e eliminando aquilo que é prejudicial ao
ambiente.
Selecionar produtos técnicos
adequados à satisfação das suas necessidades pessoais ou de grupo.
Reconhecer normas de saúde e
segurança pessoal e colectiva, contribuindo com a sua reflexão e atuação
para a existência de um ambiente agradável à sua volta.
Processo tecnológico Objecto técnico No domínio da análise e estudo do objecto técnico, as competências tecnológicas que os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Básico incluem:
Distinguir os objetos
técnicos dos restantes objetos.
Conhecer e caracterizar o
ciclo de vida dos objetos técnicos.
Enumerar os principais
factores que influenciam a concepção, escolha e uso de objetos técnicos.
Aptidão para analisar o
princípio do funcionamento dos objetos técnicos.
Compreender a importância de
materiais e processos utilizados no fabrico de objetos técnicos.
Analisar os objetos técnicos
relativamente às suas funções técnicas em uso.
1.º ciclo
Descrever oralmente um
objecto do seu envolvimento, a partir da observação direta.
Relacionar os objetos de uso
diário com as funções a que se destinam.
Reconhecer os materiais de
que são feitos os objetos.
Desmontar e montar objetos
simples.
2.º ciclo
Distinguir um objecto de
produção artesanal de um objecto de produção industrial.
Predispor-se para conhecer a
evolução de alguns objetos ao longo da história.
Analisar o princípio de
funcionamento de um objecto técnico simples.
Descrever o funcionamento de
objetos, explicando a relação entre as partes que o constituem.
Predispor-se para detectar
avarias no funcionamento de um objecto de uso frequente.
3.º ciclo
Dispor-se a estudar o objecto
técnico, considerando a análise morfológica, estrutural, funcional e a
técnica.
Predispor-se para proceder à
reconstrução sócio-histórica do objecto.
Avaliar o desempenho do
objecto técnico relativamente às suas funções de uso.
Redesenhar um objecto
existente, procurando a sua melhoria estrutural e de uso.
Adaptar um sistema técnico já
existente a uma situação nova.
Predispor-se a imaginar e
conceber modificações em sistemas para que estes funcionem melhor.
Planeamento e desenvolvimento de produtos e sistemas técnicos No domínio do planeamento e desenvolvimento de produtos e sistemas técnicos , as competências tecnológicas que todos os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Básico incluem:
Aptidão para identificar e
apresentar as necessidades e oportunidades tecnológicas decorrentes da observação
e investigação de contextos sociais e comunitários.
Aptidão para realizar
artefatos ou sistemas técnicos com base num plano apropriado que identifique
as ações e recursos necessários.
Reunir, validar e organizar
informação, potencialmente útil para abordar problemas técnicos simples;
obtida a partir de fontes diversas (análise de objectos, sistemas e de
ambientes existentes, documentação escrita e visual, pareceres de
especialistas).
Recorrer ao uso da tecnologia
informática para planificação e apresentação dos projectos.
Utilizar as tecnologias de
informação e da comunicação disponíveis, nomeadamente a Internet.
1.º ciclo
Observar o meio social
envolvente, identificando situações ou problemas que afectam a vida diária
das pessoas.
Identificar no meio próximo
actividades produtivas de bens e serviços.
Desenvolver ideias e propor
soluções para a resolução de problemas.
Identificar as principais
acções a realizar e os recursos necessários para a construção de um objecto
simples.
Ler e interpretar esquemas
gráficos elementares de montagem de objectos (brinquedos, modelos reduzidos,
etc.).
2.º ciclo
Recensear o conjunto de
operações necessárias à produção de bens e serviços.
Observar, interpretar e
descrever soluções técnicas.
Antecipar, no tempo e no
espaço, o conjunto ordenado das acções do ciclo de vida de um produto.
Elaborar, explorar e
seleccionar ideias que podem conduzir a uma solução técnica.
Seleccionar informações
pertinentes.
Exprimir o pensamento com
ajuda do desenho (esboços e esquemas simples).
Seguir instruções técnicas
redigidas de forma simples.
3.º ciclo
Elaborar, explorar e
seleccionar ideias que podem conduzir a uma solução técnica viável, criativa,
esteticamente agradável.
Representar e explorar
graficamente ideias de objectos ou sistemas, usando diversos métodos e meios,
para explorar a viabilidade de alternativas.
Ler e interpretar documentos
técnicos simples (textos, símbolos, esquemas, diagramas, fotografias, etc.).
Realizar e apresentar
diferentes informações orais e escritas, utilizando vários suportes e
diversas técnicas de comunicação adequadas aos contextos.
Exprimir o pensamento e as
propostas técnicas através de esboços e esquemas gráficos.
Comunicar as soluções
técnicas de um produto através de um dossier.
Definir a população-alvo de
um certo produto, identificando as suas necessidades e desejos dos eventuais
utilizadores.
Validar as funções do uso de
um dado produto nas condições normais de utilização.
Controlar a conformidade de
um produto.
Clarificar as sequências e
procedimentos para diagnosticar uma avaria.
Recensear o conjunto das
operações necessárias à produção de um serviço.
Elaborar um caderno de
encargos, listando os condicionalismos a respeitar.
Conceitos, princípios e operadores tecnológicos Estruturas resistentes No domínio do estudo e ensaio de estruturas resistentes, as competências tecnológicas que os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Básico, incluem:
Identificar a presença de uma
grande variedade de estruturas resistentes no meio envolvente.
Conhecer a evolução de
estruturas resistentes em diferentes momentos da história.
Dominar o conceito de
estrutura resistente, identificando algumas situações concretas da sua
aplicação.
Identificar as
características que as estruturas resistentes devem ter para cumprirem a sua
função técnica.
Reconhecer que a economia dos
materiais aplicados a uma estrutura é favorável do ponto de vista técnico,
económico, ambiental e estético.
Construir estruturas simples,
respondendo a especificações e necessidades concretas.
1.º ciclo
Identificar estruturas nas
"coisas naturais" (o tronco da árvore, o esqueleto dos homens e
animais, etc.) e nos artefactos construídos pelo homem (pontes, andaimes,
edifícios, gruas, pernas de uma mesa ou de uma cadeira, etc.).
Reconhecer e identificar a
presença de estruturas resistentes no meio próximo.
Construir pequenas estruturas
através de meios e processos técnicos muito simples (tubos de papel, perfis
de cartolina ou cartão, utilização de embalagens, etc.).
Ensaiar e experimentar a
resistência de pequenas estruturas concebidas com essa finalidade.
2.º ciclo
Estabelecer analogias entre
as funções das estruturas nas "coisas naturais" e os artefactos no
mundo construído.
Analisar diferentes tipos de
estruturas existentes em diferentes momentos da história.
Identificar a partir da
observação directa alguns dos esforços a que está submetida uma estrutura.
Reconhecer que muitas
estruturas são constituídas pela montagem de elementos muito simples.
Identificar alguns elementos
básicos constituintes de estruturas resistentes.
Compreender a razão pela qual
triângulos e tetraedros são formas básicas das estruturas de muitas
construções.
3.º ciclo
Identificar e distinguir os
diferentes tipos de forças que actuam sobre as estruturas.
Analisar as condições e o
modo de funcionamento para que uma estrutura desempenhe a sua função.
Ser capazes de distinguir
forças de tracção, compressão e flexão.
Identificar os perfis e
características mecânicas das estruturas resistentes Identificar as
características e funções dos principais elementos de uma estrutura
resistente (viga, pilar, tirante e esquadro).
Analisar e compreender a
influência da disposição geométrica dos elementos sobre a capacidade de
resistência das estruturas.
Analisar e valorizar a
importância das normas de segurança nas estruturas submetidas a esforços.
Movimento e mecanismos No domínio do estudo, análise e aplicação do movimento e mecanismo, as competências tecnológicas que os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Básico incluem:
Aptidão para verificar que
não existe movimento sem estrutura.
Aptidão para identificar as
partes fixas e as partes móveis de um objecto ou sistema técnico.
Identificar os principais
operadores técnicos utilizados nos mecanismos.
Analisar estruturas com
movimento procedentes de diferentes momentos da história.
Reconhecer alguns mecanismos
elementares que transformam ou transmitem o movimento.
1.º ciclo
Identificar o movimento em
objectos simples comuns no quotidiano.
Realizar um inventário de
mecanismos presentes na vida diária.
Descrever o tipo e a função
do movimento em objectos comuns.
Identificar as partes fixas e
as partes móveis em objectos do mundo próximo.
Dominar as noções de
transmissão e de transformação de movimento.
Montar e desmontar as partes
fixas e móveis de objectos simples.
2.º ciclo
Identificar os elementos de
uma estrutura móvel.
Identificar os elementos e
uniões desmontáveis.
Conhecer as duas grandes
famílias de movimento - movimento circular e movimento rectilíneo.
Reconhecer e identificar
processos de transmissão de movimento circular e movimento rectilíneo.
Conhecer e identificar
processos de transmissão com transformação do movimento.
Construir mecanismos simples
que utilizem os operadores mecânicos do movimento.
3.º ciclo
Conhecer e identificar os
principais operadores dos sistemas mecânicos básicos.
Identificar os diferentes
tipos de transmissão e transformação de movimento: circular/circular;
circular/ rectilíneo; rectilíneo/circular.
Ser capazes de construir,
montar e desmontar objectos técnicos compostos por mecanismos e sistemas de
movimento.
Acumulação e transformação de energia No domínio da acumulação e transformação de energia, as competências tecnológicas que o aluno desenvolverá ao longo do Ensino Básico incluem:
Compreender que é necessária
a existência de energia para produzir trabalho.
Conhecer diferentes fontes de
energia.
Identificar diferentes formas
de energia.
Analisar e valorizar os
efeitos (positivos e negativos) da disponibilidade de energia sobre a
qualidade de vida das populações.
Conhecer as normas de
segurança de utilização técnica da electricidade.
Participar activamente na
prevenção de acidentes eléctricos.
Reflectir e tomar posição
face ao impacto social do esgotamento de fontes energéticas naturais.
Valorizar o uso das energias
alternativas, nomeadamente pela utilização de fontes energéticas renováveis.
1.º ciclo
Compreender o conceito de
material combustível e energético.
Enumerar objectos eléctricos
utilizados no quotidiano das pessoas.
Reconhecer e identificar, no
espaço público, objectos que funcionam com electricidade.
Conhecer o esquema e o
princípio de funcionamento de um circuito eléctrico.
Conhecer os elementos
constituintes de um circuito eléctrico simples.
Desmontar e montar objectos
eléctricos simples (lanternas, brinquedos, etc.).
Conhecer as características e
princípios de utilização de materiais condutores e materiais isolantes.
2.º ciclo
Identificar em objectos
simples os operadores tecnológicos com as funções de acumulação e
transformação de energia.
Identificar os elementos
fundamentais de um circuito eléctrico, as suas funções e o princípio de
funcionamento.
Construir objectos simples.
Montar pequenas instalações
eléctricas.
Conhecer as fontes de
energia, nomeadamente a energia hidráulica, eólica, geométrica, solar,
maremotriz.
3.º ciclo
Conhecer os principais
operadores eléctricos e a sua aplicação prática.
Conhecer e identificar a
simbologia eléctrica.
Dominar o conceito de
intensidade, resistência e voltagem eléctrica.
Conhecer diversos tipos de
circuitos eléctricos.
Conhecer o princípio do
funcionamento de um motor cc..
Conhecer os princípios que
explicam o funcionamento do electroíman.
Conhecer os dispositivos
utilizados para a inversão do movimento de um motor cc..
Montar e desmontar aparelhos
eléctricos simples.
Construir pequenas montagens
e instalações eléctricas.
Regulação e controlo No domínio da regulação e controlo, as competências tecnológicas que os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Básico incluem:
Utilizar com correcção os
instrumentos de controle e medida.
Predisposição para aceitar
que os sistemas técnicos podem actuar como receptores ou emissores de
informação, nomeadamente no comando e regulação de funcionamento de máquinas.
Compreender que a regulação é
o comando de um sistema por si próprio, envolvendo uma cadeia circular
(acção/mediação/actuação).
Reconhecer que a informática
facilita e flexibiliza extraordinariamente o comando e regulação dos sistemas
técnicos.
Predisposição para
compreender a importância do controlo social da tecnologia.
1.º ciclo
Identificar actos de comando
em sistemas técnicos comuns.
Identificar os elementos
técnicos do comando, regulação e controlo de sistemas técnicos do quotidiano
(em ambiente doméstico, na escola ou em espaços sociais).
Ser capazes de ler um
instrumento de medida coerente.
2.º ciclo
Identificar diferentes tipos
de comandos de sistemas técnicos comuns ? manuais, mecânicos e automáticos.
Ser capazes de distinguir
actos de comando automático.
Reconhecer que o
funcionamento de um sistema exige a actuação de dispositivos de informação
retroactiva.
Predispor-se a utilizar as
disponibilidades técnicas do computador pessoal e dos seus periféricos.
Verificar o funcionamento de
um objecto construído.
3.º ciclo
Ser capazes de efectuar e
relacionar medidas de grandezas eléctricas.
Seleccionar um sistema
eléctrico simples e representar o seu funcionamento.
Identificar procedimentos e
instrumentos de detecção, regulação e controlo de sistemas técnicos comuns.
Reconhecer que são as
relações entre a função técnica de um elemento e a estrutura que permitem
realizar a regulação.
Representar a estrutura
funcional de artefactos, destacando a função da regulação mecânica.
Identificar Conhecer as
noções das funções de regulação e de controlo de energia (regular e controlar
para que o débito desta seja constante).
Reconhecer a relação entre a
regulação de energia e a possibilidade de controlar os ritmos e níveis dos
processos de produção.
Conhecer alguns operadores
técnicos específicos de comando, regulação e controlo.
Materiais No domínio dos materiais, as competências tecnológicas que os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Básico incluem:
Conhecer as principais
características das grandes famílias dos materiais.
Aptidão para comparar as
características e aplicações técnicas em diferentes materiais.
Aptidão para escolher
materiais de acordo com o seu preço, aspecto, propriedades físicas e
características técnicas.
Valorizar na escolha dos
materiais os aspectos estéticos destes que cumpram os requisitos técnicos
exigidos.
Sensibilidade perante a
possibilidade de esgotamento de algumas matérias-primas devido a uma
utilização desequilibrada dos meios disponíveis na natureza.
Manter comportamentos seguros
perante a eventual nocividade de certos materiais.
1.º ciclo
Distinguir materiais naturais
de materiais artificiais.
Conhecer a origem de alguns
materiais básicos comuns.
Identificar diversos
materiais aplicados na construção de artefactos do quotidiano (um edifício,
uma ponte, um automóvel, uma bicicleta, um lápis, um brinquedo, etc.).
Reconhecer algumas
características de materiais comuns: duro-mole, rígido-flexível,
opaco-transparente. rugoso-macio, pesado-leve, absorvente-repelente, etc..
Predispor-se para compreender
que a maioria dos materiais é comercializada após sucessivas fases de
preparação, e não como se encontra na natureza.
2.º ciclo
Identificar os diferentes
materiais básicos e algumas das suas principais aplicações.
Conhecer a origem dos
principais materiais básicos.
Reconhecer características
físicas elementares e aptidão técnica dos materiais básicos mais correntes.
Seleccionar os materiais
adequados para aplicar na resolução de problemas concretos.
Seleccionar e aplicar os
materiais tendo em conta as suas qualidades expressivas/estéticas.
3.º ciclo
Predispor-se para avaliar as
características que devem reunir os materiais para a construção de um
objecto.
Conhecer os principais
materiais básicos segundo as suas aplicações técnicas nomeadamente materiais
de construção. materiais de ligação, de recobrimento, etc..
Reconhecer os materiais
básicos de uso técnico, segundo tipologia, classificação e formas comerciais.
Utilizar os materiais tendo
em conta as normas de segurança específicas.
Comparar os materiais
aplicados em diferentes momentos da história.
Predispor-se para atender aos
eventuais riscos para a saúde derivados do uso de determinados materiais.
Ser sensível perante o
impacto ambiental e social produzido pela exploração, transformação e
desperdício de materiais no possível esgotamento dos recursos naturais.
Fabricação-construção No domínio da fabricação e construção, as competências tecnológicas que o aluno desenvolverá ao longo do Ensino Básico incluem:
Identificar e usar
racionalmente os instrumentos e ferramentas.
Conhecer e utilizar os
dispositivos de segurança de ferramentas e máquinas.
Estabelecer um plano racional
de trabalho que relacione as operações a realizar e os meios técnicos
disponíveis.
Valorizar o sentido de rigor
e precisão.
1.º ciclo
Conhecer as principais
actividades tecnológicas, as profissões e algumas das características dos
seus trabalhos.
Identificar algumas das
principais actividades produtivas da região.
Predispor-se a valorizar as
precauções de segurança nos processos de fabricação.
Realizar a construção de
objectos simples utilizando processos e técnicas elementares.
Realizar medições simples.
2.º ciclo
Identificar e distinguir
algumas técnicas básicas de fabricação e construção.
Seleccionar e aplicar as
ferramentas específicas aos materiais a trabalhar.
Descrever um objecto comum
por meio de esquemas gráficos e figuras.
Identificar os principais
sectores profissionais da actividade tecnológica.
Manter comportamentos
saudáveis e seguros durante o trabalho prático, conhecer algumas técnicas
básicas nomeadamente união, separação-corte, assemblagem, formação,
conformação e recobrimento.
Medir e controlar distâncias
e dimensões expressas em milímetros.
Aplicar as técnicas
específicas aos materiais a utilizar e aos problemas técnicos a resolver.
3.º ciclo
Ser capazes de ler
instrumentos de medida com aplicações técnicas.
Reconhecer que a precisão
dimensional e a lubrificação são necessárias ao bom funcionamento de
mecanismos.
Predispor-se a usar medidas
rigorosas com tolerância, distinguindo o erro relativo do erro absoluto.
Definir autonomamente os
condicionalismos que se colocam à produção-fabricação de um objecto,
nomeadamente financeiros, técnicos, humanos e tempo/duração.
Escolher e seleccionar os
operadores técnicos adequados ao plano e à realização do projecto técnico.
Interpretar instruções de funcionamento
de aparelhos e equipamentos comuns (montagem, fixação, instalação,
funcionamento/uso e manutenção).
Ler e interpretar esquemas
gráficos de informação técnica.
Construir operadores
tecnológicos recorrendo a materiais e técnicas básicas.
Sequenciar as operações
técnicas necessárias para a fabricação-construção de um objecto.
Estabelecer um caderno de
encargos.
Elaborar uma memória
descritiva.
Sistemas tecnológicos No domínio dos sistemas tecnológicos, as competências tecnológicas a desenvolver pelos alunos ao longo do Ensino Básico incluem:
Analisar o objecto técnico
como um sistema.
Analisar o ciclo de vida do
objecto relacionando as interacções existentes nos diferentes sistemas
sociais: consumo, uso, produção e impacto social e ambiental.
Usar a perspectiva sistémica
na concepção e desenvolvimento do produto pela interacção e articulação de
várias perspectivas.
Aptidão para analisar as
relações dos objectos nos sistemas técnico, no sistema de produção e no
sistema ambiental.
A predisposição para
reconhecer que todos os sistemas técnicos podem falhar ou não funcionar como
o previsto devido a uma falha de uma ou mais partes que constituem o sistema.
1.º ciclo
Observar e compreender o
objecto como um conjunto de componentes ou partes que interagem entre si.
Observar nos sistemas sociais
do meio envolvente a interacção das partes que o constituem.
Verificar e explicar o que
pode acontecer se uma dada parte de um sistema deixa de funciona.
Classificar e emparelhar
objectos a partir das funções que desempenham num dado sistema.
2.º ciclo
Predispor-se para reconhecer
que todos os sistemas técnicos são constituídos por elementos parciais mas
que interagem para a realização das funções gerais do sistema.
Ser capazes de enumerar e
relacionar os elementos constituintes e funcionais de um sistema.
Dispor-se a reconhecer e
compreender a existência de sistemas simples e de reduzidas dimensões, de
sistemas complexos de grandes dimensões, nomeadamente os grandes sistemas
sociais.
Analisar a fiabilidade dos
vários elementos do sistema.
Discutir o prejuízo, para a
funcionalidade de um sistema, derivado de uma falha de um dos seus
componentes.
Analisar um objecto técnico
como um sistema.
Observar as diferentes
funções de um sistema e a sua participação na funcionalidade geral deste
(ex.: a bicicleta. o sistema de distribuição de energia eléctrica, etc.).
3.º ciclo
Predispor-se para analisar a
complexidade do meio artificial.
Compreender que todos os
produtos tecnológicos se integram num dado sistema específico, nomeadamente
os sistemas físicos, biológicos e organizacionais.
Observar e descrever os
elementos constitutivos de um dado sistema.
Compreender que um sistema é
uma totalidade complexa organizada em função de uma necessidade constituída
por elementos solidários interagindo dinamicamente.
Analisar o objecto técnico
com um sistema a partir das relações e interacções com o meio envolvente.
Compreender que o estudo do
objecto se realiza tendo em conta as relações internas e externas dos seus
componentes.
A competência em tecnologia, tal como foi definida, adquire-se e desenvolve-se através da experimentação de situações que mobilizem: A integração dos saberes, conhecimentos e conceitos, específicos e comuns a várias áreas do saber. A transformação das aquisições, operacionalizando os saberes em situações concretas, exigindo respostas operativas. A mobilização de conhecimentos, experiências e posicionamentos éticos, e A criação de situações nas quais é preciso tomar decisões e resolver os problemas. Neste quadro, o conceito de competência adoptado considera que as competências, ao mobilizarem os saberes e saber-fazer, exigem a criação de recursos e situações de aprendizagem que permitam a realização do princípio de mobilização. Para que haja transferência de competências é indispensável que estas sejam postas em acção e treinadas de forma sistemática. Tipologia e natureza das actividades em educação tecnológica
Actividades de observação.
Actividades de pesquisa.
Actividades de resolução de
problemas (técnicas/tecnológicas).
Actividades de
experimentação.
Actividades de design.
Actividades de organização e
gestão.
Actividades de produção
(técnica e oficinal).
Experiências educativas e situações de aprendizagem que todos os alunos devem viver
Debater e avaliar os efeitos
sociais e ambientais da actividade técnica na sociedade.
Analisar objectos técnicos.
Observar e descrever objectos
e sistemas técnicos.
Projectar sistemas técnicos
simples.
Planificar actividades
técnico-construtivas.
Sequencializar operações
técnicas.
Resolver problemas técnicos.
Interpretar enunciados de
projectos técnicos.
Montar e desmontar operadores
tecnológicos.
Construir mecanismos
elementares.
Efectuar medições técnicas.
Executar projectos técnicos.
Pesquisar soluções técnicas.
Analisar os princípios de
funcionamento técnico dos objectos.
Organizar informações
técnicas.
Elaborar desenhos simples de
comunicação técnica normalizada.
Interpretar esquemas
técnicos.
Utilizar as tecnologias de
informação e comunicação.
Interpretar documentos
técnicos relativos à instalação, uso e manutenção de equipamentos
domésticos (casa, escola, etc.).
Elaborar programas (simples,
em papel) relativos à tomada de decisões no quotidiano.
Trabalhar colaborativa e
cooperativamente (individualmente, a pares e em grupo).
Uma tipologia genérica mais alargada de experiências educativas e situações de aprendizagem tipo, mobilizáveis em educação tecnológica. A partir da perspectiva de integração dos saberes e saber-fazer tecnológicos sugerem-se experiências educativas organizadas a partir das componentes estruturantes do campo da educação tecnológica, a saber:
Componente histórica e
social.
Componente científica.
Componente técnica.
Componente comunicacional.
Componente metodológica.
Componente histórica e social:
Analisar factores de
desenvolvimento tecnológico.
Analisar e tomar posição face
à implementação de soluções tecnológicas para problemas sociais.
Analisar criticamente a vida
comunitária e social.
Situar a produção de
artefactos/objectos e sistemas técnicos nos contextos históricos e sociais de
produção e consumo.
Identificar profissões,
sectores de actividade económica e áreas tecnológicas.
Apresentar propostas
tecnológicas para a resolução de problemas sociais e comunitários.
Componente científica:
Identificar variáveis e
factores tecnológicos.
Formular hipóteses.
Extrair conclusões.
Realizar cálculos
matemáticos.
Realizar observações
directas.
Calcular valores e custos.
Interpretar dados numéricos.
Identificar o princípio
científico de funcionamento de um objecto ou sistema técnico.
Interpretar símbolos,
diagramas e gráficos.
Componente técnica:
Analisar objectos, máquinas e
processos de trabalho técnico:
- Identificar os elementos constitutivos de um objecto técnico. - Identificar o princípio de funcionamento técnico de objectos e sistemas.
Montar e desmontar aparelhos
e objectos técnicos simples:
- Ajustar componentes de uma construção. - Substituir componentes. - Detectar e identificar avarias (simples). - Realizar reparações simples.
Medir objectos simples:
- Utilizar aparelhos de medida.
Realizar projectos:
- Realizar objectos técnicos simples. - Seleccionar materiais, ferramentas e utensílios. - Sequenciar operações técnicas. - Aplicar técnicas de trabalho com materiais correntes. - Aplicar técnicas e processos de trabalho para a construção de objectos. - Verificar o funcionamento dos objectos construídos.
Seguir instruções técnicas
escritas:
- Interpretar as instruções de funcionamento (montagem, fixação, instalação, manutenção, uso de aparelhos técnicos correntes (electrodomésticos, equipamentos técnicos de uso na escola, etc.).
Combinar operadores
tecnológicos:
- Avaliar materiais, produtos, processos tecnológicos. - Resolver problemas tecnológicos. Componente comunicacional:
Elaborar documentos técnicos
(de registo escrito).
Produzir textos relativos a
funções específicas:
- Redigir um relatório técnico. - Redigir uma memória descritiva. - Redigir um caderno de encargos. - Redigir os descritores de uso e manutenção de objectos/equipamentos. - Redigir informações destinadas aos consumidores de objectos ou sistemas técnicos. - Redigir, experimentalmente, uma patente. - Descrever situações, fenómenos e processos.
Desenhar objectos e
construções:
- Realizar esboços e croquis. - Elaborar registos gráficos de memória/especulação e observação directa. - Representar objectos à escala. - Representar simbolicamente operadores, instalações, circuitos e processos.
Apresentar as suas próprias
realizações:
- Expor oralmente um projecto/uma solução técnica. - Expor visualmente um objecto/sistema ou projecto técnico.
Interpretar informação.
Interpretar um
enunciado/projecto técnico.
Utilizar o vocabulário
específico da tecnologia.
Usar as tecnologias
informação e de comunicação.
Componente metodológica:
Identificar fontes de
informação.
Localizar informação.
Usar as tecnologias de
informação e comunicação.
Elaborar estratégias de
recolha de informação.
Consultar catálogos técnicos
e revistas de tecnologia.
Seleccionar informação.
Classificar e organizar a
informação.
Pesquisar informações e
soluções técnicas específicas.
Estabelecer analogias e
transferência de soluções entre problemas técnicos similares e as soluções
adoptadas.
Planificar processos
produtivos.
Estabelecer sequências de
processos.
Organizar o trabalho.
Realizar simulações.
Trabalhar em grupo/integrar
uma equipa.
Contactar, em contexto real,
com ambientes de trabalho profissional em empresas.
Contactar com profissionais.
Produtos/objectos/registos da aprendizagem:
Concretização das actividades
de ensino e aprendizagem - produtos/tipo de registo/actividade
dos alunos.
Objectos (produtos
socialmente úteis).
Protótipos.
Modelos (construção).
Modelos (simulação).
Montagens experimentais.
Ensaios técnicos
experimentais.
Maquetas.
Trabalho sobre
"Kits" (experimentação, análise, montagem, construção, etc.).
Instalações.
Portefólio de projectos.
Documentos técnicos.
Estudos (escritos, gráficos,
etc.).
Exposições temáticas.
Debates/role playing.
Apresentação oral de
trabalhos.
Outros.
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FONTE: http://www.explicatorium.com/legislacao/Competencias-educacao-tecnologica.php
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