PLANO
DE AULA I
TITULO DA ATIVIDADE: Caixa supresa
FAIXA ETÁRIA: 4 anos
OBJETIVOS: Empenha-se na
busca por resolução de situações problemas;
Compartilhar resultados
para comparação.
CONTEÚDOS: Resolução de
diferentes tipos de situações problemas envolvendo situações não numéricas e
numéricas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
caixa de sapatos, brinquedos variados, tampinhas, grãos, palitos, cartolina,
grafite, lápis de cor, etc.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
1°momento: Uma criança
sorteada esconderá um objeto dentro da caixa e as demais tentarão descobrir, fazendo
perguntas, tipo: É de comer? É de plástico? Serve para brincar? Etc. As
respostas serão sim ou não, com base nas respostas as crianças tentarão nomear
o objeto.
2° momento: Após esse pequeno desafio, a professora
proporá uma problema com materiais manipuláveis para resolução.
Ex. Mariana tem 12 lápis
para distribuir em 3 estojos. Quantos lápis deverá ficar em cada estojo? Cada
criança receberá as doze tampinhas e irão simular a situação enfrentada por
Mariana, neste momento a professora observará o processo de resolução de cada
criança e questionar os procedimentos, as formações dos grupos, a quantidade de
elementos de cada grupo formado, e indagará se existe outras possibilidades de
formação de grupos com a quantidade de lápis. Ex.: E se Mariana resolvesse
distribuir os lápis em apenas dois estojos? E em quatro? Etc.
AVALIAÇÃO: A avaliação será
diagnóstica e continua, obervando a participação e os registros utilizados pelas
crianças para demostrarem seu pensamento.
PLANO
DE AULA II
TITULO DA ATIVIDADE: Problemas com materiais manipulavés.
FAIXA ETÁRIA: 5 anos
OBJETIVOS: Empenha-se na resolução
de situações problemas com ingócnita em diferentes posições: iniciall e final.
CONTEÚDOS: : Resolução de
diferentes tipos de situações problemas envolvendo situações não numéricas e
numéricas.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Caixa
de papelão com tampa, tampinhas, bolinhas de gude ou outros objetos.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
1°momento: No começo da
aula uma das crianças deve colocar 8 tampinhas na caixa e outra criança deverá
colocar 7 tampinhas. Em seguida a professora questionará a turma: Quantas
tampinhas tem lá dentro? A resolução será individual com registro (escrito
numérico ou pictórico) no caderno. Depois a professora questionar sobre os
procedimentos de resolução e então uma criança confirmará a quantidade de
tanpinhas que tem dentro da caixa.
2° momento: Continuando a
atividade agora com outros valores e com mudança de posição da incógnita do
enunciado. Uma criança colocará agora 5 tampinhas dentro da caixa, depois ele
colocará um punhado de quantidade aleatória, então outra criança contará a
quantidade final obtida. E a professora apresentará o seguinte problema: Eu
tinha 5 tampinhas na caixa. Coloquei algumas e agora tenho 12. Quantas eu
coloquei? As crianças terão tempo para a resolução com registro de sua
preferência, ao fim de todas as proposta de resolução serão discutidos os
procedimentos.
Um comentário:
Amei o seu blog!!!! Gostaria de ver planos de aula e atividades para o 4º ano, vc poderia me ajudar? Bjãooo, fique com Deus.
Postar um comentário