quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PLANEJAMENTO DE AULA MATEMÁTICA: SITUAÇÕES PROBLEMAS



PLANO DE AULA I

TITULO DA ATIVIDADE: Caixa supresa

FAIXA ETÁRIA: 4 anos

OBJETIVOS: Empenha-se na busca por resolução de situações problemas;
                      Compartilhar resultados para comparação.

CONTEÚDOS: Resolução de diferentes tipos de situações problemas envolvendo situações não numéricas e numéricas.
                
MATERIAIS NECESSÁRIOS: caixa de sapatos, brinquedos variados, tampinhas, grãos, palitos, cartolina, grafite, lápis de cor, etc.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

1°momento: Uma criança sorteada esconderá um objeto dentro da caixa e as demais tentarão descobrir, fazendo perguntas, tipo: É de comer? É de plástico? Serve para brincar? Etc. As respostas serão sim ou não, com base nas respostas as crianças tentarão nomear o objeto.

2° momento:  Após esse pequeno desafio, a professora proporá uma problema com materiais manipuláveis para resolução. 
Ex. Mariana tem 12 lápis para distribuir em 3 estojos. Quantos lápis deverá ficar em cada estojo? Cada criança receberá as doze tampinhas e irão simular a situação enfrentada por Mariana, neste momento a professora observará o processo de resolução de cada criança e questionar os procedimentos, as formações dos grupos, a quantidade de elementos de cada grupo formado, e indagará se existe outras possibilidades de formação de grupos com a quantidade de lápis. Ex.: E se Mariana resolvesse distribuir os lápis em apenas dois estojos? E em quatro? Etc.


AVALIAÇÃO: A avaliação será diagnóstica e continua, obervando a participação e os registros utilizados pelas crianças para demostrarem seu pensamento.


PLANO DE AULA II

TITULO DA ATIVIDADE: Problemas com materiais manipulavés.

FAIXA ETÁRIA: 5 anos

OBJETIVOS: Empenha-se na resolução de situações problemas com ingócnita em diferentes posições: iniciall e final.

CONTEÚDOS: : Resolução de diferentes tipos de situações problemas envolvendo situações não numéricas e numéricas.
                
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Caixa de papelão com tampa, tampinhas, bolinhas de gude ou outros objetos.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

1°momento: No começo da aula uma das crianças deve colocar 8 tampinhas na caixa e outra criança deverá colocar 7 tampinhas. Em seguida a professora questionará a turma: Quantas tampinhas tem lá dentro? A resolução será individual com registro (escrito numérico ou pictórico) no caderno. Depois a professora questionar sobre os procedimentos de resolução e então uma criança confirmará a quantidade de tanpinhas que tem dentro da caixa.

2° momento: Continuando a atividade agora com outros valores e com mudança de posição da incógnita do enunciado. Uma criança colocará agora 5 tampinhas dentro da caixa, depois ele colocará um punhado de quantidade aleatória, então outra criança contará a quantidade final obtida. E a professora apresentará o seguinte problema: Eu tinha 5 tampinhas na caixa. Coloquei algumas e agora tenho 12. Quantas eu coloquei? As crianças terão tempo para a resolução com registro de sua preferência, ao fim de todas as proposta de resolução serão discutidos os procedimentos.

AVALIAÇÃO: Avaliação será diagnóstica e continua, obervando a participação e os registros utilizados pelas crianças para demostrarem seu pensamento.










Um comentário:

Veraildes disse...

Amei o seu blog!!!! Gostaria de ver planos de aula e atividades para o 4º ano, vc poderia me ajudar? Bjãooo, fique com Deus.

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...