sábado, 22 de março de 2014

Primeiras aulas Ejai

Educação de Jovens, Adultos e Idosos
Aula 01      /      /

Dinâmica de apresentação:
Quanto tempo eu tenho

Objetivo: Provocar a saída de si mesmo (desinibição) e conhecimento do outro.

Material: Som com música alegre, caixa de fósforos, um cartaz ou fichas - nomes, de onde é, de que mais gosta, uma alegria, uma tristeza etc. (Pode-se criar outras conforme o objetivo proposto).

Desenvolvimento:

1. Todos, em círculo, o facilitador distribui um palito de fósforo, não usado. As fichas devem estar em lugar visível (pode ser no centro do círculo).

2. Pedir a um participante que risque o fósforo. Enquanto o fósforo estiver aceso, vai se apresentando, falando de si.

3. Cuidar para que ele fale só o tempo em que o fósforo estiver aceso. Caso alguém não consiga, o facilitador, poderá usá-lo para que os outros façam perguntas (pessoais) como numa entrevista.

Dinâmica de Recreação
Pinça no Arroz
Procedimentos: Pegar arroz com uma pinça até completar a marca estabelecida

Agulhadas
Procedimentos: Enfiar linha em três agulhas consecutivas, quem terminar primeiro vence.


Aula 02      /      /

Dinâmica de apresentação: Com a bola em mãos cada aluno se apresenta respondendo os itens abaixo, quando terminar lança a bola a outro colega.
Nome                                     Apelido                      
Idade                                    Estado civil          
Composição familiar        Graduação/Escola               
Um esporte                        Um lazer                   
Uma qualidade                  Um defeito              
Uma alegria                      Uma tristeza             
Um sonho                         Um medo / esperança

Dinâmica de Construção Coletiva do Rosto

Objetivos: Fazer com que os membros do grupo sintam-se à vontade uns com os outros.

Aplicação:
a) Orientar os participantes para sentarem em círculo;
b) O assessor distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera;
c) Em seguida orienta para desenhar o seguinte:
- uma sombrancelha somente;
- passar a folha de papel para as pessoas da direita e pegar a folha da esquerda;
- passar novamente;
- desenhar um olho;
- passar novamente;
- desenhar o outro olho;
- passar a direita e... completar todo o rosto com cada pessoa colocando uma parte (boca, nariz, queixo, orelhas, cabelos).
d) Quando terminar o rosto pedir à pessoa para contemplar o desenho;
e) Orientar para dar personalidade ao desenho final colocando nele seus traços pessoais;
f) Pedir ao grupo para dizer que sentimentos vieram em mente.

 Aula 03      /      /
Dinâmica do Chega Mais
Objetivo: é a aproximação com as pessoas,conquistar confiança e principalmente o respeito.

Material: Espaço físico amplo, cd, aparelho de som.

Procedimento: Os participantes deverão andar soltos pela sala ou espaço,ouvindo uma música. Haverá uma pessoa comandando, e quando a música pára, pede para o participante procurar um parceiro que esteja usando uma peça de roupa com a cor parecida com a sua, ou usando algum acessório parecido com o seu. Pede para os pares se cumprimentarem com o aperto demão. Depois, volta a música, andam, pára a musica e sugira outra coisa:quem nasceu em mês par procure um parceiro que nasceu em mês par,impar com impar, assim vai. As mãos deverão estar para trás. Batem bumbum com bumbum. Fazer esta atividade sempre uma parte diferente do corpo sem repetir, e sem repetir parceiros. Quando chegar na última rodada,cumprimentar pelo nariz.

Dinâmica de Construção Coletiva
Garrafa dos elogios
Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar formando um círculo.
Procedimentos: O Professor coloca a garrafa deitada no chão no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estará apontando o gargalo para alguém. O Professor dirá uma palavra de boas vindas, estímulo ou elogio à essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa terá então a tarefa de girá-la e falar para quem ela apontar e assim sucessivamente.

  
Aula 04      /      /

Dinâmica da Vitória
Objetivo: Desenvolver o espírito de equipe e liderança

Material: bexiga, barbante

Procedimento: Entregar uma bexiga para cada uma das pessoas em sala, com um barbante preso em seus punhos.Todas as bexigas(balões) estarão escrito VITÓRIA. Falarei a eles: - Cada um de vocês está segurando uma vitória em mãos, no entanto temos apenas um prêmio. Logo vocês têm uma tarefa, devem cuidar da vitória que têm em mãos e estourar a vitória de seus oponentes, a última bexiga que resistir será a única vitoriosa.

Leitura de Reflexão:  A Arte de Ensinar

Construção de  Coletiva de Contrato Didático da EJAI
  
Aula 05     /      /

 Dinâmica da Trilha dos pés
Cada aluno desenha seu pés em uma folha e escreve seu nome e forma-se uma trilha para exposição em sala.

Diagnose de Língua Portuguesa
·         Vogais e consoantes
·         Nível de Escrita
·         Leitura

Diagnose de Matemática
·         Números e Sequência
·         Formas Geométricas Planas
·         Operações (Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão)









Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...