Olá! Segue abaixo algumas habilidades a serem
desenvolvidas pelo 1º ano, em Língua Portuguesa. Elas são somente uma base,
elas e outras mais deverão ser alcançadas pelas crianças deste período.
PRÁTICA DE ESCRITA
-Comunicar-se por meio de desenhos;
-Diferenciar letras de números ou símbolos;
- Agrupar nomes que iniciam com a mesma
letra;
- Agrupar palavras considerando o mesmo
número de letras;
- Escrever o próprio nome por completo;
- Escrever
palavras do contexto em estudo;
-Escrever nomes de desenhos;
-Escrever listas temáticas;
-Completar palavras, com apoio de desenhos,
cuja lacuna inicial corresponda a silaba simples;
- Escrever palavras com base em letras ou
silabas dadas;
- Localizar os espaços em branco entre as
palavras, em pequenas frases dadas;
- Escrever pequenas frases com palavras
conhecidas ou do contexto em estudo;
-
Classificar nomes de pessoas ou objetos, com base na letra inicial;
- Copiar textos em letra cursiva;
- Classificar nomes de pessoas e de objetos,
com base na letra final, com base uma referência dada;
- Selecionar, dentre as alternativas,
palavras que completa a frase;
- Ordenar quadrinhos de histórias obedecendo
a temporalidade;
-Completar palavras com apoio de desenhos,
cuja lacuna final seja formada por silaba simples;
- Completar pequenas palavras cruzadas, com
base em desenhos e letra inicial;
- Escrever
frases com base em uma figura;
- Escrever controlando a segmentação de
letras em palavras;
- Completar com substantivo pequenas frases;
- Empregar ponto final em frases escrita;
- Empregar letra maiúscula na escrita de
nomes próprios e inicio de frases;
- Escrever
pequenas frases co base em gravuras em seqüência.
LINGUAGEM
ORAL
- Relatar experiências do cotidiano;
- Escutar atentamente as leituras feitas pelo
professor
-
Representar a fala de personagens de histórias infantis ou outras;
- Relatar experiências do cotidiano;
- Escutar atentamente as leituras feitas pelo
professor
-
Representar a fala de personagens de histórias infantis ou outras;
- Dialogar sobre temas alternando momentos de
escuta e fala;
-Recontar histórias lidas ou ouvidas;
- Elaborar
perguntas em situações de intercâmbio ora;
-Ouvir as
explicações e opiniões dadas por outros, para ampliar a discussão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário