terça-feira, 1 de dezembro de 2009

HABILIDADES DE LINGUA PORTUGUESA PARA O 1° ANO


Olá!   Segue abaixo algumas habilidades a serem desenvolvidas pelo 1º ano, em Língua Portuguesa. Elas são somente uma base, elas e outras mais deverão ser alcançadas pelas crianças deste período.

PRÁTICA DE ESCRITA  

-Comunicar-se por meio de desenhos;

-Diferenciar letras de números ou símbolos;

- Agrupar nomes que iniciam com a mesma letra;

- Agrupar palavras considerando o mesmo número de letras;

- Escrever o próprio nome por completo;

- Escrever palavras do contexto em estudo;
-Escrever nomes de desenhos;

-Escrever listas temáticas;

-Completar palavras, com apoio de desenhos, cuja lacuna inicial corresponda a silaba simples;

- Escrever palavras com base em letras ou silabas dadas;

- Localizar os espaços em branco entre as palavras, em pequenas frases dadas;
 
- Escrever pequenas frases com palavras conhecidas ou do contexto em estudo;

- Classificar nomes de pessoas ou objetos, com base na letra inicial;
- Copiar textos em letra cursiva;

- Classificar nomes de pessoas e de objetos, com base na letra final, com base uma referência dada;

- Selecionar, dentre as alternativas, palavras que completa a frase;

- Ordenar quadrinhos de histórias obedecendo a temporalidade;

-Completar palavras com apoio de desenhos, cuja lacuna final seja formada por silaba simples;

- Completar pequenas palavras cruzadas, com base em desenhos e letra inicial;

- Escrever frases com base em uma figura;
- Escrever controlando a segmentação de letras em palavras;

- Completar com substantivo pequenas frases;

- Empregar ponto final em frases escrita;

- Empregar letra maiúscula na escrita de nomes próprios e inicio de frases;

- Escrever pequenas frases co base em gravuras em seqüência.

LINGUAGEM ORAL
- Relatar experiências do cotidiano;

- Escutar atentamente as leituras feitas pelo professor

- Representar a fala de personagens de histórias infantis ou outras;
- Relatar experiências do cotidiano;

- Escutar atentamente as leituras feitas pelo professor

- Representar a fala de personagens de histórias infantis ou outras;
- Dialogar sobre temas alternando momentos de escuta e fala;

-Recontar histórias lidas ou ouvidas;

- Elaborar perguntas em situações de intercâmbio ora;
-Ouvir as explicações e opiniões dadas por outros, para ampliar a discussão.


Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...