Prática de leitura
1°
Bimestre
-Inferir
o sentido de uma palavra ou expressão a partir de um contexto;
-Representar
com desenhos, personagens ou temas de uma narrativa através da audição de
histórias;
-Reconhecer
palavras aos seus respectivos desenhos;
-Estabelecer
no interior de um texto, relação entre o fato e a vida real;
-Ler
em voz alta palavras conhecidas;
2°
Bimestre
-Proceder
a antecipações em relação ao conteúdo da leitura, apoiando-se em desenhos ou em
elementos do próprio texto;
-Reconhecer
no texto o sentido decorrente do emprego intencional e repetido de palavras ou
expressões;
-Identificar
entre as alternativas o tema dom texto lido;
-Acompanhar
a leitura de textos, parlendas e músicas infantis;
-Selecionar
de uma relação de palavras as que completam o sentido das frases sugeridas;
-Identificar
dentre alternativas a palavra que nomeia uma figura isolada;
-Corresponder
expressões ás respectivas figuras;
-Ilustrar
frases ou pequenos textos lidos, evidenciando compreensão da leitura;
3°
Bimestre
-Identificar
uma informação explicita no texto;
-Identificar
começo, meio e fim de uma história lida;
-Inferir
no texto, o sentido decorrente do emprego de palavra com o mesmo radical ou
sufixo;
-Reconhecer
a divisão textual em frases e parágrafos;
-Reconhecer
que um poema é escrito em versos;
-Caracterizar
personagens de uma história lida;
-Ler
em voz alta garantindo o ritmo e entonação;
4°
Bimestre
-Inferir
uma afirmação implícita em um texto;
-Identificar
uma relação direta de causa-efeito em um pequeno texto;
-Reconhecer
a relação causa/conseqüência em ações de personagens;
-Atribuir
título a um texto;
-Ler
pequenos textos de forma independente;
Ler
em voz alta com expressão e fluência.
Prática escrita e produção de texto
1°
Bimestre
-Distinguir
escrita de desenho;
-Reconhecer
e escrever o próprio nome;
-Perceber
que a escrita é segmentada em palavras por meio de espaços em branco;
-Agrupar
palavras considerando o número de letras;
-Agrupar
palavras considerando a presença da mesma letra;
-Escrever
nomes de desenhos de palavras conhecidas;
-Escrever
pequenas frases com palavras conhecidas;
2°
Bimestre
-Completar
seqüência, as letras do alfabeto;
-
Escrever pequenas frases a partir de gravuras;
-
Completar palavras ou nomes com apoio de desenhos, com silabas ou letra
faltante (inicial, intermediaria e final);
-
Copiar texto em letra cursiva;
-Completar
textos empregando a rima entre as palavras;
-
Completar palavras cruzadas a partir de desenhos e letra inicial;
-Elaborar
listas temáticas;
-Empregar
letra maiúscula em nomes próprios;
-Empregar
ponto final em escrita de frases;
3°
Bimestre
-Completar
palavras com silaba final que apresente nasalação de vogal ( são, nhão, nhã,
lhão, etc.);
-Completar
palavras que apresentem dígrafos em cruzadinhas, com apóio em imagens e letra
inicial;
-Identificar
entre as alternativas palavras com o mesmo som de L, S, R, Z no final;
-Ampliar
frases acrescentando outros elementos;
-Ordenar
frases dadas considerando a temporalidade;
-Ordenar
histórias em gravuras considerando a seqüência dos fatos;
-Empregar
travessão em diálogos;
-Empregar
vírgula quando enumerar vários elementos numa frase;
-Iniciar
frases com letra maiúscula;
4°
Bimestre
-Completar
palavras ou texto com apoio de desenhos cuja lacuna apresente N ou M
intermediários;
-Completar
palavras com apoio de desenhos cuja lacuna corresponda a silaba inicial
composta de grupo consonantal;
-Completar
com substantivo frases que compõem pequeno texto, tendo figuras como suporte;
-Produzir
pequenos textos a partir de gravuras contendo no mínimo três frases sobre o
tema, atribuindo-lhe um titulo;
-Escrever
controlando a segmentação silábica da palavra e a segmentação da frase em
palavras distintas;
-Completar
histórias atribuindo-lhe um titulo;
-Escrever
bilhete simples.
Linguagem Oral
1°
Bimestre
-Ouvir
os outros com atenção;
-Comunicar-se
com clareza fazendo-se entender;
-Escutar
atentamente histórias lidas;
-Representar
a fala de personagens de histórias infantis ou outros;
2°
Bimestre
-atender
a solicitações de mensagens orais;
-Narrar
acontecimentos ou histórias com começo, meio e fim;
-Dialogar
sobre temas alternando momentos de escuta e fala;
-Representar
a fala com entonação de profissionais de diversas áreas;
3°
Bimestre
-Expressar
suas opiniões ou conhecimentos acerca do tema;
-Ouvir
a opinião e explicação dada por outros;
-Representar
a fala de alguém dialogando com diferentes profissionais ou personagens de histórias,
preocupando-se com a postura e vocabulário adequado à situação;
4°
Bimestre
Respeitar
os diferentes modos de falar as pessoas;
-Reconhecer
histórias lidas por um adulto tal como foi escrita pelo autor.
Um comentário:
You got good points there, that's why I always love your blog, it looks like you are an expert in this field. keep up the fantastic work, My friend recommends your blog.
My blog:
credit immobilier rachat aussi simulation de Rachat De Credit
Postar um comentário