TEMA: As cores das flores
CONTEÚDO: Percepção dos sons e rimas
da poesia.
OBJETIVOS: Perceber as rimas que
compõem o texto poético;
Interpretar o poema por
meio de composição pictórica.
FAIXA ETÁRIA: 5 anos
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Poema A flor
amarela, papel 40, lápis pilot, etc.
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES:
1º momento: Em roda a professora
iniciará a roda de conversa, apresentando a autora Cecília Meirelles, falando
que ela escreve poesias, neste instante a professora indagará se eles conhecem
e sabem o que é uma poesia? Os alunos terão este momento para verbalizarem seus
conhecimentos prévios, ante suas colocações a professora instigará o pensamento
das crianças sobre o assunto. Em seguida lerá a poesia “A Flor Amarela”.
2° momento: A professora lerá
repetidas vezes para as crianças perceberem as rimas e saborearem o texto. Após
a leitura a professora explorará a compreensão das crianças por meio da
oralidade com perguntas: Como é o nome da menina? O que ela gosta de fazer?
Qual a cor da flor de Arabela? A palavra amarela combina com Arabela? Em
seguida a professora junto com as crianças proporá outras formações de rimas
com os nomes das crianças da sala a fim de tornar a aula mais dinâmica e de que
as crianças incorporem as rimas notando sua formação.
3º momento: Em seguida será proposta uma
atividade de produção de lista com os nomes de flores que as crianças conhecem
e suas respectivas ilustrações por desenhos e em seguida será realizada a
socialização das produções.
PLANO DE AULA 2 (4
HORAS)
TEMA: As cores das flores
CONTEÚDO: Apreciação e releitura de
pinturas nacionais e internacionais;
Pintura.
OBJETIVOS: Levar as crianças a
perceberem as diferentes cores de flores, nomeando tonalidades e ampliando seu
repertório oral;
Conhecer alguns
artistas nacionais e estrangeiros que retratam flores em suas obras.
MATERIAS NECESSÁRIOS:
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES: Fotos de obras de artes, cartolinas, tintas, copinho, pano,
etc.
1º momento: Em roda serão apresentadas
as crianças fotos de obras de artistas que pintaram quadros com flores: Vicente
Van Gogh “Doze girassóis numa jarra”, Claude Mont “Nenúfares”, Emílio Di
Cavalcante “Vaso com copos de leite”. As crianças serão levadas a apreciarem as
obras, fazer inferências sobre a época em que os quadros foram pintados, também
estabelecer relações entre as formas, cores, tipos de flores. Em seguida será
abordada a temática das variedades de flores: Onde se podem encontrar flores?
Quem tem ou já viu um jardim: quem sabe ou já foi a uma floricultura? Na casa
de vocês tem flores? Quais?
2° momento: Nesta etapa as crianças
serão organizadas em grupos e a professora proporá uma releitura da obra que
cada aluno mais gostou, a professora explicará bem o que é uma releitura,
deixando claro que não é uma copia e apresentará exemplos de obras e suas
respectivas releituras. Então os grupos receberão um kit pintura com pincel,
tintas, pano, cartolina e copinhos para lavar o pincel e farão suas releituras.
3º momento: Quando as pinturas
estiverem secas será organizado um mural expositivo e se fará a apreciação,
onde as crianças falarão de sua criação e seu processo de criação.
PLANO DE AULA 3 (4
HORAS)
TEMA: As cores das flores
CONTEÚDO: Confecção de composição
tridimensional;
Construção de gráfico
com tipos de flores.
OBJETIVOS: Quantificar, relacionando
quantidades em gráfico;
Fazer uma composição
tridimensional com papel crepom.
MATERIAIS NECESSÁRIOS: Vídeo, papel
sulfite, lápis de cor, giz de cera, papel crepom, etc.
DESCRIÇÃO
DAS ATIVIDADES:
1° momento: A roda de conversa se dará
entorno das vivências dos últimos dias. Em seguida será exibido um pequeno
vídeo falando sobre flores (tipos, cores e cultivo).
2° momento: Após o vídeo cada criança
desenhará a sua flor favorita com sua respectiva cor. Logo após com os desenhos
a professora encaminhará a confecção de um gráfico de colunas. A professora
problematizará esta situação com perguntas: Quantas crianças preferiram rosas?
E margaridas? E cravo? Quantas crianças preferem rosas em vez de cravo? Qual a
flor de maior preferência da sala? Etc.
3° momento: Para finalizar esta
seqüência de atividades a professora encaminhará uma atividade de confecção de
flores com bolinhas de papel crepom sobre o papel oficio. Nesta atividade a
criatividade das crianças deverá ser explorada intensamente, a professora
auxiliará aquelas crianças com maior dificuldade.
AVALIAÇÃO: Será continua e diagnostica, observando a
participação das crianças e seu envolvimento nas atividades bem como seu
processo cognitivo.
4 comentários:
Parabéns, gostei muito da sua aula, vou fazer com meus alunos! To te seguindo ta, se puder passa lá no meu cantinho!beijos!
http://professoraedylene.blogspot.com/
Parabéns, gostei muito da sua aula, vou fazer com meus alunos! To te seguindo ta, se puder passa lá no meu cantinho!beijos!
http://professoraedylene.blogspot.com/
Parabéns, gostei muito da sua aula, vou fazer com meus alunos! To te seguindo ta, se puder passa lá no meu cantinho!beijos!
http://professoraedylene.blogspot.com/
Adorei esta atividade. Obrigada pelas sugestões. Vou utilizar com algumas adaptações para minha turminha da Ed. infantil.
Postar um comentário