quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

PLANO DE AULA "FLOR AMARELA"


TEMA: As cores das flores

CONTEÚDO: Percepção dos sons e rimas da poesia.

OBJETIVOS: Perceber as rimas que compõem o texto poético;
                       Interpretar o poema por meio de composição pictórica.

FAIXA ETÁRIA: 5 anos

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Poema A flor amarela, papel 40, lápis pilot, etc.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

1º momento: Em roda a professora iniciará a roda de conversa, apresentando a autora Cecília Meirelles, falando que ela escreve poesias, neste instante a professora indagará se eles conhecem e sabem o que é uma poesia? Os alunos terão este momento para verbalizarem seus conhecimentos prévios, ante suas colocações a professora instigará o pensamento das crianças sobre o assunto. Em seguida lerá a poesia “A Flor Amarela”.

2° momento: A professora lerá repetidas vezes para as crianças perceberem as rimas e saborearem o texto. Após a leitura a professora explorará a compreensão das crianças por meio da oralidade com perguntas: Como é o nome da menina? O que ela gosta de fazer? Qual a cor da flor de Arabela? A palavra amarela combina com Arabela? Em seguida a professora junto com as crianças proporá outras formações de rimas com os nomes das crianças da sala a fim de tornar a aula mais dinâmica e de que as crianças incorporem as rimas notando sua formação.

3º momento: Em seguida será proposta uma atividade de produção de lista com os nomes de flores que as crianças conhecem e suas respectivas ilustrações por desenhos e em seguida será realizada a socialização das produções.

PLANO DE AULA 2 (4 HORAS)

TEMA: As cores das flores

CONTEÚDO: Apreciação e releitura de pinturas nacionais e internacionais;
                      Pintura.

OBJETIVOS: Levar as crianças a perceberem as diferentes cores de flores, nomeando tonalidades e ampliando seu repertório oral;
                        Conhecer alguns artistas nacionais e estrangeiros que retratam flores em suas obras.

MATERIAS NECESSÁRIOS:

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES: Fotos de obras de artes, cartolinas, tintas, copinho, pano, etc.

1º momento: Em roda serão apresentadas as crianças fotos de obras de artistas que pintaram quadros com flores: Vicente Van Gogh “Doze girassóis numa jarra”, Claude Mont “Nenúfares”, Emílio Di Cavalcante “Vaso com copos de leite”. As crianças serão levadas a apreciarem as obras, fazer inferências sobre a época em que os quadros foram pintados, também estabelecer relações entre as formas, cores, tipos de flores. Em seguida será abordada a temática das variedades de flores: Onde se podem encontrar flores? Quem tem ou já viu um jardim: quem sabe ou já foi a uma floricultura? Na casa de vocês tem flores? Quais?

2° momento: Nesta etapa as crianças serão organizadas em grupos e a professora proporá uma releitura da obra que cada aluno mais gostou, a professora explicará bem o que é uma releitura, deixando claro que não é uma copia e apresentará exemplos de obras e suas respectivas releituras. Então os grupos receberão um kit pintura com pincel, tintas, pano, cartolina e copinhos para lavar o pincel e farão suas releituras.

3º momento: Quando as pinturas estiverem secas será organizado um mural expositivo e se fará a apreciação, onde as crianças falarão de sua criação e seu processo de criação.

PLANO DE AULA 3 (4 HORAS)

TEMA: As cores das flores

CONTEÚDO: Confecção de composição tridimensional;
                       Construção de gráfico com tipos de flores.       

OBJETIVOS: Quantificar, relacionando quantidades em gráfico;
                       Fazer uma composição tridimensional com papel crepom.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Vídeo, papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, papel crepom, etc.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

1° momento: A roda de conversa se dará entorno das vivências dos últimos dias. Em seguida será exibido um pequeno vídeo falando sobre flores (tipos, cores e cultivo).

2° momento: Após o vídeo cada criança desenhará a sua flor favorita com sua respectiva cor. Logo após com os desenhos a professora encaminhará a confecção de um gráfico de colunas. A professora problematizará esta situação com perguntas: Quantas crianças preferiram rosas? E margaridas? E cravo? Quantas crianças preferem rosas em vez de cravo? Qual a flor de maior preferência da sala? Etc.

3° momento: Para finalizar esta seqüência de atividades a professora encaminhará uma atividade de confecção de flores com bolinhas de papel crepom sobre o papel oficio. Nesta atividade a criatividade das crianças deverá ser explorada intensamente, a professora auxiliará aquelas crianças com maior dificuldade.  

AVALIAÇÃO: Será continua e diagnostica, observando a participação das crianças e seu envolvimento nas atividades bem como seu processo cognitivo.

4 comentários:

Edilene disse...

Parabéns, gostei muito da sua aula, vou fazer com meus alunos! To te seguindo ta, se puder passa lá no meu cantinho!beijos!
http://professoraedylene.blogspot.com/

Edilene disse...

Parabéns, gostei muito da sua aula, vou fazer com meus alunos! To te seguindo ta, se puder passa lá no meu cantinho!beijos!
http://professoraedylene.blogspot.com/

Edilene disse...

Parabéns, gostei muito da sua aula, vou fazer com meus alunos! To te seguindo ta, se puder passa lá no meu cantinho!beijos!
http://professoraedylene.blogspot.com/

Betinha Artes disse...

Adorei esta atividade. Obrigada pelas sugestões. Vou utilizar com algumas adaptações para minha turminha da Ed. infantil.

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...