NÚMEROS
E OPERAÇÕES
- Contar objetos e registrar
quantidades de objetos de uma coleção, utilizando-se e estratégias próprias;
-Construir agrupamentos
distintos baseando-se em uma coleção de objetos;
-estabelecer relação um a um
entre dois agrupamentos de objetos;
-Reconhecer a mesma
quantidade de objetos independentemente da disposição em que foram agrupados;
-Comparar coleções identificando
aquela com mais elementos que outra;
-Ler números usados na vida
real: telefone, placas de carros; número de casa, etc.
- Representar, contar, ler e
registrar quantidades por meio de desenhos;
- Representar, contar, ler e
registrar os números até 9;
-Criar estratégias próprias
de agrupamento para facilitar a contagem;
-Somar e subtrair os termos
até 9, por meio de estratégias próprias;
-Resolver situações-problema
utilizando-se de estratégias próprias.
- Representar, contar, ler e
registrar os números até 20;
-Reconhecer antecessor e
sucessor de um número até 19;
-Relacionar uma dezena a 10
unidades
-Completar uma seqüência
numérica até 20;
-Representar um número até
20, no quadro valor de lugar;
-Somar e subtrair os termos
até 20, por meio de estratégias próprias ou técnicas convencionais;
-Resolver situações-problema
que envolva adição e subtração até 20, por meio de técnicas convencionais ou
por estratégias próprias.
- Estimar quantidades de
elementos de uma coleção;
-Representar, contar e ler os
números até 50;
-Organizar, em escala
ascendente e descendente, números até 50;
-Contar de dois em dois, a
partir de um número dado, até 50.
- Representar um número até
50, no quadro valor de lugar;
-Somar e subtrair os termos
até 50, por meio de estratégias próprias ou técnicas convencionais
- Resolver situações-problema
que envolva adição e subtração até 50, por meio de técnicas convencionais ou
estratégias próprias.
ESPAÇO
E FORMA
-Distinguir objetos que rolam
dos que não rolam;
-Identificar em objetos
conhecidos das crianças os que parecem com determinados sólidos geométrico ;
-Localizar objetos ou pessoas
ao lado de uma referência dada;
-Localizar objetos ou pessoas
entre duas referências;
-Comparar duas coleções de
objetos tridimensionais distintos quanto às forma de seus objetos.
-Localizar objetos ou pessoas
“a frente de” ou “atrás de” de uma dada referência.
- Representar o itinerário de
locomoção de um lugar a outro.
GRANDEAZAS
E MEDIDAS
-Registrar
seus dados pessoais: Data de nascimento, altura, peso, nº do calçado, roupa,
etc.
-Representar
com desenhos o dia e a noite;
-Manifestar-se
acerca de suas observações quanto à colocação da mesma quantidade de liquido em
frascos de diferentes formas e tamanhos;
-Comparar
dois objetos quanto ao tamanho e espessura
-Registrar
a medida de objetos e espaços utilizando-se de palmo, pé, braço, passo, etc.
para medir, ou estratégias próprias;
-Representar
com desenhos suas atividades durante a manhã, à tarde e a noite.
-Relacionar
uma semana a 7 dias e um mês a 30 dias;
-Comparar
em calendário a quantidade de dias dos meses do ano
-Nomear
os dias da semana;
-Assinalar
datas significativas em calendário.
-Ler
horas em relógios digitais;
-
Nomear os meses do ano.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Registrar informações
obtidas por meio de estratégias próprias;
- Organizar informações
pessoais. Como numero de telefone, datas de nascimento, altura, peso, etc.;
-Ler informações contidas em
imagens.
- Organizar informações em calendário
-Descrever o caminho
percorrido para chegar a sua conclusão nas atividades propostas
Nenhum comentário:
Postar um comentário