terça-feira, 1 de dezembro de 2009

HABILIDADES DE MATEMÁTICA PARA O 1° ANO


NÚMEROS E OPERAÇÕES
- Contar objetos e registrar quantidades de objetos de uma coleção, utilizando-se e estratégias próprias;
-Construir agrupamentos distintos baseando-se em uma coleção de objetos;
-estabelecer relação um a um entre dois agrupamentos de objetos;
-Reconhecer a mesma quantidade de objetos independentemente da disposição em que foram agrupados;
-Comparar coleções identificando aquela com mais elementos que outra;
-Ler números usados na vida real: telefone, placas de carros; número de casa, etc.
- Representar, contar, ler e registrar quantidades por meio de desenhos;
- Representar, contar, ler e registrar os números até 9;
-Criar estratégias próprias de agrupamento para facilitar a contagem;
-Somar e subtrair os termos até 9, por meio de estratégias próprias;
-Resolver situações-problema utilizando-se de estratégias próprias.
- Representar, contar, ler e registrar os números até 20;
-Reconhecer antecessor e sucessor de um número até 19;
-Relacionar uma dezena a 10 unidades
-Completar uma seqüência numérica até 20;
-Representar um número até 20, no quadro valor de lugar;
-Somar e subtrair os termos até 20, por meio de estratégias próprias ou técnicas convencionais;
-Resolver situações-problema que envolva adição e subtração até 20, por meio de técnicas convencionais ou por estratégias próprias.
- Estimar quantidades de elementos de uma coleção;
-Representar, contar e ler os números até 50;
-Organizar, em escala ascendente e descendente, números até 50;
-Contar de dois em dois, a partir de um número dado, até 50.
- Representar um número até 50, no quadro valor de lugar;
-Somar e subtrair os termos até 50, por meio de estratégias próprias ou técnicas convencionais
- Resolver situações-problema que envolva adição e subtração até 50, por meio de técnicas convencionais ou estratégias próprias.

ESPAÇO E FORMA
-Distinguir objetos que rolam dos que não rolam;
-Identificar em objetos conhecidos das crianças os que parecem com determinados sólidos geométrico;
-Localizar objetos ou pessoas ao lado de uma referência dada;
-Localizar objetos ou pessoas entre duas referências;
-Comparar duas coleções de objetos tridimensionais distintos quanto às forma de seus objetos.
-Localizar objetos ou pessoas “a frente de” ou “atrás de” de uma dada referência.
- Representar o itinerário de locomoção de um lugar a outro.

GRANDEAZAS E MEDIDAS
-Registrar seus dados pessoais: Data de nascimento, altura, peso, nº do calçado, roupa, etc.
-Representar com desenhos o dia e a noite;
-Manifestar-se acerca de suas observações quanto à colocação da mesma quantidade de liquido em frascos de diferentes formas e tamanhos;
-Comparar dois objetos quanto ao tamanho e espessura
-Registrar a medida de objetos e espaços utilizando-se de palmo, pé, braço, passo, etc. para medir, ou estratégias próprias;
-Representar com desenhos suas atividades durante a manhã, à tarde e a noite.
-Relacionar uma semana a 7 dias e um mês a 30 dias;
-Comparar em calendário a quantidade de dias dos meses do ano
-Nomear os dias da semana;
-Assinalar datas significativas em calendário.
-Ler horas em relógios digitais;
- Nomear os meses do ano.

          TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO 
- Registrar informações obtidas por meio de estratégias próprias;
- Organizar informações pessoais. Como numero de telefone, datas de nascimento, altura, peso, etc.;
-Ler informações contidas em imagens.
 - Organizar informações em calendário
-Descrever o caminho percorrido para chegar a sua conclusão nas atividades propostas

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...