Visão
Trabalhar os tamanhos e
formas em diferentes objetos (caixa, bolas, réguas, papéis).
- Pedir que as crianças
observem a cor dos olhos dos colegas;
- Descrever o ambiente;
-Descrever lugares bonitos
que eles já viram;
-Trabalhar as cores nas
brincadeiras;
-Cor dos móveis da sala de
aula, uniforme;
- Comparar objetos iguais.
- Recolher com as crianças
flores, frutas;
-Recortar fotos e paisagem
em revistas;
Audição
-Ouvir música de olhos
fechados;
-Identificar os sons de:
palma, grito, risada, sino, gemido, apito, arrastado de pés, objeto caindo,
passos, abrir e fechar de porta, arrastar cadeira, imitar vozes de animais,
etc.;
-Adivinhar o colega que fala
de olhos fechado;
-Brincadeira Chicotinho
queimado.
Tato
A professora pode incentiva
as crianças dispondo na mesa: lixo, retalhos, pedrinhas, tampinhas, pétalas de
flores, pedaços de papel, vidrinhos, massinhas, ralo, peninhas, folhas de
árvore, galhos, etc.
-Pedir que os alunos separem
os objetos pela textura;
-Catalogar coisas duras e
moles, frias e quentes, lisa e áspera;
- sentir sensações: fazer
cócegas, experimentar temperaturas, passa o pincel na pele, etc.;
-Adivinhar o objeto com os
olhos vendados;
-Fazer colagem com massinha,
pintura a dedo, recortes, etc.;
- Trabalhar noções de
lateralidade: colocar a mão direita para frente, mão esquerda atrás, etc.
Olfato
Incentivar a aula espalhando
um cheiro agradável pela sala. E indagar as crianças. O que vocês estão
sentidos? Gostaram? Qual parte do nosso corpo nos faz sentir os cheiros?
-Pedir as crianças para
trazer de casa amostras de perfumes, sabonete, material de limpeza e de higiene
pessoal, flores, frutas, temperos, etc.;
-Adivinhar as coisas pelo
aroma com os olhos fechados;
-Trabalhar a função do
nariz: respiração_ tampar o nariz e fechar a boca e fica o tempo que agüentar
(comentar a experiência);
-Encher os pulmões de ar e
soltar.
Paladar
Incentivar as crianças com
uma mesa onde se dispõe amostras de sal, açúcar, caldo de limão, laranja, água
doce, água salgada, água natural e gelada, pedacinhos de doces, pão, bolacha,
pipoca, ou coisas do próprio lanche.
-Deixar os alunos provarem o
sabor de cada item (o que ajudou vocês a sentirem o sabor?);
-Expressão gráfica: passar
batom nos lábios e decalcá-los no papel;
- Mastigar alimentos.
Escovar os dentes, usar o fio dental;
- Produzir uma lista de
alimentos: doces, azedos, frios, quentes, gelados, sólidos (duros), mole, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário