quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 2° ANO


Prática de leitura
1° Bimestre
-Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir de um contexto;
-Representar com desenhos, personagens ou temas de uma narrativa através da audição de histórias;
-Reconhecer palavras aos seus respectivos desenhos;
-Estabelecer no interior de um texto, relação entre o fato e a vida real;
-Ler em voz alta palavras conhecidas;
2° Bimestre
-Proceder a antecipações em relação ao conteúdo da leitura, apoiando-se em desenhos ou em elementos do próprio texto;
-Reconhecer no texto o sentido decorrente do emprego intencional e repetido de palavras ou expressões;
-Identificar entre as alternativas o tema dom texto lido;
-Acompanhar a leitura de textos, parlendas e músicas infantis;
-Selecionar de uma relação de palavras as que completam o sentido das frases sugeridas;
-Identificar dentre alternativas a palavra que nomeia uma figura isolada;
-Corresponder expressões ás respectivas figuras;
-Ilustrar frases ou pequenos textos lidos, evidenciando compreensão da leitura;
3° Bimestre
-Identificar uma informação explicita no texto;
-Identificar começo, meio e fim de uma história lida;
-Inferir no texto, o sentido decorrente do emprego de palavra com o mesmo radical ou sufixo;
-Reconhecer a divisão textual em frases e parágrafos;
-Reconhecer que um poema é escrito em versos;
-Caracterizar personagens de uma história lida;
-Ler em voz alta garantindo o ritmo e entonação;
4° Bimestre
-Inferir uma afirmação implícita em um texto;
-Identificar uma relação direta de causa-efeito em um pequeno texto;
-Reconhecer a relação causa/conseqüência em ações de personagens;
-Atribuir título a um texto;
-Ler pequenos textos de forma independente;
Ler em voz alta com expressão e fluência.

Prática escrita e produção de texto
1° Bimestre
-Distinguir escrita de desenho;
-Reconhecer e escrever o próprio nome;
-Perceber que a escrita é segmentada em palavras por meio de espaços em branco;
-Agrupar palavras considerando o número de letras;
-Agrupar palavras considerando a presença da mesma letra;
-Escrever nomes de desenhos de palavras conhecidas;
-Escrever pequenas frases com palavras conhecidas;
2° Bimestre
-Completar seqüência, as letras do alfabeto;
- Escrever pequenas frases a partir de gravuras;
- Completar palavras ou nomes com apoio de desenhos, com silabas ou letra faltante (inicial, intermediaria e final);
- Copiar texto em letra cursiva;
-Completar textos empregando a rima entre as palavras;
- Completar palavras cruzadas a partir de desenhos e letra inicial;
-Elaborar listas temáticas;
-Empregar letra maiúscula em nomes próprios;
-Empregar ponto final em escrita de frases;
3° Bimestre
-Completar palavras com silaba final que apresente nasalação de vogal ( são, nhão, nhã, lhão, etc.);
-Completar palavras que apresentem dígrafos em cruzadinhas, com apóio em imagens e letra inicial;
-Identificar entre as alternativas palavras com o mesmo som de L, S, R, Z no final;
-Ampliar frases acrescentando outros elementos;
-Ordenar frases dadas considerando a temporalidade;
-Ordenar histórias em gravuras considerando a seqüência dos fatos;
-Empregar travessão em diálogos;
-Empregar vírgula quando enumerar vários elementos numa frase;
-Iniciar frases com letra maiúscula;
4° Bimestre
-Completar palavras ou texto com apoio de desenhos cuja lacuna apresente N ou M intermediários;
-Completar palavras com apoio de desenhos cuja lacuna corresponda a silaba inicial composta de grupo consonantal;
-Completar com substantivo frases que compõem pequeno texto, tendo figuras como suporte;
-Produzir pequenos textos a partir de gravuras contendo no mínimo três frases sobre o tema, atribuindo-lhe um titulo;
-Escrever controlando a segmentação silábica da palavra e a segmentação da frase em palavras distintas;
-Completar histórias atribuindo-lhe um titulo;
-Escrever bilhete simples.

Linguagem Oral
1° Bimestre
-Ouvir os outros com atenção;
-Comunicar-se com clareza fazendo-se entender;
-Escutar atentamente histórias lidas;
-Representar a fala de personagens de histórias infantis ou outros;
2° Bimestre
-atender a solicitações de mensagens orais;
-Narrar acontecimentos ou histórias com começo, meio e fim;
-Dialogar sobre temas alternando momentos de escuta e fala;
-Representar a fala com entonação de profissionais de diversas áreas;
3° Bimestre
-Expressar suas opiniões ou conhecimentos acerca do tema;
-Ouvir a opinião e explicação dada por outros;
-Representar a fala de alguém dialogando com diferentes profissionais ou personagens de histórias, preocupando-se com a postura e vocabulário adequado à situação;
4° Bimestre
Respeitar os diferentes modos de falar as pessoas;
-Reconhecer histórias lidas por um adulto tal como foi escrita pelo autor.

Um comentário:

Anônimo disse...

You got good points there, that's why I always love your blog, it looks like you are an expert in this field. keep up the fantastic work, My friend recommends your blog.

My blog:
credit immobilier rachat aussi simulation de Rachat De Credit

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...