Números e operações
1°
Bimestre
-Representar,
contar, ler e registrar os números até 10;
-Completar
uma seqüência numérica;
-Agrupar
quantidades sugeridas;
-Registrar
o sucessor e antecessor de um número dado;
-Relacionar
10 unidades com 1dezena;
-Representar
um número no quadro valor de lugar;
-Contar
em escala ascendente e descendente de um em um;
-Somar
e subtrair com termos menores que 10, por meio de técnicas convencionais ou por
estratégias próprias;
-Resolver
situações problema que envolva a adição e a subtração com estratégias próprias
ou técnicas operatórias convencionais;
2°
Bimestre
-Representar,
contar, ler e registrar os números até 30;
-Organizar
em ordem crescente os números dados;
-Contar
em escala ascendente de dois em dois;
-Criar
estratégias de agrupamento para facilitar a contagem;
-Decompor
o número em dezenas e unidades;
-Somar
e subtrair, sem reserva e sem recurso, com termos até 30;
-Resolver
situações problema, que envolvam a adição e subtração de números até 30, com
estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais;
3°
Bimestre
-
Representar, contar ler e registrar os números até 70;
-Contar
em escala ascendente e descendente, de cinco em cinco;
-Somar
e subtrair, sem reserva e sem recurso, com termos até 70;
-Resolver
com estratégias próprias, situações problema que envolva, a multiplicação de
termos até 5;
-Criar
situação problema a partir de uma operação matemática;
-Aplicar
o conceito da multiplicação em situações que envolvam os conceitos de dobro;
-Aplicar
o conceito da multiplicação evidenciando compreensão acerca da soma de parcelas
iguais;
-Resolver
situações problemas que envolvam a adição e subtração de números até 70, com
estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais.
4°
Bimestre
-Registrar
os números até 100;
-Contar
em escala ascendente e descendente, de dez em dez;
-Decompor
os números até a centena;
-Somar
e subtrair sem reserva e sem recurso com termos até 99;
-aplicar
o conceito da divisão em situações problemas que envolvam o conceito de metade;
-Resolver
situações problemas que envolvam a adição e subtração de números até 99 com
estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais.
Espaço e Forma
1°Bimestre
-Reconhecer
formas arredondadas em objetos da natureza ou do convívio freqüente;
-Distinguir
objetos que rolam dos que não rolam;
2°
Bimestre
-Representar
com desenhos sua localização em um espaço: na sala de aula, no recreio, em
casa, etc.;
-Localizar
objetos ou pessoas “acima de”, “embaixo de”, ou “no meio de” , “ ao lado de “
uma referência;
-
Reconhecer a distancia de objetos a partir de uma referência quanto a estra
“longe” ou “perto”;
3°
Bimestre
-Representar
com desenhos ou traçados seus trajetos diários;
-Localizar
pessoas ou objetos “ a frente de” ou “atrás de” uma referência dada.
4°
Bimestre
-Identificar
poliedros e corpos redondos em objetos da natureza ou do convívio da criança;
-Representar
o itinerário de locomoção de um lugar a outro;
-Identificar
dentre alternativas a posição correta de objetos constantes em um croqui.
Grandezas e Medidas
1°Bimestre
-Comparar
duas coleções distintas quanto ao tamanho e espessura de seus objetos;
-Representar
com desenhos, o dia e a noite.
2°
Bimestre
-Representar
com desenhos suas atividades durante a manhã, à tarde e a noite;
-Ler
e registrar horas exatas;
-Comparar
dois objetos quanto ao peso, utilizando-se de estratégias próprias;
-Manifestar
suas observações quanto a colocação da mesma quantidade de liquido ou sólido em
frascos com a mesma capacidade, porém com dimensões variadas.
3°
Bimestre
-Nomear
os dias da semana;
-Relacionar
dois objetos quanto ao tamanho distinguindo o “maior” e o “menor”;
-comparar
preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato”.
4°
Bimestre
-Medir
tamanho de objetos, pessoas ou outros, utilizando-se de unidades de medida
convencionais ou não;
-
Utilizar cédulas e moedas do sistema monetário.
Tratamento da Informação
1°Bimestre
-Organizar
as informações obtidas.
2°
bimestre
-Registrar
suas observações e medidas em tabelas simples.
3°
Bimestre
-Anotar
em calendário, uma informação importante;
-Registrar
em tabela simples, suas atividades em determinadas horas do dia.
4°
Bimestre
-Ler
informações em gráficos simples de barras;
-Descrever
o caminho percorrido de casa para chegar a sua conclusão nas atividades
propostas;
-Resolver
situações problemas a partir de uma tabela simples.
Um comentário:
Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта karlawanessa.blogspot.com
Postar um comentário