domingo, 13 de dezembro de 2009

HABILIDADES DE MATEMÁTICA PARA O 2° ANO


Números e operações
1° Bimestre
-Representar, contar, ler e registrar os números até 10;
-Completar uma seqüência numérica;
-Agrupar quantidades sugeridas;
-Registrar o sucessor e antecessor de um número dado;
-Relacionar 10 unidades com 1dezena;
-Representar um número no quadro valor de lugar;
-Contar em escala ascendente e descendente de um em um;
-Somar e subtrair com termos menores que 10, por meio de técnicas convencionais ou por estratégias próprias;
-Resolver situações problema que envolva a adição e a subtração com estratégias próprias ou técnicas operatórias convencionais;
2° Bimestre
-Representar, contar, ler e registrar os números até 30;
-Organizar em ordem crescente os números dados;
-Contar em escala ascendente de dois em dois;
-Criar estratégias de agrupamento para facilitar a contagem;
-Decompor o número em dezenas e unidades;
-Somar e subtrair, sem reserva e sem recurso, com termos até 30;
-Resolver situações problema, que envolvam a adição e subtração de números até 30, com estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais;

3° Bimestre
- Representar, contar ler e registrar os números até 70;
-Contar em escala ascendente e descendente, de cinco em cinco;
-Somar e subtrair, sem reserva e sem recurso, com termos até 70;
-Resolver com estratégias próprias, situações problema que envolva, a multiplicação de termos até 5;
-Criar situação problema a partir de uma operação matemática;
-Aplicar o conceito da multiplicação em situações que envolvam os conceitos de dobro;
-Aplicar o conceito da multiplicação evidenciando compreensão acerca da soma de parcelas iguais;
-Resolver situações problemas que envolvam a adição e subtração de números até 70, com estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais.

4° Bimestre
-Registrar os números até 100;
-Contar em escala ascendente e descendente, de dez em dez;
-Decompor os números até a centena;
-Somar e subtrair sem reserva e sem recurso com termos até 99;
-aplicar o conceito da divisão em situações problemas que envolvam o conceito de metade;
-Resolver situações problemas que envolvam a adição e subtração de números até 99 com estratégias próprias ou por técnicas operatórias convencionais.

Espaço e Forma
1°Bimestre
-Reconhecer formas arredondadas em objetos da natureza ou do convívio freqüente;
-Distinguir objetos que rolam dos que não rolam;

2° Bimestre
-Representar com desenhos sua localização em um espaço: na sala de aula, no recreio, em casa, etc.;
-Localizar objetos ou pessoas “acima de”, “embaixo de”, ou “no meio de” , “ ao lado de “ uma referência;
- Reconhecer a distancia de objetos a partir de uma referência quanto a estra “longe” ou “perto”;

3° Bimestre
-Representar com desenhos ou traçados seus trajetos diários;
-Localizar pessoas ou objetos “ a frente de” ou “atrás de” uma referência dada.

4° Bimestre
-Identificar poliedros e corpos redondos em objetos da natureza ou do convívio da criança;
-Representar o itinerário de locomoção de um lugar a outro;
-Identificar dentre alternativas a posição correta de objetos constantes em um croqui.

Grandezas e Medidas
1°Bimestre
-Comparar duas coleções distintas quanto ao tamanho e espessura de seus objetos;
-Representar com desenhos, o dia e a noite.

2° Bimestre
-Representar com desenhos suas atividades durante a manhã, à tarde e a noite;
-Ler e registrar horas exatas;
-Comparar dois objetos quanto ao peso, utilizando-se de estratégias próprias;
-Manifestar suas observações quanto a colocação da mesma quantidade de liquido ou sólido em frascos com a mesma capacidade, porém com dimensões variadas.

3° Bimestre
-Nomear os dias da semana;
-Relacionar dois objetos quanto ao tamanho distinguindo o “maior” e o “menor”;
-comparar preços de produtos identificando o “mais caro” e o “mais barato”.
4° Bimestre
-Medir tamanho de objetos, pessoas ou outros, utilizando-se de unidades de medida convencionais ou não;
- Utilizar cédulas e moedas do sistema monetário.

Tratamento da Informação
1°Bimestre
-Organizar as informações obtidas.

2° bimestre
-Registrar suas observações e medidas em tabelas simples.

3° Bimestre
-Anotar em calendário, uma informação importante;
-Registrar em tabela simples, suas atividades em determinadas horas do dia.

4° Bimestre
-Ler informações em gráficos simples de barras;
-Descrever o caminho percorrido de casa para chegar a sua conclusão nas atividades propostas;
-Resolver situações problemas a partir de uma tabela simples.

Um comentário:

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести кино
для сайта karlawanessa.blogspot.com

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...