quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

HABILIDADES E CONTEÚDOS PARA O 3°ANO: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA


HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA 3° ANO
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
-Lê texto, com ajuda do professor, demonstrando compreensão global: narrativas, bilhete, texto expositivo, poema;
-Reconhece a relação entre imagem (ilustração, fotos) e texto verbal, na atribuição de sentido ao texto;
-Utiliza indicadores de características gráficas e de gêneros para atribuir sentido ao texto;
-Reconhece a unidade temática do texto;
-Reconhece o valor expressivo dos sinais de pontuação (interrogação, exclamação);
- Estabelece relação entre termos de um texto a partir da repetição  e/ ou substituição de um termo (pronomes, sinônimos, advérbios);
- Mantém a coerência textual ao produzir texto.

PROCUÇÃO DE TEXTO
-Produz texto usando a escrita alfabética;
- Segmenta frases em palavras;
-Utiliza letra maiúscula no inicio de frases, nomes próprios e de títulos;
- Segmenta o texto em frases, utilizando adequadamente a pontuação de final de frases;
-Atende à modalidade de texto solicitada na proposta de produção;
-Atém-se ao tema solicitado na proposta.

CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 3° ANO
-Narrativa: personagem, foco narrativo, enredo, tempo;
-Bilhete: estrutura;
-Poema: estrutura, características, rimas;
-Texto expositivo;
-Sinais de Pontuação;
-Pronomes;
-Sinônimos;
-Advérbios.
-Escrita Alfabética;
-Letra maiúscula e minúscula;
-Substantivo;
Pontuação.


HABILIDADES DE MATEMÁTICA PARA O 3° ANO
NÚMEROS E OPERAÇÕES
-Interpreta, compara e ordena quantidades por meio de seus registros no Sistema de Numeração Decimal;
-Resolve situações-problema que envolva diferentes significados das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão com números naturais, por meio de estratégias não convencionais ou convencionais de cálculo.
ESPAÇO E FORMA
-Identifica a posição de um objeto em malhas, plantas ou mapas.
-Identifica semelhanças e diferenças entre figuras planas e não planas e entre poliedros e corpos redondos
GRANDEZAS E MEDIDAS
-Resolve situações-problema que envolva relações entre unidades de medida de tempo (hora, dia, semana, mês, ano), utilizando o relógio e o calendário;
-Compara comprimentos por meio de diferentes estratégias, estabelecendo relações do tipo: mais perto, mais longe, mais curto, mais comprido, mais alto, mais baixo, mais largo, mais estreito, etc. Identifica e utiliza unidades não padronizadas de medidas de comprimento.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
- Interpreta dados apresentados em forma de tabelas e gráficos de barras/ colunas

CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA PARA O 3°ANO
-Utilização das regras do Sistema de Numeração Decimal para interpretar, comparar e ordenar quantidades por meio de seus registros nesse sistema;
-Localização de números naturais na reta numérica;
-Interpretação e resolução de situações-problemas envolvendo as idéias da adição, da subtração, da multiplicação e da divisão com números naturais;
- Interpretação e representação da posição de um objeto a partir da análise de malhas, planas ou mapas;
-Identificação e relação entre unidades de medida de tempo (hora, dia, semana, mês, ano), utilizando o relógio e o calendário;
-Comparação de comprimentos por meio de estratégias pessoais, usando relações do tipo mais perto, mais longe, etc.
-Identificação e utilização de unidades não padronizadas de medidas de comprimento;
-Interpretação de dados apresentados em tabela e gráficos de barras/colunas;
Coleta e organização de dados em tabelas e gráficos.

3 comentários:

Debora disse...

Ola querida, tem selinho com campanha no meu blog, participe!
http://bloggerdatiadebora.blogspot.com/

Débora Laís disse...

Muito bom! Me ajudou demais.

Anônimo disse...

qual a literatura utilizada para embasamento?

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...