Disciplina: Português
Conteúdo:
Reconhecimento do alfabeto
Ano de ensino:
2º ano
Tema: As
letras do alfabeto!
Objetivo:
Explorar o alfabeto.
Material:
Folha, alfabetário, lápis e borracha.
Conhecimento
prévio: Para a realização dessa atividade, é necessário que os (as) alunos (as) saibam
o que é o ALFABETO, o som da pronúncia das letras e o reconheçam como essencial
para a composição das palavras e comunicação entre os seres humanos.
Atividade motivacional: Converse com os alunos a respeito do alfabeto (o que é, quais são as letras, quais os sons, a importância para a leitura e escrita das palavras e a utilização enquanto meio de comunicação). Assim, você poderá verificar o conhecimento prévio da sua turma, no geral.
Atividade motivacional: Converse com os alunos a respeito do alfabeto (o que é, quais são as letras, quais os sons, a importância para a leitura e escrita das palavras e a utilização enquanto meio de comunicação). Assim, você poderá verificar o conhecimento prévio da sua turma, no geral.
Encaminhamento
metodológico:
Durante a conversa, organize a turma em círculo, no chão, e converse com eles sobre a construção do alfabeto, seu significado e proponha uma atividade em que possam se expressar de forma que percebam a utilização das letras em todas as palavras ditas. Nesse momento, cada criança pode voltar ao seu lugar.
Durante a conversa, organize a turma em círculo, no chão, e converse com eles sobre a construção do alfabeto, seu significado e proponha uma atividade em que possam se expressar de forma que percebam a utilização das letras em todas as palavras ditas. Nesse momento, cada criança pode voltar ao seu lugar.
Entregue
uma folha sulfite para colarem no caderno com as seguintes questões:
-
Escreva seu nome:
- Nome dos seus pais:
- O nome do seu professor:
- O nome da sua escola:
- O nome de um amigo:
Acompanhe nas mesas o desenvolvimento de cada criança e depois que todos terminarem a atividade, realize uma exposição oral em que cada criança irá ler o que escreveu. Se desejar, podem-se trabalhar as vogais e as consoantes. Para isso, conte de forma lúdica a história do alfabeto, do livro “Alfabeto dos Pingos” e/ou uma história da sua própria imaginação. Construam um livro, sobre a história, uma maquete, confeccionem um castelo, as fadas, etc.
- Nome dos seus pais:
- O nome do seu professor:
- O nome da sua escola:
- O nome de um amigo:
Acompanhe nas mesas o desenvolvimento de cada criança e depois que todos terminarem a atividade, realize uma exposição oral em que cada criança irá ler o que escreveu. Se desejar, podem-se trabalhar as vogais e as consoantes. Para isso, conte de forma lúdica a história do alfabeto, do livro “Alfabeto dos Pingos” e/ou uma história da sua própria imaginação. Construam um livro, sobre a história, uma maquete, confeccionem um castelo, as fadas, etc.
Autores: ELIARDO FRANÇA, MARY FRANÇA da Editora
Ática
Um comentário:
Amei a postagem. Gostei muito dos projetos. Tenha certeza que irei utilizá-los. Que Deus te ilumine sempre. Abraço.
Postar um comentário