quinta-feira, 5 de maio de 2011

As letras do alfabeto!


Disciplina: Português
 
Conteúdo: Reconhecimento do alfabeto
 
Ano de ensino: 2º ano
 
Tema: As letras do alfabeto!

Objetivo: Explorar o alfabeto.

Material:  Folha, alfabetário, lápis e borracha.

Conhecimento prévio:  Para a realização dessa atividade, é necessário que os (as) alunos (as) saibam o que é o ALFABETO, o som da pronúncia das letras e o reconheçam como essencial para a composição das palavras e comunicação entre os seres humanos.

Atividade motivacional:  Converse com os alunos a respeito do alfabeto (o que é, quais são as letras, quais os sons, a importância para a leitura e escrita das palavras e a utilização enquanto meio de comunicação). Assim, você poderá verificar o conhecimento prévio da sua turma, no geral.

Encaminhamento metodológico:
Durante a conversa, organize a turma em círculo, no chão, e converse com eles sobre a construção do alfabeto, seu significado e proponha uma atividade em que possam se expressar de forma que percebam a utilização das letras em todas as palavras ditas. Nesse momento, cada criança pode voltar ao seu lugar.

Entregue uma folha sulfite para colarem no caderno com as seguintes questões:
- Escreva seu nome:
- Nome dos seus pais:
- O nome do seu professor:
- O nome da sua escola:
- O nome de um amigo:
Acompanhe nas mesas o desenvolvimento de cada criança e depois que todos terminarem a atividade, realize uma exposição oral em que cada criança irá ler o que escreveu. Se desejar, podem-se trabalhar as vogais e as consoantes. Para isso, conte de forma lúdica a história do alfabeto, do livro “Alfabeto dos Pingos” e/ou uma história da sua própria imaginação. Construam um livro, sobre a história, uma maquete, confeccionem um castelo, as fadas, etc. 

Autores: ELIARDO FRANÇA, MARY FRANÇA da Editora Ática

Um comentário:

Unknown disse...

Amei a postagem. Gostei muito dos projetos. Tenha certeza que irei utilizá-los. Que Deus te ilumine sempre. Abraço.

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...