domingo, 22 de maio de 2011

Onde estão as letras!

Disciplina: Português

Conteúdo: Vogais e consoantes

Ano de ensino: 2º ano

Tema: Onde estão as letras!!!

Objetivo: Compreender quais são as vogais e consoantes das palavras escolhidas.

Material: Caderno, lápis, borracha, revistas e cola.

Conhecimento prévio: Para realizar esse trabalho, faz-se necessário que os alunos conheçam as vogais e consoantes das palavras, conceitos demonstrados por meio do livro ou história escolhido por você na aula anterior. (complemento do plano de aula cujo tema é alfabetário)

Atividade motivacional:  Comente com a turma a história que foi contada das vogais e consoantes, a fim de recordar alguns pontos importantes. Mostre no alfabetário que existem letras que não podem faltar em nenhuma sílaba (parte que compõe uma palavra), elas são as vogais: A, E, I, O e U.

Encaminhamento metodológico: Divida a turma em seis grupos. Entregue para cada um, aproximadamente, quatro revistas, com o objetivo de procurar palavras que apresentam uma vogal, duas vogais, três e quatro vogais. Depois de encontradas e recortadas, peça para que colem no caderno, devidamente datado, as palavras que escolheram. Feito isso, a criança terá que escrever seu nome e colar as palavras escolhidas e contar quantas consoantes e quantas vogais apresentam, por exemplo: O seu acompanhamento e intervenção são imprescindíveis para que o aprendizado deste conteúdo ocorra de forma eficaz.

Avaliação: A atividade proposta neste plano será realizada no caderno, após todos terminarem a atividade.
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
 

Nenhum comentário: