Disciplina:
Ciências
Conteúdo:
Alimentação
saudável
Ano de
ensino: 3º ano
Tema: A importância de se alimentar
bem!
Objetivo:
Conhecer os hábitos de alimentação saudável.
Material:
Lápis, borracha, folha sulfite, cartaz,
tesoura e cola.
Conhecimento
prévio: Conhecer
alguns hábitos saudáveis, assim como a importância de tê-los.
Atividade
motivacional: Perguntar aos alunos o que eles gostam de
comer e se tudo que comem são alimentos saudáveis. Pedir para que eles relatem
a importância da alimentação adequada. Professor, se você quiser, use estes links abaixo para os alunos se
conscientizarem da importância da alimentação saudável. Eles proporcionam uma
reflexão crítica a respeito do assunto.
http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4
http://www.youtube.com/watch?v=bd4-g76Fni4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Hj2CM_da2go&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=E_6Unnwj83Q&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4
http://www.youtube.com/watch?v=bd4-g76Fni4&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Hj2CM_da2go&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=E_6Unnwj83Q&feature=related
Encaminhamento
metodológico: Apresente e comente a pirâmide alimentar, relatando a importância de nos
alimentarmos bem. Após a explicação da pirâmide, comentar que é necessário nos alimentarmos bem
para uma vida saudável. Tudo o que comemos tem relação direta com nossa saúde. Os alunos deverão produzir cartazes na ferramenta Word, com a finalidade de
alertar as pessoas sobre a importância de uma alimentação saudável. É necessário orientar na adequação do tamanho da letra nessa ferramenta,
lembrando os alunos que os cartazes devem ser visíveis. Auxiliar no processo de
escolha de imagens, margens, cores, entre outras possibilidades.
Avaliação: Fazer uma entrevista com alguns profissionais da escola, perguntando a eles
quais são os hábitos saudáveis e relatar como é sua alimentação. Peça que os alunos formulem as perguntas em duplas e auxilie para que estas
perguntas fiquem claras e objetivas.
Criado
por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário