quinta-feira, 5 de maio de 2011

PLANO DE AULA MATEMÁTICA

Disciplina: Matemática

Conteúdo: Sequência

Ano de ensino: 2ª ano

Tema: O que vem depois?

Objetivo: Utilizar a ordem para a realização correta de sequências.

Material: Caderno, lápis e borracha.

Conhecimento prévio:  A turma precisa saber as noções básicas de sequência.

Atividade motivacional:  Converse com os alunos a respeito do que é para eles SEQUÊNCIA! O que vem na cabeça quando ouvem essa palavra? Organize a turma e leve-os para a sala de multimídia, local em que possa mostrar um trecho de Concurso de beleza da Turma da Mônica, disponível no site Youtube. Segue link: http://www.youtube.com/watch?v=M9oXaZ3STvA
Questione-os sobre a sequência de fatos no filme e outros exemplos que possam citar sobre o conteúdo – sequência.

Encaminhamento metodológico:  Depois da atividade na sala de multimídia, a turma deve voltar para a sala de aula, se organizar em grupos de três, quando receberão diversos objetos, como: formas geométricas, lápis de cor, palitos de sorvete, novelo de fio, tampa de refrigerante PET, giz de cera, e outros mais. Nesse momento, peça a atenção dos alunos para a explicação. Desenhe um exemplo de sequência para que eles lembrem como se faz. Quando a atividade se iniciar, os grupos terão que criar sequências com os objetos, num determinado tempo, por exemplo: três minutos. Os trabalhos devem estar em cima da carteira de um dos componentes, para exposição aos demais colegas da turma.

Avaliação: Entregue uma atividade para cada criança resolver individualmente. 

Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França. Janeiro/2010

Nenhum comentário:

ESTREITANDO OS LAÇOS ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO Temática: Escola em Família      Introdução: A parceria entre escola e família sustenta um mei...