Disciplina: Matemática
Conteúdo: Sequência
Ano de ensino: 2ª ano
Tema: O que vem depois?
Objetivo:
Utilizar
a ordem para a realização correta de sequências.
Material:
Caderno,
lápis e borracha.
Conhecimento
prévio: A turma precisa saber as noções básicas de
sequência.
Atividade
motivacional: Converse com os alunos a respeito do que é para eles SEQUÊNCIA! O que vem na
cabeça quando ouvem essa palavra? Organize a turma e leve-os para a sala de multimídia,
local em que possa mostrar um trecho de Concurso de beleza da Turma da Mônica,
disponível no site Youtube. Segue link:
http://www.youtube.com/watch?v=M9oXaZ3STvA
Questione-os sobre a sequência de fatos no filme e outros exemplos que possam citar sobre o conteúdo – sequência.
Questione-os sobre a sequência de fatos no filme e outros exemplos que possam citar sobre o conteúdo – sequência.
Encaminhamento
metodológico: Depois da atividade na sala de multimídia, a
turma deve voltar para a sala de aula, se organizar em grupos de três, quando
receberão diversos objetos, como: formas geométricas, lápis de cor, palitos de
sorvete, novelo de fio, tampa de refrigerante PET, giz de cera, e outros mais.
Nesse momento, peça a atenção dos alunos para a explicação. Desenhe um exemplo
de sequência para que eles lembrem como se faz. Quando a atividade se iniciar,
os grupos terão que criar sequências com os objetos, num determinado tempo, por
exemplo: três minutos. Os trabalhos devem estar em cima da carteira de um dos
componentes, para exposição aos demais colegas da turma.
Avaliação: Entregue uma atividade para cada criança resolver individualmente.
Avaliação: Entregue uma atividade para cada criança resolver individualmente.
Criado por Ana Paula Lohn e Fernanda França.
Janeiro/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário